O que é reserva legal?

Perguntado por: Fabiana Cátia Amaral de Henriques  |  Última atualização: 2. November 2021
Pontuação: 4.8/5 (7 avaliações)

Reserva Legal, no Brasil, é um tipo de instrumento de proteção de espaços naturais previsto na Lei de Proteção da Vegetação Nativa.

Qual o conceito de Reserva Legal?

A reserva legal é a área do imóvel rural que deve ser coberta por vegetação natural e que pode ser explorada com o manejo florestal sustentável. Ela varia de acordo com o bioma em que está a propriedade.

O que é Reserva Legal e para qual sua função?

A Reserva Legal, que junto com as Áreas de Preservação Permanente tem o objetivo de garantir a preservação da biodiversidade local, é um avanço legal na tentativa de conter o desmatamento e a pressão da agropecuária sobre as áreas de florestas e vegetação nativa.

Qual a diferença de Reserva Legal e APP?

A reserva legal é a área da propriedade que deve ter um percentual mínimo, definido em lei, de vegetação nativa, de modo a auxiliar a conservação e a reabilitação dos processos ecológicos. A APP, por sua vez, refere-se à área a ser preservada no entorno de recursos hídricos.

É obrigatório Reserva Legal?

A Reserva Legal é obrigatória para todas as propriedades rurais, independente do seu tamanho e nas porcentagens de área conforme o Art. ... Para poder ter este benefício, o proprietário primeiro deverá declarar toda a vegetação nativa fora de APP como reserva legal e o que faltar poderá ser complementado pelas APPs.

Entenda a Reserva Legal e o porquê você precisa saber disso | Lei Federal 12.651/2012

44 questões relacionadas encontradas

É necessário o registro de Reserva Legal no Registro de Imóveis?

Reserva legal consolidada antes do Código Florestal de 2012 deve ter registro no cartório de imóveis. ... Por sua vez, o Tribunal de Justiça de São Paulo deu parcial provimento à apelação das proprietárias para autorizar a regularização da reserva legal conforme as disposições do artigo 66 da Lei 12.651/2012.

Como deve ser registrada a Reserva Legal?

A área de Reserva Legal deverá ser registrada no órgão ambiental competente por meio de inscrição no CAR, sendo vedada a alteração de sua destinação nos casos de transmissão a qualquer título ou de desmembramento, com as exceções previstas nesta Lei (até então sempre foi necessária a averbação no Cartório de Registro ...

O que é Área de Preservação Permanente e Reserva Legal?

As Áreas de Preservação Permanente e de Reserva Legal são duas figuras jurídicas distintas, criadas pelo Direito Ambiental, ambas limitadoras da exploração plena da propriedade rural, em sua atividade extrativa ou agropastoril.

Qual são as diferenças entre área de preservação permanente APP e Reserva Legal?

Muito se engana quem acredita que área de preservação permanente (APP) e reserva legal significam a mesma coisa. A diferença existente entre elas é o que estabelece os limites dos produtores rurais no uso de terra, observando e seguindo as normas de sustentabilidade.

Quantos de Reserva Legal e APP?

Atualmente, o código prevê essa inclusão quando a soma de APPs e reserva legal exceder 80% do imóvel na Amazônia e 50% no restante do país. Na pequena propriedade, o referencial aplicado hoje é de 25%.

Quando a APP pode ser Reserva Legal?

Porém, conforme estabelece o Código Florestal, desde que se atenda certos requisitos, o proprietário ou possuidor de um terreno poderá sim utilizar de APP, que se encontra em seu imóvel, como Reserva Legal.

O que é APP e ARL?

Para a efetivação das áreas de preservação permanente (APPs) e de reserva legal (ARL) nas propriedades rurais, dando cumprimento à legislação, é de extrema importância que elas sejam quantificadas, determinando-se o porcentual que ocupam nas propriedades e o que representam essas áreas na atividade econômica dos ...

Qual a importância da Reserva Legal?

