Qual é o objetivo da pasteurização?

Perguntado por: Lourenço Gaspar de Matos  |  Última atualização: 2. April 2025
Pontuação: 4.6/5 (30 avaliações)

A pasteurização é o tratamento térmico de um produto para matar bactérias patogênicas e reduzir a atividade enzimática. O objetivo é tornar o produto seguro para consumo e aumentar seu prazo de validade.

Qual o objetivo da pasteurização?

Nos alimentos com baixa acidez, ou seja, com pH superior a 4,5, como o leite, a pasteurização tem como objetivo destruir os microrganismos patogênicos não-esporulados e reduzir significativamente o conteúdo microbiano normal dos alimentos.

Quais são os três tipos de pasteurização?

Por último, ressalta que a pasteurização do leite pode ser de três tipos: lenta, rápida e muito rápida.

Quais são os produtos que são pasteurizados?

Produtos que são comumente pasteurizados
  • Cerveja.
  • Comida enlatada.
  • Lacticínios.
  • Ovos.
  • Leite.
  • Sucos.
  • Bebidas de baixo teor alcoólico.
  • Xaropes.

Para que serve a pasteurização do leite?

O leite, por exemplo, é pasteurizado a 75ºC por 15 segundos. Esse processo mata a maior parte dos micro-organismos patogênicos causadores de doenças e conserva os lactobacilos benéficos para a saúde. A grande vantagem desse processo é que a pasteurização não altera significativamente o valor nutricional do leite.

O que é a pasteurização?

45 questões relacionadas encontradas

Quais as vantagens da pasteurização?

A pasteurização não é usada apenas na matéria-prima recebida, mas também no produto final. Porém, é mais comumente usada nos alimentos in natura. Com o objetivo de reduzir as bactérias, oferece maior segurança ao processo e ao produto, além de evitar doenças e prolongar seu shelf life.

Quais os benefícios do leite pasteurizado?

Este processo é fundamental para eliminar micro-organismos causadores de doenças, e a vantagem é que ele mantém as bactérias boas, desta forma o leite pasteurizado é seguro e saudável para o consumo humano, não utilizando conservantes que por sua vez são prejudiciais à saúde humana.

Qual a diferença do leite pasteurizado e o normal?

Na pasteurização, o leite é aquecido e depois refrigerado para eliminar bactérias, vírus, fungos e parasitas, que podem causar doenças. Nesse processo, o leite ainda mantém uma quantidade de microrganismos vivos, o que faz com que seu prazo de validade seja, em média, de 3 a 5 dias.

Que tipo de alimentos precisam passar pela pasteurização?

Alimentos que podem ser pasteurizados: leite, creme de leite, manteiga, frutas, sorvetes, embutidos, compotas, cerveja, ovos e líquidos enlatados.

Quais microrganismos a pasteurização elimina?

Para o leite, os binômios tempo/temperatura aplicados hoje são eficientes para garantir que os patógenos não esporulados mais termorresitentes como Mycobacterium tuberculosis, Listeria monocytogenes e a riquétsia Coxiella burnetti, sejam eliminados do produto pasteurizado.

Quais são as desvantagens da pasteurização?

Este processo possui também algumas desvantagens, mas que são superadas pelos benefícios, como: redução e até eliminação de bactérias lácticas benéficas para o organismo, modificação do sabor do leite, desnaturação da proteína do leite, dificultando, por exemplo, produção de alguns queijos.

Qual a desvantagem do leite pasteurizado?

Tanto a pasteurização quanto o método UHT causam perdas de alguns nutrientes no leite, porém, devido à alta temperatura utilizada para o processamento do leite longa vida é ocasionado uma perda nutricional maior, tais como cálcio disponível e algumas vitaminas, assim como as bactérias boas (lactobacilos).

Qual a temperatura da pasteurização?

pasteurização rápida: a temperatura utilizada varia de 72° a 75˚C durante 15 a 20 segundos. Esta temperatura é suficiente para matar a maior parte dos microrganismos, mas não desnatura as proteínas do leite, que mantém o seu sabor e características fundamentalmente inalteradas.

