Qual tipo de cura?

Perguntado por: Raquel Henriques Leite  |  Última atualização: 19. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (59 avaliações)

Os principais tipos de cura citados nas diversas literaturas são: cura úmida; cura imersa; cura química e cura térmica. A cura úmida, segundo Ungericht e Piovesan [5], consiste em proporcionar a inserção de água em contato com a superfície da argamassa deixando-a úmida, e assim evitar a evaporação de água.

Quais os tipos de cura de concreto?

Existem três tipos de cura do concreto. São elas: cura úmida, cura química e cura térmica. Cada uma com as devidas características e importância para que o processo alcance resultados favoráveis.

O que significa a sigla FCK?

A sigla FCK se refere ao termo Feature Compression Know, que traduzido para o português significa “Resistência Característica do Concreto à Compressão”. O teste é realizado em laboratório e é indispensável para garantir qualidade e segurança em diferentes padrões construtivos.

O que é cura química do concreto?

A cura química é aplicada diretamente sobre a superfície de concreto fresco (até 12 horas do lançamento), retarda a perda de água acentuada do concreto fresco até o endurecimento, proporcionando uma melhora na hidratação do cimento, aumentando a resistência superficial do concreto e evitando as fissuras por retração ...

O que é o concreto?

O concreto é um dos materiais mais utilizados na construção civil, sendo composto por uma mistura de cimento, agregados graúdos (pedras), agregados miúdos (areia), água, aditivos e adições (sílica ativa).

Todos os tipos de câncer têm cura?

45 questões relacionadas encontradas

O que é concreto de construção?

O concreto sem dúvida é um importante material em qualquer obra da engenharia civil. Trata-se de uma mistura de cimento Portland, agregados graúdos (pedras), agregados miúdos (areia) e água, às vezes com a inclusão de algum aditivo, como a sílica.

Qual é a diferença entre cimento e concreto?

Você sabe dizer a diferença entre eles? O cimento é um pó muito fino feito de calcário e outros minerais, que absorve a água e atua como um agente de ligação para manter o concreto em bloco. Enquanto o cimento é um material de construção “independente”, o concreto não pode ser feito sem o cimento.

Como aplicar cura química?

A cura química deve ser aplicada diretamente no concreto fresco, retardando a perda de água significativa até o endurecimento da superfície. O método forma um filme protetor sobre a região, evitando a evaporação da água e protegendo do acúmulo de pó e sujeira durante o processo de endurecimento do concreto.

Como é feita a cura do concreto?

A cura do concreto consiste em molhar, ao longo de 7 dias, o concreto já endurecido, para que ele não perca a sua umidade. O concreto possui água na sua composição não só porque precisa ser viscoso para a aplicação, mas também porque reações químicas acontecem entre água e o cimento, o que o torna firme e resistente.

Qual o objetivo da cura do concreto?

Cura é o nome que se dá ao procedimento adotado para impedir que a água da mistura utilizada no concreto evapore rapidamente. Essa água é essencial para evitar fissuras e proporcionar a resistência necessária à estrutura.

Como saber o FCK?

Atingida a carga máxima, é necessário dividi-la pela área do topo de prova em cm². Com isso, teremos um valor em kgf/cm², que deve então ser dividido mais uma vez por 10 para se atingir o Fck do concreto em MPa.

Quanto vale 1 FCK?

Unidade de medida do fck

Como citado anteriormente, a unidade do fck de um determinado concreto é medida por MPa (Mega Pascal). Para projeto, usualmente este valor é aproximado para 10 kgf/cm².

O que é concreto fck 30 MPa?

Pascal: Pressão exercida por uma força de 1 newton, uniformemente distribuída sobre uma superfície plana de 1 metro quadrado de área, perpendicular à direção da força. Mega Pascal (MPa) = 1 milhão de Pascal = 10,1972 Kgf/cm². Por exemplo: O Fck 30 MPa tem uma resistência à compressão de 305,916 Kgf/cm².

