Quais as características dos tecidos gengivais saudáveis?

Perguntado por: Patrícia Ema Maia Paiva  |  Última atualização: 19. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (55 avaliações)

A gengiva saudável apresenta características clínicas específicas, como cor rosa pálida, superfície fosca e pontilhada, consistência firme, resiliente e margem fina que termina contra o dente como lâmina de faca.

São características de periodonto saudável?

1 Periodonto saudável

A característica mais importante do periodonto é a conexão entre tecidos moles e duros: Na região marginal, pode-se • observar a gengiva livre de in- flamação, que provê a adesão do epitélio ao dente por meio do seu epitélio juncional (colar rosa).

São características de um tecido gengival com saúde periodontal?

Quando saudável, a gengiva é representada por características clínicas específicas, como coloração rosa-pálida, superfície corrugada (aspecto de casca de laranja) e consistência firme, estando fortemente aderida ao periósteo subjacente.

O que é periodonto saudável?

A gengiva saudável protege as demais estruturas do periodonto e as raízes dos dentes. Entretanto, se as bactérias e a placa invadirem o tecido gengival, a gengiva pode sangrar e ficar vermelha, dolorida e inchada. Esse primeiro estágio da doença periodontal é chamado de gengivite.

O que são as fibras gengivais?

As fibras gengivais são componentes do tecido conjuntivo, que é o tecido mais presente na gengiva.

Anatomia dos tecidos periodontais- Gengiva - Parte 1 Aspectos macroscópicos

29 questões relacionadas encontradas

Quais são as fibras do ligamento periodontal?

As fibras colágenas do ligamento periodontal podem ser divididas nos seguintes grupos principais: 1- Grupo da crista alveolar: unido ao cemento logo abaixo da junção amelocementária. 2- Grupo horizontal: situado logo apicalmente ao grupo da crista alveolar. 3- Grupo oblíquo: o mais numeroso dos ligamentos.

Quais são as fibras do ligamento gengival?

O ligamento periodontal é uma estrutura de tecido conjuntivo que sustenta o dente no alvéolo. O principal constituinte desta estrutura são as fibras de colagénio, denominadas fibras de Sharpey, divididas em grupos, de acordo com a sua orientação e inserção.

Qual é a função do periodonto?

A função do periodonto é a inserção do dente ao tecido ósseo dos maxilares e conservar a superfície da mucosa mastigatória da cavidade bucal. ... Gengiva: A gengiva é parte da mucosa mastigatória que recobre o processo alveolar e está em torno da porção cervical dos dentes.

Quais as características de um periodonto doente?

A principal característica da doença periodontal é o fato de que ela não atinge especificamente o dente. Esse problema afeta os tecidos que estão ao redor dele e que garantem a sua sustentação e proteção, ou seja, o periodonto, composto pela gengiva, ligamento periodontal e o osso alveolar.

O que provoca a doença periodontal?

A doença periodontal é caracterizada pela inflamação e destruição dos tecidos de proteção (gengiva) e suporte (osso, cemento e ligamento periodontal) dos dentes. A principal causa é a higiene bucal insuficiente associada à suscetibilidade do sistema imunológico.

São características clínicas associadas a um periodonto reduzido com saúde clínica gengival?

Saúde clínica gengival em um periodonto reduzido: Paciente com periodontite estável Perda de inserção, profundidade de sondagem ≤4 mm, sem sítios com profundidade de sondagem ≥ 4 mm com sangramento à sondagem, sangramento à sondagem em menos de 10% dos sítios e com perda óssea radiográfica.

Qual o tecido da gengiva?

A gengiva é o tecido epitelial, ricamente vascularizado, que reveste o osso e serve de sustentação dos dentes (alveolar). Tem tonalidade variando entre vermelho–claro e roxo, constituindo parte da mucosa bucal.

Como os autores caracteriza clinicamente a presença de periodontite?