A Reserva Legal, por ser uma área com vegetação nativa, com diversidade biológica maior do que monocultivos, abriga espécies que ajudam a combater pragas agrícolas, bem como que servem como polinizadores. Áreas com baixa aptidão agrícola, se exploradas, podem levar à degradação ambiental.

Qual a diferença entre área verde e APP?

A diferença entre Área de Preservação Permanente e Reserva Legal pode ser definida da seguinte forma: APPs são áreas intocáveis, onde só é possível o manejo humano se for para fins de preservação, reflorestamento, estudos e levantamento dos recursos naturais e das espécies nativas.

Qual a importância da Reserva Legal e da área de preservação permanente?

Por exigência legal, as propriedades rurais devem conservar a vegetação de ocorrência natural nas áreas definidas como de preservação permanente (APP) e de reserva legal (RL). As APPs são aquelas áreas impróprias para o cultivo ou criação por serem muito declivosas ou por servirem como área protetora de corpos de água.

Qual a diferença entre APA e APP?

Em geral, a APA compõe uma área extensa, com um certo grau de ocupação humana e pode ser estabelecida em áreas de domínio público e privado, não sendo necessária a desapropriação das terras. ... Diferentemente das APAs, as APPs são áreas intocáveis, onde não é permitido construir, cultivar ou explorar economicamente.

O que é uma área de preservação permanente?

De acordo com o Código Florestal (Lei nº 4.771/65), são consideradas áreas de preservação permanente (APP) aquelas protegidas nos termos da lei, cobertas ou não por vegetação nativa, com as funções ambientais de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade e o fluxo gênico de ...

Como se procede à regularização de uma área de reserva legal?

A área de Reserva Legal deverá ser registrada no órgão ambiental competente por meio de inscrição no CAR de que trata o art. 29, sendo vedada a alteração de sua destinação, nos casos de transmissão, a qualquer título, ou de desmembramento, com as exceções previstas nesta Lei.

Quais as regras obrigatoriedade para implantação de APP e reserva legal?

A respeito da possibilidade de intervenção em APP, o artigo 8º da lei em questão determina que “A intervenção ou a supressão de vegetação nativa em Área de Preservação Permanente somente ocorrerá nas hipóteses de utilidade pública, de interesse social ou de baixo impacto ambiental previstas nesta Lei”.

É permitida a exploração econômica na reserva legal?

É permitida a exploração econômica na Reserva Legal? SIM. A Lei 12.651/2012 prevê a possibilidade de seu manejo sustentável nas seguintes situações e oportunidades: I - É livre a coleta de produtos florestais não madeireiros, tais como frutos, cipós, folhas e sementes, devendo-se observar: 1.

Como é feita a averbação da reserva legal?

A área de Reserva Legal deverá ser registrada no órgão ambiental competente por meio de inscrição no CAR de que trata o art. 29, sendo vedada a alteração de sua destinação, nos casos de transmissão, a qualquer título, ou de desmembramento, com as exceções previstas nesta Lei.

Onde averbar reserva legal?

Interessante notar que, a reserva legal deverá ser averbada no Serviço de Registro de Imóveis para conhecimento de terceiros, a sua não-averbação, no entanto, não exonera o proprietário da obrigação de respeitá-la, pois ela não se constitui pela averbação.

Quando é exigido o Car?

CAR será obrigatório a partir de 01/01/2019

O Cadastro poderá ser exigido em transações comerciais e bancárias, como o acesso ao crédito rural e seguro agrícola.

Qual a importância ambiental e econômica da reserva legal?

Além disso, a manutenção e averbação da reserva legal trazem vários benefícios ambientais e econômicos à propriedade, como: conservação do solo, dos corpos hídricos e da biodiversidade; provimento de inimigos naturais para o controle de pragas e doenças, em função de sua alta diversidade de plantas, animais e ...

Qual a importância ambiental da reserva legal e das APPs?

Além de preservar os recursos hídricos, garantem as especialistas, as matas preservadas nas APPs funcionam também como corredores para os animais e plantas, interligando os diversos fragmentos de vegetação natural.

Artigo anterior
O que é cadeia epidemiológica?
Artigo seguinte
Como conservar alimentos por mais tempo?