Quando a operadora pode cobrar multa de fidelidade?

Perguntado por: Benjamim Simão Pinho  |  Última atualização: 9. April 2022
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Ocorre que, conforme entendimento jurisprudencial, é inexigível a cobrança de multa por quebra de fidelidade quando o serviço de telefonia apresentar defeito ou quando a empresa não comprovar ter dado ao consumidor informação clara e adequada sobre a cláusula que estabelece a referida multa.

Sou obrigado a pagar multa de fidelidade de operadora?

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados aprovou proposta que proíbe a cobrança de multa por quebra de fidelidade contratual junto a prestadoras de serviços de telefonia fixa ou móvel, TV e internet durante períodos de pandemia.

É legal operadora cobrar multa por cancelamento de contrato?

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados aprovou na quinta-feira (24) o Projeto de Lei 1231/20, que proíbe a cobrança de multa pela quebra de fidelidade contratual junto às prestadoras de serviços de telefonia fixa ou móvel, de TV e de internet durante reconhecido período de pandemia.

Como funciona a fidelização das operadoras?

A cláusula de fidelidade é aquela que obriga o consumidor a permanecer vinculado a um determinado plano de telefone, durante certo período e, consequentemente, implica em uma multa a ser paga caso o consumidor deseje mudar de plano ou de operadora.

Qual o prazo de fidelidade por lei?

A norma entra em vigor no Estado no prazo de 60 dias.

MULTA QUEBRA DE FIDELIDADE PLANO INTERNET

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Qual o prazo máximo de fidelidade?

De acordo com a Anatel, o prazo máximo de fidelidade é de 12 meses: Art. 57. A Prestadora pode oferecer benefícios ao Consumidor e, em contrapartida, exigir que permaneça vinculado ao Contrato de Prestação do Serviço por um prazo mínimo.

É permitido fidelidade de 24 meses?

A Quarta Turma declarou que o prazo de 24 meses estipulado pela TIM é abusivo, pois desrespeita a norma da Anatel e impõe ao consumidor vínculo por tempo excessivo, atentando contra sua liberdade de escolha.

Quanto é a multa por quebra de fidelidade?

a referida multa não pode ser superior a 10% do valor do serviço contratado, pois acima disso, o valor pode ser considerado abusivo, conforme o art. 9˚da Lei de Usura, Decreto 22626/33, que dispõe sobre os juros nos contratos; a fidelidade não poderá ser exigida ou imposta, em hipótese alguma.

Como não pagar multa de fidelidade?

Ao verificar que o serviço não está sendo oferecido com qualidade, o consumidor tem direito de cancelar a internet sem pagar multa. Mas, para isso, é preciso comprovar que o que foi contratado não está sendo cumprido. O primeiro passo, recomenda o advogado Leandro Nava, é saber como registrar as infrações.

Como não pagar multa de quebra de contrato?

Exigência de fidelização por prazo superior a 12 meses

Assim, ainda que o contrato fixe período de permanência superior a doze meses, o consumidor pessoa física poderá cancelar o serviço sem o pagamento de multa após o cumprimento do prazo máximo de fidelização determinado pela ANATEL, isto é, após doze meses.

Pode cobrar taxa de cancelamento?

Importante lembrar que o valor, também conhecido como multa rescisória, pode ser cobrado. Por isso, antes mesmo de contratar, fique atento ao valor da multa e ao tempo de fidelidade, que não pode passar de 12 meses. Caso contrário, poderá buscar seus direitos na lei do consumidor de cancelamento de serviço.

Qual o valor máximo da multa contratual?

52, § 1º, que fixa o limite máximo da multa contratual em 2%, pelo que não se pode aplicar o percentual excessivo previsto no contrato, de 10%.

Pode desistir de um contrato assinado?

Quebra de contrato de prestação de serviço

Uma das formas de se encerrar um contrato é através da quebra de contrato. Essa é uma das últimas alternativas que você deve usar para encerrar um contrato, pois a quebra de contrato é algo mais grave e pode levar até mesmo às vias judiciais.

O que diz a Anatel sobre fidelidade de planos?

Como dito anteriormente, o tempo de fidelidade não pode superar o prazo de 12 meses. Isso é previsto no art. 57 da Resolução nº 632/2014 da Anatel. Se para cancelar o plano de internet sem a incidência de multa o consumidor deve aguardar o período de 13 meses, saiba que esta cláusula estará contrária a legislação.

O que acontece se eu não pagar a multa da Claro?

“Quando o prestador do serviço descumpre as normas do contrato, o consumidor pode romper o vínculo sem o pagamento de multa, mesmo com a fidelização ainda valendo. Pouca gente sabe disso”, avisou o então diretor do DPDC, Ricardo Morishita.

Tem como cancelar plano da Claro fidelidade?

Como cancelar plano da Claro pelo Menu Interativo
  1. Ligue do seu celular para o número *1052# (a ligação é gratuita);
  2. No menu do aparelho, veja as opções de serviços Claro;
  3. Para cancelar o plano da Claro, selecione a opção 3 – Conta;
  4. Escolha a opção de cancelamento de acordo com o plano que você deseja desativar;

Como cancelar um contrato de fidelização?

Período de fidelização
  1. No mercado português, existem normalmente quatro opções para os consumidores: um contrato sem fidelização ou com fidelização a 6, 12 ou 24 meses.
  2. Para quem está fidelizado, se quiser rescindir o contrato normalmente é necessário pagar uma indemnização à operadora.

Como cancelar internet com fidelidade?

tempo de fidelidade abusivo – o tempo máximo de contrato dos serviços de telecomunicação é de 12 meses. Caso o tempo de contrato previsto pela operadora for superior a esse período, o acordo será considerado abusivo. Assim, após 12 meses o cliente tem o direito de cancelar o serviço sem pagar multas por fidelidade.

Qual o prazo para o consumidor desistir do contrato?

49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio. Parágrafo único.

Como calcular o valor da multa rescisória?

Como fazer o cálculo? Para ter como calcular a multa do FGTS, a empresa deve ter o saldo da conta do FGTS em mãos, relacionado à conta vigente neste contrato, e se aplica os 40% sobre o valor. Ou seja, multiplica o saldo da conta do FGTS por 0,4. Chegando assim, ao valor final da multa.

Como fica a quebra de contrato na pandemia?

O consumidor não pode ser penalizado pelos contratos cancelados decorrentes de caso fortuito ou força maior.

Sou obrigado a assinar contrato de fidelidade?

A Resolução autoriza a prestadora de serviços a oferecer aos seus clientes benefícios para que, em troca, permaneçam vinculados ao contrato por um prazo mínimo. Contudo, a fidelidade não poderá ser exigida, ou imposta, em hipótese alguma. A prerrogativa de aceitar ou não a oferta é do consumidor!

O que é contrato de permanência?

Contrato de Permanência é um instrumento opcional que promove um ganho mútuo às partes do Contrato de Serviço de Comunicação Multimídia, ou seja, a Prestadora e o Consumidor.

O que é permanência mínima?

O prazo de permanência mínima (fidelização) previsto nos contratos de telefonia não é ilegal, uma vez que, em contrapartida, a empresa oferece ao consumidor determinados benefícios, porém, a sua estipulação pelo período de 24 meses é abusiva pois, além de excessivo, referido prazo está em manifesto confronto com as ...

Em que situação a prestadora pode fidelizar o consumidor?

A prestadora pode oferecer benefício(s) ao consumidor em troca de uma vinculação à ela por um prazo mínimo que não poderá ultrapassar 12 meses.

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