Quais são os resíduos não perigosos?

Perguntado por: Ricardo Pires Neto  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (52 avaliações)

Os resíduos não perigosos tipo A são materiais orgânicos, papel, vidro e metal, por exemplo. Já os resíduos não perigosos tipo B são materiais como entulho, sucata de ferro e aço.

O que é resíduo perigoso e não perigoso?

Resíduos Perigosos (Classe I)

Os resíduos considerados perigosos são aqueles que exibem características que podem colocar em risco as pessoas que os manipulam ou que com eles tenham contato. Esse tipo de lixo pode, ainda, ser prejudicial à flora e fauna do lugar, se descartado de maneira incorreta.

Quais são os resíduos não inertes?

Entre os exemplos de resíduos não inertes estão restos orgânicos gerados por indústrias alimentícias, materiais têxteis, além de restos de madeira que são muito comuns em fábricas de móveis. Outros elementos que se encaixam na categoria são gessos, fibras de vidro e lamas residuais de sistemas de tratamento.

O que é resíduo de classe I?

Todo resíduo/lixo que apresenta inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e patogenicidade é caracterizado como perigoso. Logo, faz parte dos resíduos de classe I.

Quais são os resíduos classe B?

Os resíduos inertes, Classe II B, são os que mantêm suas características durante o processo de decomposição. Alguns exemplos de resíduos classificados nessa categoria: entulhos de demolição, pedras, areia, sucatas de ferro. Também são inertes: madeiras, isopor, borrachas, latas de alumínio e vidros.

O que são Resíduos Perigosos?

44 questões relacionadas encontradas

O que são resíduos do grupo B?

Descrição: Classificados pela ANVISA como Resíduos de Serviço da Saúde do grupo B, são resíduos de substâncias químicas que conferem risco à saúde pública ou ao meio ambiente dependendo de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade, gerados nos diversos laboratórios em atividade ...

O que são resíduos classe B RCC?

Os resíduos de Classe B são aqueles que podem ser reciclados para outros fins. Dentre eles, destacam-se: Papel e papelão. Plásticos.

Quais são os resíduos de classe 1?

A norma da ABNT considera os resíduos de Classe 1 aqueles que apresentam diferentes características de periculosidade. Essas características são as seguintes: Inflamabilidade – catalisadores gastos; solventes como acetona, acetato de etila, éter etílico, n-butanol e metanol; resíduos de solventes e outros.

O que são resíduos Classe I II A e II B?

A classificação dos resíduos sólidos é realizada de acordo com sua natureza física, composição química, riscos potenciais ao meio ambiente e origem. A norma divide os resíduos na Classe I (resíduos perigosos), Classe IIA (resíduos não inertes) e IIB (resíduos inertes).

Faz parte das características dos resíduos de classe 1?

Resíduos de Classe I - Perigosos

Apresentam pelo menos uma das seguintes características: inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e patogenicidade.

O que são resíduos não inertes?

Os resíduos não inertes, diferentemente dos resíduos inertes, são aqueles que não se apresentam como corrosivos, inflamáveis, tóxicos, patogênicos, e nem apresentam predisposição a sofrer uma reação química. Eles podem apresentar características biodegradáveis, comburentes ou solúveis em água.

Quais são os resíduos inertes?

Alguns exemplos de resíduos inertes são os entulhos de demolição, pedras, areia e sucata de ferro. Esses materiais possuem a característica de não se decomporem e sofrerem qualquer alteração em sua composição com o passar do tempo. Esses resíduos podem ser dispostos em aterros sanitários e até mesmo reciclados.

O que é um material inerte?

Na Química há o conceito dos materiais inertes, que são aqueles que não reagem quimicamente. Um exemplo são os gases nobres.

Qual o conceito de resíduo perigoso?

Os resíduos perigosos fazem parte da classe 1 e são aqueles tipos de material que apresentam riscos à saúde pública e ao meio ambiente, exigindo tratamento e disposição especiais em função de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade, entre outras.

São considerados resíduos perigosos?

São considerados resíduos perigosos: restos de tinta (são inflamáveis, podem ser tóxicas); material hospitalar (são patogênicos); produtos químicos (podem ser tóxicos, reativos ou corrosivos); produtos radioativos; lâmpadas fluorescentes; pilhas e baterias (têm vários metais em sua composição que podem ser corrosivos, ...

Quais os resíduos perigosos?

Quais são os resíduos perigosos?
  • agrotóxicos, seus resíduos e embalagens, assim como outros produtos cuja embalagem, após o uso;
  • pilhas e baterias;
  • pneus;
  • óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens;
  • lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista;
  • produtos eletroeletrônicos e seus componentes;

O que é transporte de resíduos classe II A?

Resíduos classe II A – Não inertes:

Os resíduos classe II A – Não inertes, podem ter propriedades, tais como: biodegradabilidade, combustibilidade ou solubilidade em água. Têm baixa periculosidade, mas ainda oferecem capacidade de reação química em certos meios.

Quais são os resíduos Classe 2?

Em resumo, os resíduos Classe II são todos aqueles que não se encaixam na Classe I. Ou seja, resíduos que não apresentam em suas composições características consideradas como perigosas. No entanto, mesmo não apresentando periculosidade, os resíduos Classe II também necessitam de atenção no descarte.

Quais são os grupos de resíduos?

Classificação dos resíduos
  • Grupo A – Infectantes. ...
  • Grupo B - Químicos. ...
  • Grupo C - Radioativo. ...
  • Grupo D - Resíduos comuns. ...
  • Grupo E - Perfuro cortantes.

O que são resíduos Classe 3?

Classe 3 – Resíduos Inertes: são aqueles que, ao serem submetidos aos testes de solubilização (NBR-10.007 da ABNT), não têm nenhum de seus constituintes solubilizados em concentrações superiores aos padrões de potabilidade da água. Isto significa que a água permanecerá potável quando em contato com o resíduo.

Qual classe do plástico?

Classe B. São os resíduos recicláveis para outras destinações, tais como plásticos, papel, papelão, metais, vidros, madeiras e outros.

Qual a classe do papelão?

São exemplos de Resíduos Classe II A: Papel e Papelão ; Sucata ferrosa e não ferrosa não contaminada.

O que é RCC na construção civil?

Os Resíduos da Construção Civil (RCC), segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos são: “os gerados nas construções, reformas, reparos e demolições de obras de construção civil, incluídos os resultantes da preparação e escavação de terrenos para obras civis”.

São classificados com RCC Classe A?

Nessa resolução, os RCC são agrupados em quatro classes:
  • classe A - são os resíduos reutilizáveis ou recicláveis como agregados;
  • classe B - são os resíduos recicláveis para outras destinações, tais como plásticos, papel, papelão, metais, vidros, madeiras, embalagens vazias de tintas imobiliárias e gesso;

O que significa RCC construção civil?

Os resíduos da construção civil (RCC) são um dos termos definidos pela Lei nº 12.305/2010, que institui a Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS). O setor da construção civil, no Brasil, sempre apresentou projeção de crescimento, mesmo diante de um cenário de adversidade, como na pandemia.

Artigo anterior
Qual a probabilidade de ter um filho com olhos claros?
Artigo seguinte
O que são sensores robótica?