Quando apresentar defesa prévia de multa de trânsito?

Perguntado por: Bárbara Bianca Pereira  |  Última atualização: 23. Juli 2024
Pontuação: 4.7/5 (72 avaliações)

Prazo. O prazo para apresentação de defesa prévia vem especificado na notificação. Para as autuações ocorridas antes de 12/04/2021 o prazo não será inferior a 15 dias, contados da data da notificação da autuação ou publicação por edital.

Quando fazer defesa prévia?

A Defesa da Autuação para as infrações de trânsito, quando é interposta a chamada Defesa Prévia, pode ser apresentada à Autoridade de Trânsito Municipal até 30 (trinta) dias contados do recebimento da Notificação de Autuação.

O que acontece se não apresentar defesa de multa?

Recurso Jari: Não havendo apresentação de Defesa da Autuação ou caso a defesa seja indeferida, a Autoridade de Trânsito expedirá a notificação da penalidade de multa indicando o prazo para o cidadão interpor Recurso na Junta Administrativa de Recursos e Infrações (Jari);

Como interpor defesa prévia perante o Detran?

Você deve preencher o Formulário de Defesa da Autuação (Defesa Prévia) disponibilizado pelo DNIT e juntar a documentação solicitada. Web : Portal de Multas de Trânsito do DNIT. Formulário de Defesa datado e assinado.

Qual lei para apresentação de defesa prévia?

DER/SP: Defesa Prévia. Artigo 9º da resolução CONTRAN 918/2022.

Como recorrer de uma multa de trânsito? Passo a passo definitivo para você!

39 questões relacionadas encontradas

O que pode ser alegado em defesa prévia?

Na defesa prévia, a defesa poderá arguir preliminares e invocar todas as razões de defesa, oferecer documentos e justificações, especificar as provas que pretende produzir e, até o número de 5 (cinco), arrolar testemunhas.

Como contar o prazo para defesa prévia?

“O dia do começo inclui-se do cômputo do prazo. Contam-se os dias, os meses e os anos pelo calendário comum”. Esta contagem é usada para o direito material penal (prescrição, decadência, etc).

Como pedir o cancelamento de uma multa?

A solicitação deve ser entregue no órgão de trânsito responsável. E deve estar anexado com o histórico do prontuário do condutor, que contemple, no mínimo, doze meses anteriores a infração. Esse documento pode ser retirado no Detran de cada estado.

O que escrever na defesa prévia multa de trânsito?

Seus dados básicos – como nome, endereço, identidade e nacionalidade. Além disso, é muito importante usar bons argumentos, e justamente utilizar o artigo do código de trânsito brasileiro e a lei dele que te favorece. Os dados do seu veículo, como Renavam e placa, também devem estar na Defesa.

Quais os melhores argumentos para recorrer de Multas?

Acompanhe, a seguir, 03 bons argumentos que podem te ajudar:
  • Argumento 1: Apontar erros na Notificação de Autuação.
  • Argumento 2: Alegar que a via não estava sinalizada corretamente.
  • Argumento 3: Alegar que o radar não tem o selo de aprovação do INMETRO.

Quem julga a defesa prévia de trânsito?

285 do Código de Trânsito, deve ser julgada pela Junta Administrativa de Recursos de Infração (JARI) do órgão responsável pela aplicação da penalidade. Já a 2ª instância deverá ser julgado por órgãos diferentes, conforme determina o art. 289 do CTB.

Como recorrer a uma multa injusta?

Recurso em 2ª instância

A última instância administrativa possível para constatar uma multa é recorrer ao Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), o órgão de trânsito com a maior autoridade do estado. Como o objetivo da 2ª instância é contestar o julgamento da JARI, é preciso fazer o recurso em 1ª instância.

Onde devo apresentar defesa de multa?

ONDE APRESENTAR?
  1. Portal de Multas de Trânsito do DNIT: para apresentar recurso de infração pelo portal de multas clique aqui.
  2. Via Correios: para o endereço: Setor de Autarquias Norte, Quadra 03, Bloco A - Edifício Núcleo dos Transportes - Coordenação de Multas de Trânsito - CEP: 70.040-902 / Brasília-DF.

O que acontece depois de uma defesa prévia?

