Qual valor normal da lipase?

Perguntado por: Sara Joana Nascimento de Esteves  |  Última atualização: 15. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (10 avaliações)

Valor de Referência: De 2,0 18,0 U/I. Interpretação: A lipase é uma enzima digestiva que separa o glicerol dos ácidos graxos, no metabolismo das gorduras.

Qual o valor normal do exame lipase?

Quais são os resultados possíveis para o exame Lipase? Os valores de referência são entre entre 7.80 U/L e 77.98 U/L. Valores fora dessa faixa devem ser acompanhados por um médico.

Qual a taxa normal de amilase?

O valor de referência da amilase varia de acordo com o laboratório e técnica utilizada para realização do exame, podendo ser entre 30 a 118 U/L de sangue em pessoas com menos de 60 anos e até 151 U/L de sangue para pessoas com mais de 60 anos.

O que pode ser lipase alta?

A taxa elevada de lipase no sangue normalmente é tratada de acordo com a causa do problema, pois seus níveis aumentados indicam a existência de alguma doença no sistema digestivo, especialmente a pancreatite aguda.

Para que serve resultado lipase?

A Lipase é uma enzima que faz parte do processo digestivo. Ela ajuda o organismo a quebrar as moléculas de gordura para serem absorvidas com mais facilidade pelo intestino. O exame Lipase é uma análise clínica que ajuda a identificar alterações nos níveis dessa enzima no corpo do indivíduo.

Pâncreas: Principais marcadores laboratoriais em Bioquímica Clínica!

27 questões relacionadas encontradas

Quais os sintomas da lipase baixa?

Quando há a presença de sintomas como febre, dor abdominal intensa, gordura nas fezes, perda de peso e náuseas e vômitos, a enzima lipase, em conjunto com a enzima amilase indicarão ao médico se há alguma suspeita de doença pancreática ou se precisará de exames complementares.

Para que serve o exame de lipase e amilase?

A amilase e a lipase séricas são largamente utilizadas como marcadores de inflamação pancreática, contudo a sua elevação nem sempre prediz a presença de doença pancreática.

Quando a amilase é considerada alta?

A quantidade normal da presença dessa substância no corpo de um adulto varia entre 20 e 160 unidades/litro. Quando a concentração é superior a essa margem, pode ser sinal de inflamação ou doença no pâncreas. Já quando a concentração é baixa, pode indicar insuficiência pancreática ou doenças graves no fígado.

O que causa a amilase alta?

Outras causas de aumentos da amilase incluem: pancreatite crônica, parotidites e outras afecções das glândulas salivares, pseudocisto pancreático, abscesso pancreático, cirrose hepática, trauma abdominal, insuficiência renal, apendicite, doenças do trato biliar, queimaduras, obstrução ou infarto intestinal, gravidez, ...

O que é amilase no exame de sangue?

O Exame Amilase é usado para avaliar a amilase, presente na saliva e pâncreas. Este exame ajuda no diagnóstico de: Pancreatite aguda. Insuficiência renal.

Como identificar pancreatite no exame de sangue?

Dois testes de sangue que medem as enzimas são usados para diagnosticar um ataque de pancreatite:
  1. Amilase sérica: Um aumento de amilase no sangue geralmente indica pancreatite.
  2. Lipase sérica: Pancreatite aguda geralmente aumenta o nível de lipase no sangue.

O que pode aumentar lipase e amilase?

A principal causa de lipase alta é a pancreatite aguda, em que os níveis de lipase podem ficar até 10 vezes mais altos que o normal, podendo elevar até 8 horas após uma crise de pancreatite e permanecer alta até 14 dias após a crise.

O que causa a inflamação do pâncreas?

Cálculos biliares e abuso de álcool são as principais causas da pancreatite aguda. Dor abdominal grave é o sintoma principal. Exames de sangue e de imagem, como, por exemplo, a tomografia computadorizada, auxiliam o médico a fazer o diagnóstico.

Qual a função da enzima amilase?

A saliva contém a enzima alfa-amilase, conhecida antigamente como ptialina, cuja função é iniciar na boca a digestão do amido.