Qual a importância da cura do concreto Cite ao menos 3 métodos de cura?

Existem três tipos de cura do concreto:

Cura química: neste caso, utiliza-se um produto que forma uma película que impede a evaporação da água; Cura térmica: este processo é considerado o mais eficiente por utilizar câmaras aquecidas e otimizar o ganho de resistência do concreto.

Quando iniciar a cura do concreto?

Para realizar a cura, é preciso molhar continuamente a superfície do concreto logo após o endurecimento do mesmo durante pelo menos os primeiros sete dias. No caso de uma laje, ela deve ser molhada levemente com auxílio de regador ou mangueira.

Quais os métodos de cura do concreto em obra e qual a importância da cura?

Cura úmida

É o método de cura mais encontrado nas obras e consiste em manter a superfície do concreto coberta com água, evitando que a água de amassamento evapore. Esse processo deve ser feito com certa frequência a fim de deixar a superfície do concreto sempre molhada, mesmo que parcela da quantidade de água evapore.

Qual o tempo de secagem do concreto?

Deixe o cimento secar por pelo menos três dias. O cimento e o concreto continuam a firmar durante os primeiros três a sete dias depois de serem aplicados. Ao final de três dias de secagem, o cimento já atingiu aproximadamente 80% da força final. O tempo exato dependerá do método de secagem utilizado.

Quanto tempo depois de concretar devo molhar?

É necessário que se observe a perda de água no concreto recomendamos molhar a laje de 30 em 30 minutos após o inicio da concretagem até o final do dia,mantendo a sempre úmida pelos próximos 7 dias,caso ocorram temperaturas acima de 25° C ou ventos fortes iniciar a cura antes do horário recomendado.

O que usar para acelerar a cura de cimento?

Cubra o concreto com uma lona de plástico para evitar a evaporação. Assim como as pessoas se enrolam em plástico em um spa, a cobertura vai gerar umidade que hidratará continuamente a superfície do concreto.

Como acelerar a pega do concreto?

VEDACIT ADITIVO ACELERADOR ULTRARRÁPIDO acelera de forma ultrarrápida a pega do cimento, permitindo o tamponamento instantâneo de vazamentos e infiltrações, e acelera a resistência de argamassas e concreto para rápida liberação.

Qual é melhor cimento ou concreto?

Na verdade, o cimento é um dos materiais presentes no concreto. E em termos gerais, o concreto é mais resistente do que o cimento, pois tem elementos mais rígidos em sua composição, além do cimento.

Qual o melhor cimento para concreto?

Para as fundações, o indicado é o cimento portland de alto-forno (CP III). Menos poroso e mais durável, pode ficar exposto a esgoto e chuva ácida. No caso de uso em concreto com agregados reativos, peças de grandes volumes e obras em ambientes agressivos, o melhor é o cimento portland pozolânico (CP IV).

Qual é o papel do cimento no concreto?

Na mistura para a composição do concreto, o cimento é o elemento fundamental de ligação (cola) entre os agregados. Essa cola é o elemento mais fraco da composição, portanto é ela que determina a resistência final do concreto.

Onde é usado o concreto?

Existem dois tipos de concreto leve bastante utilizados na construção civil: o estrutural, que substitui a brita por argila, isopor e outros materiais; e o concreto com bolhas de ar. Eles são geralmente usados para preenchimentos de peças pré-moldadas e para vedação, entre outras funções.

O que é considerado como concreto estrutural?

O que é o bloco de concreto estrutural

O bloco de concreto estrutural é, basicamente, uma peça desenvolvida a partir da mistura de água, cimento e outros elementos agregados. Quando finalizado, esse material é utilizado como o alicerce da obra, dando forma e suportando todos os pesos da construção.

Artigo anterior
Como imprimir boleto MEI 2022?
Artigo seguinte
Quanto que custa 1 kg de carne?