Quando se caracteriza lesão corporal?

Perguntado por: Tomé António Carvalho Amorim  |  Última atualização: 24. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (41 avaliações)

Lesão corporal consiste em todo e qualquer dano produzido por alguém, com animus, unicamente, laedendi (vontade única de lesionar), à integridade física ou à saúde de outrem. A autolesão, em regra, não constitui crime.

Quando ocorre a lesão corporal?

A lesão corporal é consumada quando há a efetiva ofensa à incolumidade pessoal do indivíduo. É um crime que admite a tentativa em caso de lesões dolosas, mas não admite tentativa na forma de lesão preterdolosa ou culposa.

O que caracteriza a lesão corporal leve?

São os atos agressivos de provocação praticados contra alguém, mas que não deixam marcas ou sequelas no corpo da vítima. Como a conduta é menos grave, a pena prevista é de prisão simples de 15 dias a 3 meses. Pode ser aumentada em até 1/3, caso a vítima seja idosa.

O que pode ser considerado lesão?

Podem ser fraturas, cortes, escoriações e hematomas, por exemplo. Além disso, atos psicológicos (ameaças ou chantagem) que gerem desequilíbrio funcional da vítima, como vômitos, desmaios ou choque nervoso, também são classificados como lesão corporal.

Em quais hipóteses a lesão corporal pode ser considerada gravíssima?

A lesão corporal gravíssima acontece quando a outra pessoa perde a capacidade para o trabalho. As agressões foram tão fortes que o outro ficou incapaz de exercer seu trabalho de forma permanente e não só por 30 dias. Ela se configura também quando ocorre alguma enfermidade incurável.

Lesão Corporal Leve, Grave e Gravíssima

45 questões relacionadas encontradas

Quais circunstâncias são classificadas como lesão corporal grave e gravíssima pela doutrina?

Sendo graves ou gravíssimas as lesões, somente se admitirá a tentativa nos casos em que o delito não for classificado como preterdoloso. Assim, portanto, não há que se falar em tentativa nas hipóteses de lesão corporal qualificada pelo: 1) perigo de vida; 2) aceleração de parto; 3) aborto.

É gravíssima a lesão corporal que causa incapacidade permanente para as ocupações habituais?

Se resulta incapacidade permanente para o trabalho, a lesão também é considerada gravíssima (art. 129, § 2º, inc. I, do CP). Aqui, ao contrário da incapacidade para as ocupações habituais por mais de trinta dias (§ 1º, inc.

Quais os tipos de lesões leves?

As lesões corporais leves constituem quase 90% dos casos relatados e são representados por escoriações, danos superficiais na pele, edemas, entorses e luxações e outros na camada superficial.

O que diz o artigo 147?

Art. 147-A. Perseguir alguém, reiteradamente e por qualquer meio, ameaçando-lhe a integridade física ou psicológica, restringindo-lhe a capacidade de locomoção ou, de qualquer forma, invadindo ou perturbando sua esfera de liberdade ou privacidade. Pena – reclusão, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, e multa.

O que diz o artigo 163 do Código Penal?

- Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia: Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.

O que é lesão corporal Cite suas classificações?

É crime que consiste na ofensa à integridade física (corporal) ou à saúde de outrem (perturbações fisiológicas ou mentais na vítima). Subdivide-se em duas categorias: lesões dolosas e culposas.

Quando prescreve o crime de lesão corporal leve?

129,§ 9º, do Código Penal. As infrações penais como vias de fato e ameaça, por exemplo, prescrevem em três anos, em razão da pena máxima que não ultrapassa os seis meses. Já a lesão corporal que tem pena máxima de três anos, e prescreve em oito anos.

Quais são os crimes simples?

Crime simples é aquele que contém as elementares do delito em sua figura fundamental. Podemos citar como exemplos o crime de homicídio simples, cuja descrição é "matar alguém" (art. 121, "caput", do CP), e o furto simples (art. 155 do CP).

Quando a lesão corporal e culposa?