Porque a amilase pancreática é mais importante?

A amílase pancreática atua sobre o amido (polissacarídeo de cadeia longa) que não foi desdobrado na boca em moléculas mais simples, transformando-o em maltose (dissacarídeo), já que a atividade da amílase salivar termina ao chegar ao meio ácido do interior do estômago. ...

Que tipo de alimento não se deve comer com inflamação no pâncreas?

Para evitar novas crises de pancreatite, deve-se evitar os seguintes alimentos:
  • Chocolate;
  • Bebidas alcoólicas;
  • Alimentos que estimulam o intestino, como café, hortelã e pimenta;
  • Alimentos ricos em gorduras, como carnes vermelhas, manteiga, queijos amarelos, biscoitos, sorvetes ou margarinas;

O que é fosfatase alcalina baixa no exame de sangue?

A fosfatase alcalina baixa pode ser um sinal de hipofosfatasia, uma doença genética rara que afeta ossos e dentes. Uma taxa de fosfatase alcalina baixa também pode ter como causas: deficiência de zinco, desnutrição, deficiência de proteína e Doença de Wilson.

O que é bom para desinflamar o pâncreas?

Pancreatite aguda

Como não existe nenhum medicamento capaz de desinflamar o pâncreas, é preciso deixá-lo em repouso até que a inflamação regrida, o que acontece em 80% dos casos. Os outros 20% evoluem para uma forma grave da doença, com lesão de órgãos, como pulmões e fígado, além do pâncreas.

Quais os sintomas de problema no pâncreas?

O que indica que meus pâncreas não está bem?
  • Dor. Normalmente a dor surge na parte superior do abdômen e atrás do estômago, do lado esquerdo, debaixo da costela, e a sensação é de ardência. ...
  • Febre. ...
  • Vômito. ...
  • Perda repentina de peso. ...
  • Cansaço e dores de cabeça. ...
  • Batimentos cardíacos acelerados.

Quais os medicamentos que causam pancreatite?

Existe uma classificação sobre medicamentos e associação com pancreatite que nós Gastroenterologistas podemos usar na prática (Badalov) que dentre os medicamentos mais implicados são: codeína, mesalazina, sinvastatina, furosemida, enalapril, metildopa, amiodarona, azatioprina, lamivudina, losartana etc.

Como estão as enzimas pancreáticas lipase e amilase nessa doença?

A dosagem das enzimas pancreáticas (amilase e lipase) é, na maioria dos casos, normal. Ela pode estar elevada nas fases iniciais da doença ou nos períodos de agravamento. Com a fibrose e a perda progressiva do parênquima pancreático, os níveis tendem a normalizar.

Qual exame para descobrir pancreatite?

De qualquer forma, o quadro precisa ser confirmado por exames de sangue, tanto para avaliar o estado geral da pessoa quanto para dosar o nível das enzimas lipase e amilase associadas à pancreatite, e por estudos de imagem, como a ultra-sonografia, a tomografia computadorizada e a ressonância magnética, que avaliam a ...

Como saber se o pâncreas está inflamado?

Entre os principais sintomas de pancreatite, podemos destacar:
  1. Dor abdominal intensa, na parte superior do abdômen, que pode afetar até mesmo as costas;
  2. Náuseas e vômitos;
  3. Icterícia;
  4. Diarreia;
  5. Fezes gordurosas e com forte odor;
  6. Febre;
  7. Suor e.
  8. Perda de peso acelerada.

Qual é o exame que detecta problemas no pâncreas?

Alguns exames que podem ser usados para identificar o tipo de problema no pâncreas incluem ultrassonografia abdominal, tomografia computadorizada e alguns exames de sangue.

Que lado do corpo fica o pâncreas?

O pâncreas é uma glândula em forma de gancho situada na parte superior do abdômen, atrás do estômago (imagem 1). Constituído por três segmentos, o corpo, a cabeça e a cauda, está em contato íntimo com o fígado e o duodeno, a primeira porção do intestino delgado.

Artigo anterior
Quais os critérios para doação de órgãos?
Artigo seguinte
Qual é a fórmula do ácido acético?