O que é um produto pasteurizado?

A pasteurização é um processo no qual o alimento é aquecido a uma determinada temperatura, durante um determinado período de tempo e, logo em seguida, resfriado a uma temperatura muito inferior à anterior. Com o aquecimento e o resfriamento, os micro-organismos presentes no alimento são eliminados.

O que é pasteurização e quais os tipos?

A pasteurização é uma técnica de esterilização parcial dos alimentos, nomeadamente de bebidas (especialmente do leite), conseguida pela eliminação ou acentuada diminuição do número de microrganismos (bactérias) sob ação do calor, de modo a alterar-se o menos possível a estrutura física do produto e as suas propriedades ...

Quais são os dois tipos de pasteurização?

Existem dois tipos principais: a pasteurização lenta ou batelada, e a pasteurização rápida ou contínua. Na pasteurização lenta, o alimento é aquecido em um tanque fechado, sendo agitado constantemente para garantir uma distribuição uniforme do calor.

Como se faz o processo de pasteurização?

Esse processo consiste em submeter o produto a temperaturas entre 60 e 90ºC durante alguns minutos várias vezes, intercalados com períodos de resfriamento. Por fim, o alimento é aquecido e em sequência refrigerado por 24 horas, para então ser aquecido de novo.

Como se faz uma pasteurização?

A pasteurização caseira consiste em aquecer o leite a uma temperatura entre 61 a 630C, durante 30 minutos e resfriá-lo rapidamente. A pasteurização do leite em casa requer todo o vasilhame bem lavado, com água morna ou fria, com detergente ou sabão, e depois escaldar em água fervendo.

Quanto tempo dura leite não pasteurizado?

O leite dura, no máximo, uma semana, pois ali continuam a se desenvolver algumas bactérias chamadas psicrotróficas, que são aquelas capazes de crescer lentamente mesmo em ambiente refrigerado.

Quanto tempo dura o leite pasteurizado?

Normalmente o leite pasteurizado apresenta um prazo de validade fornecido pelo fabricante de 4 a 7 dias, pois fica a critério da empresa estabelecer um prazo limite da validade de seu produto, uma vez que cada indústria (é responsável pela qualidade do mesmo).

Como saber se o leite foi pasteurizado?

A classificação com as letras A, B e C é utilizada apenas para o segundo tipo de leite, o pasteurizado. Ela tem relação com o tipo de ordenha e concentração de microrganismos que ele pode conter em sua composição.

Qual é o tipo de leite mais saudável?

Quando se analisa os diferentes tipos de leite de vaca, o menos gorduroso e, consequentemente, mais saudável é o desnatado. Entretanto, pessoas saudáveis podem, sim, incluir o leite integral no dia a dia, sem prejuízos. Isso para dizer que essa versão não faz necessariamente mal.

Precisa esquentar leite pasteurizado?

O leite pasteurizado ou UHT, seja ele de caixinha, garrafa ou saquinho não deve ser fervido antes do consumo. Todo leite vendido em estabelecimentos comerciais já foi submetido a algum tipo de tratamento térmico para eliminação de microrganismos patogênicos.

Qual o leite mais puro?

O leite tipo A é mais puro, estando mais próximo do leite de fazenda, igualando seu aroma e sabor. Isso aumenta seu custo, porém sua composição genuína e com altos padrões de qualidade fazem do leite tipo A um ótimo e saudável produto alimentício.

Porque o leite pasteurizado e melhor?

A pasteurização tem por objetivo eliminar os microrganismos patogênicos do leite, consequentemente, resulta na redução da carga microbiana total. Porém, a eficiência deste processo depende da carga microbiana inicial, visto que este tratamento elimina em torno de 99% dos microrganismos.

Artigo anterior
Qual o melhor horário para tentar engravidar?
Artigo seguinte
O que é permutação qual a sua importância?