Quando a Igreja Matriz foi tombada?

Perguntado por: Fernando Martim Marques Marques Araújo  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (44 avaliações)

A Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento foi tombada por meio do decreto estadual n. ° 19.872, de 20 de março de 1979, para ser inscrita no Livro de Tombo n. ° II — de Belas Artes — e no Livro de Tombo n. ° III — Histórico, das Obras de Arte Históricas e dos Documentos Paleográficos ou Bibliográficos.

Em que ano a Igreja Matriz de Santo Antônio foi tombada?

A igreja é tombada pelo poder público estadual (Condephaat) desde 1970, em virtude de sua importância histórica, artística e arquitetônica.

O que é uma igreja tombada?

O tombamento é o ato de reconhecimento do valor histórico, artístico ou cultural de um bem, transformando-o em patrimônio oficial público e instituindo um regime jurídico especial de propriedade, levando em conta sua função social e preservando a cédula de identidade de uma comunidade, e assim, garantir o respeito à ...

Em que ano a Igreja Matriz de Santo Antônio foi tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio histórico Artístico e cultural de Minas Gerais?

O tombamento estadual da Igreja Matriz de Santo Antônio foi homologado em 1998 e foi inscrito no Livro do Tombo de Belas Artes, no Livro do Tombo Histórico, das obras de Artes Históricas e dos Documentos Paleográficos ou Bibliográficos e no Livro do Tombo de Artes Aplicadas.

Porque foi tombada?

O tombamento é um ato administrativo realizado pelo Poder Público com o objetivo de preservar, por intermédio da aplicação de legislação específica, bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e também de valor afetivo para a população, impedindo que venham a ser destruídos ou descaracterizados.

A IGREJA MATRIZ: UM PATRIMÔNIO GUARATIBANO

42 questões relacionadas encontradas

O que significa dizer tombado?

O tombamento é um ato administrativo realizado pelo Poder Público com o objetivo de preservar, por intermédio da aplicação de legislação específica, bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e também de valor afetivo para a população, impedindo que venham a ser destruídos ou descaracterizados.

O que pode ser tombado?

2 - O que pode ser tombado? O tombamento pode ser aplicado a bens móveis e imóveis de interesse cultural ou ambiental, quais sejam: fotografias, livros, mobiliários, utensílios, obras de arte, edifícios, ruas, praças, cidades, regiões, florestas, cascatas, etc.

Em que ano foi construída a Igreja Matriz de Santo Antônio?

O lançamento da primeira pedra fundamental da nova Igreja Matriz de Santo Antônio se deu em 1º de dezembro de 1940. Foi obra iniciada pelo Pe. Victor. A construção da atual igreja com três grandes torres foi iniciada em 1946 e concluída em 1958.

Qual a igreja mais rica em ouro no Brasil?

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar - Ouro Preto

É uma das mais conhecidas do Brasil e, como foi construída durante o Ciclo de Ouro, está entre as igrejas com a maior quantidade de ouro do país - são mais de 400kg do valioso metal.

Quantas igrejas históricas têm em Ouro Preto?

Há cinco em Ouro Preto.

Como saber se um bem é tombado?

Consultar Banco de Dados de Bens Culturais Tombados
  1. Efetuar cadastro na plataforma Brasil Cidadão. O cidadão interessado no serviço deve possuir uma conta de acesso cadastrada na Plataforma Brasil Cidadão. ...
  2. Acessar o SICG. Para obter as informações o usuário deve acessar o Sistema Integrado de Conhecimento e Gestão (SICG).

Quais são as restrições para um bem tombado?

Restrições à reforma em bem tombado independem de sua individualização. O impedimento de destruir, demolir ou mutilar ou mesmo reparar, pintar ou restaurar bens tombados sem prévia autorização do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional se aplica a todos os bens nessa condição.

Porque as igrejas foram tombadas como patrimônio público?

A todas as igrejas e confissões religiosas se reconhece a personalidade juridica, para adquirirem bens e os administrarem, sob os limites postos pelas leis concernentes à propriedade de mãomorta, mantendo-se a cada uma o dominio de seus haveres actuaes, bem como dos seus edificios de culto.

Qual é a igreja mais antiga do Brasil?

Construída em 1535, a igreja Nossa Senhora do Rosário, localizada no sítio histórico da Prainha, em Vila Velha (ES), reabriu as portas para visitação na última terça (8). Em 2016, a igreja, considerada a mais antiga em funcionamento do Brasil, passou por uma restauração.

Qual é a igreja mais antiga da cidade de São Paulo?

A capela de São Miguel Arcanjo, também conhecida como Capela dos Índios, foi construída em 1560 pelo padre José de Anchieta, mas demolida e reconstruída em 1622.

Quantas igrejas existem em Tiradentes?

São cidades bem diferentes. O IPHAN classifica como principais, 17 igrejas e capelas em Ouro Preto. Tiradentes, menorzinha (e também mais acolhedora), tem bem menos que isso: eu contei oito.

Qual a segunda igreja com mais ouro no Brasil?

Segunda igreja com mais ouro no Brasil - Basílica de Nossa Senhora do Pilar.

Qual a igreja que tem mais ouro no mundo?

- Igreja e Convento de São Francisco.

Quem pintou o forro da Igreja Matriz de Santo Antônio *?

As duas sacristias foram decoradas com talha em estilo Rococó por Salvador de Oliveira e Romão Dias Pereira Cardoso na década de 1780, com forros e painéis pintados por Manoel Victor de Jesus, artista que deixou painéis também nos consistórios dos Passos, do Santíssimo Sacramento e do Descendimento.

Quantos anos tem a Igreja de Tiradentes?

Mas parece que a paróquia (a delimitação territorial de uma diocese) foi fundada em 1710 quando se criou a Irmandade do Santíssimo Sacramento; e a Igreja Matriz de Santo Antônio, a primeira igreja de Tiradentes, já estava quase pronta em 1732, quando faltavam apenas os assoalhos e os forros.

Quantas igrejas e capelas tem em Ouro Preto?

Trata-se da obra “OURO PRETO-IGREJAS E CAPELAS” que é o resultado de extensa pesquisa realizada em todo o município, pelo Professor Alex Bohrer e equipe, onde se constatou a existência de 131 Igrejas e Capelas, proporcionalmente um dos maiores conjuntos religiosos do mundo.

Quais são as formas de tombamento?

Atualmente, há dois tipos de tombamento possíveis: quanto à manifestação de vontade ou quanto à eficácia do ato. Quanto à manifestação da vontade, o tombamento poderá ser voluntário ou compulsório.

O que pode ser tombado pelo Iphan?

Sob a tutela do Iphan, os bens tombados se subdividem em bens móveis e imóveis, entre os quais estão conjuntos urbanos, edificações, coleções e acervos, equipamentos urbanos e de infraestrutura, paisagens, ruínas, jardins e parques históricos, terreiros e sítios arqueológicos.

Como um interessado pode solicitar tombamento de um imóvel?

É preciso preencher o requerimento padrão e trazer uma breve defesa da pertinência do tombamento solicitado. Em caso de pessoa física, além do requerimento é preciso trazer cópia do RG e CPF. Para pessoa jurídica, é preciso trazer cópia do CNPJ.

Artigo anterior
Como funciona o processo de venda de um imóvel?
Artigo seguinte
Porque o gel não fixa na unha?