Segundo a doutrina, caso a conduta seja dolosa e o agente provoque lesões corporais com o objetivo de colocar em risco a vida da vítima, ele responderá pelo crime de tentativa de homicídio, portanto, a lesão corporal grave por perigo de vida só se enquadra em uma situação culposa.

Qual o tipo de ação penal no crime de lesão corporal?

Atualmente, o crime de lesões corporais, previsto no Código Penal (Decreto-Lei 2.848/40), é processado por ação pública incondicionada – ou seja, pode ser promovida pelo Ministério Público sem que haja manifestação de vontade da vítima.

Quais são as qualificadoras da lesão corporal?

Da lesão corporal gravíssima (§2º, art. 129), relaciona cinco hipóteses qualificadoras com limites de pena fixados entre dois e oito anos de reclusão. São elas: incapacidade permanente para o trabalho, enfermidade incurável, perda ou inutilização de membro, sentido ou função, deformidade permanente e o aborto.

Qual o valor da multa para o crime de ameaça?

3. FIXADA EM 01 (UM) MÊS DE DETENÇÃO E TRATANDO-SE DE PENA ALTERNATIVA, PODE SER CONVERTIDA EM DE MULTA, FIXADA EM R$ 200,00 (DUZENTOS REAIS), ATENTANDO-SE PARA A SITUAÇÃO ECONÔMICA DO RÉU. 4.

O que fazer em caso de ameaça verbal?

Uma ameaça sempre deve ser levada a sério. Vítimas desse tipo de crime precisam registrar Boletim de Ocorrência e buscar auxílio das autoridades. A medida é considerada a forma mais eficaz de prevenir coisas mais graves, como lesões corporais e até homicídio, orienta a Polícia Civil.

O que fazer se receber ameaças por mensagem no celular?

Dirija-se a delegacia mais próxima, (em algumas cidades existem delegacias especializadas em crimes virtuais), em porte de toda a documentação que conseguiu juntar, e faça um Boletim de Ocorrência. O delegado confirmará a existência (ou não) do crime.

Quais são os tipos de ferimentos?

As feridas são classificadas de acordo com os mesmos fatores que as causam, divididos nas seguintes propriedades: cirúrgicas, patológicas e traumáticas.
  • Feridas cirúrgicas. São normalmente causadas de forma premeditada e se originam de algum tratamento específico. ...
  • Feridas patológicas. ...
  • Feridas traumáticas.

O que é uma lesão contundente?

As feridas contusas são lesões abertas. Esta arrebentação atinge a derme (camada abaixo da epiderme ou pele) e possui várias graduações, desde as lesões mais leves até as lesões lácero- contundentes.

O que é lesão culposa?

LESÕES CORPORAIS CULPOSAS

O crime de lesões corporais culposas tem a mesma sistemática do crime de homicídio culposo, modificando-se apenas o resultado, já que, nesse caso, a vítima não morre. Compreendem a lesão leve, grave ou gravíssima.

O que é incapacidade para as ocupações habituais?

1) Inabilitação para o exercício de atividade, desenvolvida reiteradamente por uma pessoa, haja ou não intuito de lucro. 2) Qualificativa do crime de lesão corporal, se durar por mais de trinta dias. Constitui modalidade da chamada lesão corporal grave.

O que significa incapacidade permanente para o trabalho?

Incapacidade definitiva para o trabalho é aquela sem cura, que impossibilita totalmente para qualquer trabalho ou atividade laborativa que possa garantir a subsistência do segurado, ou seja, é concedida apenas quando a pessoa é considerada insuscetível de reabilitação profissional.

O que é uma lesão permanente?

A invalidez permanente pode ser definida como o estado de uma pessoa (trabalhador) que sofre de alguma sequela de acidentes ou de doenças e, por conta disto, está impossibilitada de continuar e retornar com as atividades de trabalho.

Artigo anterior
Como consultar um bloqueio Renajud?
Artigo seguinte
Quando muda as estações do ano?