Quais os tipos de regime de tributação?

Perguntado por: Vera Ramos de Pacheco  |  Última atualização: 4. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (27 avaliações)

Há três tipos de regimes de tributação que podem ser adotados pelas empresas: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.

Quais tipos de regime tributário?

No Brasil são três os tipos de regime tributário mais adotados: Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional.

Quais são os 4 regimes tributários?

O MEI é um tipo de regime tributário utilizado para microempreendedores individuais.
  1. MEI. Esse tipo de regime tributário é utilizado para microempreendedores individuais apenas. ...
  2. Simples Nacional. O modelo Simples Nacional foi instituído pela Lei Complementar 123/2006. ...
  3. Lucro real. ...
  4. Lucro Presumido.

Quais os três tipos de regime?

Eles dizem respeito ao modo direto como o governante exerce o seu poder sobre os governados, e não necessariamente ao número de governantes, como é o caso das formas de governo. Por isso, os regimes de governo podem ser divididos em democráticos, autoritários e totalitários.

Como identificar o regime de tributação?

O Regime Tributário, Regime de Apuração, ou Regime de Recolhimento pode ser consultado pelo SINTEGRA. O primeiro passo é consultar o CNPJ ou Inscrição Estadual no Portal do SINTEGRA.

Regime de Tributação: Você sabe o que é?

28 questões relacionadas encontradas

Onde vejo o regime de tributação da empresa?

O Regime Tributário, Regime de Apuração, ou Regime de Recolhimento pode ser consultado tanto no SINTEGRA quanto no Cadastro Centralizado de Contribuintes.

Como dá para ver o regime da empresa?

O primeiro passo é acessar o site oficial da Receita Federal, informar o CNPJ de sua empresa ou daquela que deseja obter informações e por fim clicar em consultar.

Quais são os tipos de regimes políticos?

Índice
  • 2.1 Democracia.
  • 2.2 Autoritarismo.
  • 2.3 Totalitarismo.

Quais os regimes de empresas?

Há três tipos de regimes de tributação que podem ser adotados pelas empresas: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.

Qual a diferença de Lucro Presumido e lucro real?

No Lucro Real a base de cálculo é o lucro efetivo obtido durante o período – calculado por meio de uma subtração de receitas e despesas. Já no Lucro Presumido esse lucro é obtido de forma presumida – com a determinação de uma porcentagem aplicada sobre o faturamento.

O que é Simples Nacional Lucro Presumido e lucro real?

O Lucro Presumido também visa o cálculo de quanto uma empresa deve pagar de IRPJ, CSLL. Porém, isso é feito de forma mais simples que no Lucro Real. O cálculo desse regime tributário tem como base uma tabela fixa de presunção para tributação para o IRPJ e para a CSLL.

O que é o Lucro Presumido e como ele funciona?

O Lucro Presumido é um regime tributário em que a empresa faz a apuração simplificada do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). A Receita Federal presume que uma determinada porcentagem do faturamento é o lucro.

Qual a diferença dos regimes tributários?

Os três principais regimes tributários são: Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido. Conforme o regime, a empresa recolhe os tributos federais, estaduais e municipais. ... Saiba quais são as diferenças entre os regimes tributários.

Qual a melhor opção de regime tributário?

Simples Nacional. Criado em 2006 para simplificar o pagamento dos impostos pagos pelas Micro e Pequenas empresas do país, o Simples Nacional apresenta como grande vantagem a possibilidade de efetuar o pagamento de tributos de forma unificada.

Qual é o melhor regime tributário para a sua empresa?

No Brasil, existem, basicamente, três tipos de regime tributário para constituir uma pessoa jurídica: o Simples Nacional, o Lucro Real e o Lucro Presumido. Você já deve ter ouvido falar que, para micro e pequenas empresas, o Simples é o melhor regime tributário.

O que é o regime tributário Simples Nacional?

O Simples Nacional é um regime compartilhado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos aplicável às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, previsto na Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006. Abrange a participação de todos os entes federados (União, Estados, Distrito Federal e Municípios).

O que é regime empresarial?

Dá-se o nome de regime empresarial, regime tributário ou mesmo de regime fiscal ao conjunto de leis que determinam e regem o conjunto de impostos que uma determinada empresa deverá pagar ao governo.

Qual o regime tributário de uma empresa SA?

Assim como as sociedades LDTA, as Sociedades Anônimas não são isentas de impostos, sendo que são obrigadas a contribuir com todos os tipos de encargos de acordo com seu segmento de atuação. Assim, a maior diferença entre elas está no valor das alíquotas.

Qual o regime de uma empresa LTDA?

1.2.

A sociedade LTDA é composta por no mínimo dois sócios. Para a constituição da empresa é necessário a celebração de um contrato social e seu registro na junta comercial do estado. O diferencial da sociedade LTDA é que a responsabilidade dos sócios é limitada ao capital da empresa.

Quais os regimes políticos no Brasil?

A Política do Brasil funciona sob o modelo de república federativa presidencialista, formada pela União, os estados, o Distrito Federal e os municípios, o exercício do poder é atribuído a órgãos distintos e independentes, submetidos a um sistema de controle para garantir o cumprimento das leis e da Constituição.

O que são regimes de governo?

Um regime de governo é, em termos gerais, o modo como um governo comporta-se no poder, podendo ser democrático, autoritário ou totalitário. Neste texto, veremos como se define, de maneira mais profunda, um regime de governo e quais os conceitos e significados que estão por trás de cada tipo ou regime de governo.

Como saber se a empresa está no lucro real ou presumido?

O primeiro passo para saber se a sua empresa está enquadrada no lucro presumido ou no lucro real, é o seu faturamento anual. Caso esse valor seja superior a R$ 78.000.000,00, ocorre o desenquadramento, e a empresa passa para o regime do lucro real.

Quais as principais diferenças entre os regimes tributários brasileiros?

As 3 principais diferenças entre Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido
  1. As condições de adoção estão entre as principais divergências. ...
  2. A complexidade de apuração dos tributos é um dos pontos distintos. ...
  3. O valor pago também é uma das diferenças entre Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido.

Qual é a diferença entre regime cumulativo e não cumulativo?

Imposto cumulativo se refere ao lucro presumido, enquanto o não-cumulativo refere-se ao lucro real. Além disso, perceba que a tributação do PIS e Cofins muda conforme o regime tributário da empresa. Se está no lucro presumido, eles são cumulativos; se está no lucro real, eles são não-cumulativos.

Artigo anterior
Qual o cigarro que está substituindo o Plaza?
Artigo seguinte
Quanto tempo demora um processo trabalhista 2 instância?