Quando a prolactina é considerada baixa?

Perguntado por: Viviane Ferreira de Simões  |  Última atualização: 19. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (44 avaliações)

A prolactina é considerada baixa quando os seus valores são menores que 2,8 ng/mL em mulheres não grávidas e que não amamentam ou com valores menores que 9,7 ng/mL em mulheres grávidas.

Qual o nível normal de prolactina?

Quanto aos valores de referência da prolactina, destacamos que o normal é de até 29 ng/mL (nanogramas por mililitro) no sangue.

Como repor prolactina?

Experimente a metoclopramida para aumentar o fornecimento de leite, se aprovada pelo médico. A metoclopramida (Plasil) aumenta os níveis de prolactina indiretamente. É preciso de prescrição médica para obtê-la, por isso, marque uma consulta com seu médico para discutir se esse medicamento é seguro para você.

Como saber se a prolactina está alta ou baixa?

Sintomas de prolactina alta
  1. Diminuição da libido;
  2. Alteração no ciclo menstrual, em que a mulher pode ter menstruação irregular ou ausente;
  3. Disfunção erétil;
  4. Infertilidade;
  5. Osteoporose;
  6. Aumento das mamas nos homens;
  7. Diminuição do nível de testosterona e da produção de espermatozoides.

Qual o nível ideal de prolactina para engravidar?

Dessa forma, vale lembrar aos casais que possuem o desejo de ter um filho que iniciem o tratamento com antecedência. Alguns até conseguem engravidar com níveis de prolactina entre 50 a 60 ng/mL.

Prolactina: sintomas da taxa alta e baixa

15 questões relacionadas encontradas

Quando a prolactina causa infertilidade?

A disfunção da prolactina é responsável por quase 20% dos casos de infertilidade feminina. Isso acontece porque a prolactina alta promove alterações na produção dos hormônios FSH e LH, responsáveis pela ovulação, causando ausência de ovulação e alteração dos ciclos menstruais.

Como baixar a prolactina para engravidar?

Normalmente, o tratamento mais comum para baixar os níveis de prolactina são medicamentos como a cabergolina. É importante lembrar que nunca se deve usar medicamentos sem prescrição médica.

Como saber se a prolactina está alta?

Quais os sinais e sintomas da produção elevada de prolactina?
  • Falta de libido;
  • Menstruação irregular (oligomenorréia);
  • Ausência da menstruação (amenorreia);
  • Produção de leite sem gestação (galactorreia);
  • Disfunção erétil;
  • Osteoporose;
  • Tumor da hipófise.

O que pode acontecer se a prolactina estiver alta?

A alta produção de prolactina no organismo (hiperprolactinemia) será responsável por inibir a secreção de gonadotrofinas, podendo levar ao hipogonadismo, tanto em homens, quanto em mulheres. Nesse caso, isso acontecerá em decorrência dos baixos níveis de LH e FSH.

O que estimula a produção de prolactina?

Dentre os principais, estão a concentração de estrogênio, progesterona, glicocorticóides, insulina, hormônios tireoidianos. O estriol é o principal estimulante na secreção de prolactina, e seus níveis estão muito maiores na gestação, justificando a hiperprolactinemia fisiológica que ocorre neste período.

Qual o valor do exame de prolactina?

Prolactina - R$20,00 - Labi Exames.

Quem tem prolactina alta pode engordar?

Prolactina alta

O quadro é motivado por um pequeno tumor benigno na hipófise – a glândula que produz o hormônio. Além do ganho de peso, outros sintomas podem ser observados, como a cefaleia e a produção de leite sem que haja amamentação.

Qual remédio tomar para baixar a prolactina?

O Laboratório Cristália lança o medicamento CabeRedux (cabergolina 0,5mg), indicado especificamente para reduzir os níveis do hormônio prolactina e regularizar o ciclo menstrual.

Qual o remédio para diminuir a prolactina?

Cabertrix® (cabergolina) inibe a produção de prolactina de maneira potente e prolongada. Cabertrix® é uma medicação agonista (que tem a mesma ação) da dopamina, que age na hipófise impedindo que haja produção da prolactina.

Como tratar o aumento da prolactina?

O tratamento utiliza agonistas dopaminérgicos, sendo disponíveis em nosso país a cabergolina e a bromocriptina. A droga de escolha é a cabergolina, com forte efeito inibitório sobre a secreção de prolactina e menos efeitos colaterais, além de ter duração prolongada permitindo doses uma a duas vezes por semana (1, 10).

Quanto tempo dura a prolactina?

A produção desse hormônio passa por um aumento desde o período em que a mulher engravida. Essa produção dura todo o tempo de amamentação e vai até o puerpério, que é a fase em que a mulher se recupera após as mudanças da gestação.

O que o exame de prolactina detecta?

O exame de prolactina tem como objetivo verificar os níveis de prolactina no sangue, sendo principalmente indicado quando a pessoa apresenta sinais e sintomas indicativos de prolactina baixa ou alta, como alteração no ciclo menstrual, diminuição da libido e disfunção erétil, no caso dos homens.

Quantas horas de jejum para fazer o exame de sangue prolactina?

- O paciente não poderá realizar esforço físico antes do exame; - Não poderá ter relações sexuais nas 24 horas anteriores ao exame; - Ao ser chamado para coleta o paciente de- verá permanecer imóvel durante 30 minutos antes da coleta do exame. - Jejum mínimo de 08 horas.

Quando pedir prolactina?

Níveis de prolactina podem ser solicitados quando um paciente apresenta sintomas de um prolactinoma, como: dores de cabeça inexplicadas, deficiência visual e/ou galactorreia.

O que comer para ter mais hormônios femininos?

  • Soja. Os grãos carregam isoflavona, molécula que, no organismo, têm ação semelhante à do estrogênio, hormônio abundante nas mulheres e que também é fabricado em menor quantidade pelos homens. ...
  • Brócolis e outros crucíferos. ...
  • Grão de bico. ...
  • Castanha-do-pará ...
  • Cereais integrais. ...
  • Carnes magras.

É verdade que Canjica aumenta o leite materno?

De acordo com Helena Hachul, médica ginecologista e endocrinologista, não passa de crendice. "Não há comprovação científica por meio de estudos que comprovem a eficácia. É um mito popular, baseado no fato de que milho da canjica —o amido—, forneça calorias e, com isso, aumente o leite", informa.

Qual o alimento que faz aumentar o leite materno?

Segundo alguns estudos, a produção de leite materno parece ser estimulada pela ingestão de alguns alimentos como:
  • Alho;
  • Aveia;
  • Gengibre;
  • Feno-grego;
  • Alfafa;
  • Spirulina.

Quem está amamentando pode comer canjica?

“A canjica também não é indicada, pois contém leite de vaca e pode fazer com que o bebê tenha mais cólicas.

Artigo anterior
Qual o tipo de curva de disjuntor ideal para residência?
Artigo seguinte
Quais são as teorias do desenvolvimento e da aprendizagem?