Então, caso haja apresentação de defesa prévia, no prazo máximo de 360 dias o órgão de trânsito competente deve julgar a defesa e expedir a notificação de penalidade, que, geralmente, é o boleto para pagar a multa.

Quanto tempo o Detran tem para julgar defesa prévia de multa?

Conforme emendaaprovada, os Detrans terão prazo de 180 dias para analisar a defesa prévia apresentada pelo motorista. Se esse prazo for descumprido, poderá ocorrer o cancelamento imediato da autuação. O projeto original estabelece prazo de 60 dias para essa análise.

Como saber se minha defesa de autuação foi aceita?

Caso tenha sido o Detran, basta acessar o site do seu estado.
  1. Acesse o site do órgão de trânsito responsável pela aplicação da multa;
  2. Procure pela por “consulta de multas”;
  3. Informe a placa do veículo e Renavam;
  4. Clique em “Consulta”;
  5. Verifique se há alguma informação sobre o cancelamento da multa.

Qual a diferença entre defesa de autuação e recurso de multa?

A Defesa da Autuação é uma Defesa prévia e é analisada pela Autoridade de Trânsito. O Recurso só pode ser realizado após a emissão da notificação de Penalidade e é analisado pelas Juntas Administrativas de Recursos de Infrações (JARIs) - 1ª instância.

Como fazer uma boa defesa prévia?

Dicas práticas para elaborar a defesa prévia
  1. Formatação da petição. Antes de abordar o conteúdo da petição em si, é preciso falar um pouco sobre a formatação da petição.
  2. Seja direto. ...
  3. Padronize a formatação. ...
  4. Divida em tópicos. ...
  5. Evite muito destaque. ...
  6. O que escrever. ...
  7. Defesa prévia genérica? ...
  8. Revogação da prisão.

Como fazer uma defesa de multa exemplo?

Eu,_______________ RG _____________, CPF ____________, CNII ___________, residente à rua__________, na cidade de_____, venho baseado na Lei n0 9.503 de 23/09/97, interpor recurso contra aplicação de penalidade por suposta infração de trânsito, conforme notificação em anexo (que deve estar grampeado ao documento).

Quando uma multa pode ser cancelada?

Portanto, as multas podem ser canceladas se vierem com erros formais em seus dados como o local, a data e o horário, falta ou incorreto enquadramento da infração cometida, que não esteja contendo o modelo do veículo ou que ele ainda esteja diferente do auto de infração.

Sou obrigado a pagar multa por cancelamento?

A pessoa consumidora tem direito a rescindir o contrato sem pagar multa, mesmo estando dentro do período de fidelidade, quando: Cancelamento devido à má qualidade na prestação do serviço. Não tiver conhecimento prévio da condição de fidelidade e multa imposta.

Tem como diminuir o valor de uma multa?

Para obter à redução deste percentual, o proprietário ou condutor deverá reconhecer o cometimento da infração de trânsito e não apresentar defesa prévia ou recurso. Todavia, poderá ter a redução do valor em 20% se apresentar defesa/recurso e quitar o valor da multa até a data de vencimento.

Qual o prazo para julgamento de multa de trânsito?

Quanto tempo leva para que o resultado do meu recurso saia? R: O §6º do artigo 285 do CTB, dispõe que o recurso interposto na JARI, deverá ser julgado no prazo máximo de 24 meses, contados da data do seu recebimento.

Como funciona a defesa de uma multa?

A defesa da autuação (ou defesa prévia) consiste na indicação de erros ou inconsistências verificados na Notificação de Autuação de Infração de Trânsito ou no Auto de Infração de Trânsito (AIT). A defesa da autuação visa ao arquivamento do Auto de Infração de Trânsito antes que seja aplicada uma penalidade.

Quais são os documentos necessários para recorrer de uma multa?

Documentos necessários
  • Carteira de Identidade. ...
  • CNH - Carteira Nacional de Habilitação. ...
  • Comprovante de Residência. ...
  • CPF - Cadastro de Pessoa Física. ...
  • CRLV - Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo. ...
  • Notificação da Autuação de Infração de Trânsito. ...
  • Recurso de Infração de Trânsito preenchido e assinado.

Artigo anterior
Quem nasce na Patagônia E o quê?
Artigo seguinte
O que cai no curso de vigilante?