Clinicamente caracteriza-se pela presença de eritema (vermelhidão), edema (inchaço), mudança de contorno e sangramento (espontâneo ou provocado) gengivais. Quando a gengivite não é tratada, pode progredir para a periodontite.

Quais são as estruturas que compõem o periodonto?

O periodonto é constituído pela gengiva, ligamento periodontal, cemento radicular e osso alveolar. Possui as funções de proteção sustentação. ... A gengiva estrutura-se em gengiva livre, gengiva inserida, junção mucogengival, junção cemento-esmalte.

O que é o sulco gengival quais suas características num periodonto saudável e sua importância clínica?

O sulco gengival é a fenda ou espaço em torno do dente, limitado de um lado pela superfície dentária e do outro pelo epitélio que reveste a margem livre da gengiva. O sulco gengival tem o formato em "V" e permite a entrada de uma sonda periodontal com resistência.

Quais as estruturas que compõem o periodonto de proteção?

O periodonto normal é dividido em periodonto de proteção – constituído pelo complexo mucogengival e composto pela gengiva marginal livre, papilar, inserida e pela união mucogengival e mucosa alveolar; e periodonto de suporte ou sustentação – constituído pelo ligamento periodontal, osso alveolar e cemento radicular.

Como identificar a doença periodontal?

Sintomas e sinais
  1. Mau hálito.
  2. Inflamação gengival.
  3. Sangramentos na boca (especialmente durante a escovação)
  4. Gengivas com cor mais escura.
  5. Dores.

Quais os tipos de doença periodontal?

Os três tipos de doenças periodontais mais recorrentes são a gengivite, a periodontite e a periodontite avançada, e afetam a saúde bucal dos pacientes de formas diferentes.

Quais características dos microrganismos causadores da doença periodontal?

As principais bactérias da doença periodontal são Prevotella intermédia, Tannerella forsythia, Treponema denticola, Porphyromonas gingivalis. Essas bactérias em desequilíbrio com a microbiota da gengiva sinalizam inflamação para o sistema imune inato (neutrófilos e o sistema complemento).

Qual a função do periodonto de proteção?

De fato, a sua principal função consiste em inserir o dente no tecido ósseo dos maxilares. Por outro lado, ajuda também a manter a integridade da superfície da mucosa mastigatória da cavidade oral.

O que é o que é periodontia?

Periodontia é a especialidade odontológica que trata dos tecidos do periodonto, ou seja, aqueles que dão sustentação para os dentes. Seus procedimentos objetivam prevenir, diagnosticar e tratar problemas e doenças que atingem a gengiva, o ligamento periodontal e o osso alveolar.

O que é periodonto cite os tecidos que o compõe e suas funções?

O periodonto é uma estrutura dinâmica composta por tecidos que apoiam e envolvem o dente. Esses tecidos incluem a gengiva, o ligamento periodontal, o cemento e o osso alveolar. Os suprimentos vasculares e o nervoso dos tecidos também são vitais ao funcionamento normal dos tecidos periodontais.

O que são as fibras de Sharpey?

Fibras de Sharpey são fibras de colágeno, provenientes do tecido conjuntivo do periósteo, que penetram no tecido ósseo e prendem firmemente o periósteo ao osso.

São funções das fibras do tecido conjuntivo gengival?

As fibras gengivais são feixes de fibras colágenas, de colágeno tipo I, e uma de suas funções é unir firmemente a gengiva marginal contra o dente. A principal célula que compõe o epitélio gengival é o fibroblasto e sua principal função é a produção de fibras colágenas.

O que são fibras Elaunínicas?

Fibras elaunínicas: são fibras mais espessas quando comparadas à fibra acima, já que resultam da junção de elastina às microfibrilas. Fibras elásticas maduras: decorre do acumulo de elastina, originando fibras mais espessas.

Artigo anterior
Pode passar vitamina C no rosto durante o dia?
Artigo seguinte
Quanto rende 100.000 na poupança em 2022?