Qual temperatura é considerado estado febril em bebê?
Perguntado por: Denis Daniel Assunção Maia Campos | Última atualização: 23. März 2025Pontuação: 4.7/5 (24 avaliações)
A temperatura muda de acordo com o local onde é medida e, de maneira geral, são aceitas as seguintes faixas de valores para febre, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria: Temperatura retal acima de 38 ºC - 38,3ºC. Temperatura oral acima de 37,5 ºC - 37,8ºC.
Qual é a temperatura do estado febril?
Os médicos estabelecem os seguintes limites para caracterizar a febre: Febrícula ou estado febril: De 37,3ºC a 37,ºC; Febre: Acima de 37,8ºC. Febre alta: Considera-se, em geral, a partir de 39ºC.
Quando o bebê está quente mas não tem febre?
Muitas vezes, esta sensação é conhecida popularmente como "febre interna", mas esse é um termo que não é reconhecido pela medicina. Entenda melhor o que é a febre interna. Se a sensação de corpo quente persistir, trouxer desconforto ou não for possível identificar a causa, consulte um clínico geral.
Qual é o grau de febre em criança?
A febre é motivo de preocupação e alerta. ”Mas só devemos considerar febre quando a temperatura está acima de 37,8 C°. Tudo que é abaixo disso, acaba sendo estado subfebril ou febrícula e não devemos medicar, mas ficar atento e observar”, explica a pediatra Scheila Viégas.
Quanto é febre em bebê de 3 meses?
Ou seja, ainda é considerado uma temperatura normal de um bebê algo na casa dos 37°C. Dependendo da idade, isso também muda. Até os três meses de vida, por exemplo, temperaturas acima de 38ºC indicam febre3. Depois dessa idade, pode-se considerar febre as temperaturas acima de 37,2ºC1.
COMO SABER QUANDO JÁ É FEBRE? QUAL O VALOR DA FEBRE?
O que é um estado febril?
O estado febril caracteriza a faixa de temperatura entre 37,3 e 37,8ºC, que é considerado o limiar entre o que é normal para o corpo humano e a febre em si. Também pode ser chamado de febre branda, febrícula ou febre baixa.
Quando se preocupar com a febre do bebê?
A febre é firmada acima dos 37,3 ºC, medida na axila, ficando mais preocupante a cada grau que ultrapassa esse limiar. Em geral, esses valores são relativos.
Qual a diferença entre febre e estado febril?
Estado febril: entre 37,3º C e 37,8º C. Febre: acima 37,8º C. Febre alta: entre 39º e 39,9º C.
Quando tá com 37 tá com febre?
Entretanto, a partir de 37,5ºC é sinal de que existe algum processo inflamatório no organismo e a febre a consequência disso, é como um alarme do corpo informando que algo requer uma atenção mais especializada! Temperatura inferior a 35,5ºC também requer atenção!
Qual é a temperatura normal de um bebê?
O temperatura normal do corpo costuma variar entre 36º C e 36,7º C. No caso dos nenéns que ainda estão amamentando, é comum que sejam mais “quentinhos” e apresentem uma variação entre 36,5ºC e 37,2ºC, pela tarde.
Pode deixar o bebê dormir com febre?
Sim, pode. Não há problemas em deixar o bebê com febre dormir, pois é natural que se sinta cansado e indisposto. Apenas lembre-se de monitorar a febre e, se necessário, dar banho ou aplicar compressas frias.
Onde se mede a temperatura do bebê?
A temperatura de uma criança pode ser medida no reto, no ouvido, na boca, na testa ou na axila. Ela pode ser medida com um termômetro digital. Os termômetros digitais são mais fáceis de usar e dão resultados muito mais rápidos (e em geral emitem um sinal quando estão prontos).
É normal o bebê ter febre do nada?
A febre pode ter várias causas, podendo indicar uma infecção, por exemplo. As causas dependem do tempo de duração e também da faixa etária da criança. Durante a infância, é comum que os bebês sejam mais suscetíveis a doenças infecciosas. Isso ocorre porque o sistema imune deles ainda está em fase de desenvolvimento.
O que causa um estado febril?
A febre pode ser definida como um aumento incomum da temperatura do corpo, ficando igual ou acima dos 37,5 ºC (aferidos com termômetro na axila). Essa elevação ocorre mediante uma alteração no hipotálamo, região do sistema nervoso que age como um termostato, regulando a temperatura do organismo.
Em qual axila se mede a temperatura?
Também tenha em mente que entre a axila direita e a esquerda há diferenças que podem superar 1,4 ºC. Portanto, não se esqueça de medir a temperatura sempre do mesmo lado!
Como baixar febre de 37 graus?
Coloque uma toalha umedecida sobre a testa e pulsos; Tome banho com água morna; Beba bastante água e líquidos em geral.
O que fazer quando a criança está com 37 de febre?
Tabela de febre infantil
Se você mediu a temperatura da criança e notou que está próximo a 37,6°C ou acima disso, não perca tempo e procure um médico.
É considerado febre 37 1?
De modo geral, os limites considerados normais podem variar de 36°C até 37,7°C, e há referências na literatura médica que referem 37,5ºC como o valor de corte.
O que fazer em estado febril?
Compressa fria e repouso são aliados para evitar o mal-estar provocado pela alta temperatura. Veja outras dicas para baixar a febre sem medicamentos. Compressa fria e repouso são aliados para evitar o mal-estar provocado pela alta temperatura.
Quais os 4 tipos de febre?
Febre alta, baixa, intermitente e emocional: saiba tudo sobre os tipos de febre. Tem momentos que você pode sentir que está meio quente, mas não apresenta nenhum outro sintoma. Em outros, a febre te derruba. E ainda há situações em que a temperatura varia, diminuindo, e logo depois, aumentando de novo.
Quando a febre indica infecção?
Outros autores consideram os valores entre 37,3 ºC e 37,8 ºC como febrícula, sendo chamado de febre apenas quando o indivíduo apresenta temperatura acima de 37,8 ºC. A febre é um sinal de alerta e pode indicar, por exemplo, uma infecção.
O que é uma febre baixa?
A febre baixa, que compreende temperaturas entre 38,1º e 39º, não requer tratamento imediato quando o paciente apresenta bons sinais clínicos. Isso porque a variação da temperatura do corpo acima do normal, por si só, não indica uma infecção grave, sendo apenas um mecanismo de defesa do organismo contra a infecção.
Como saber se a febre é viral ou bacteriana?
Se você tem um resfriado ou tosse, é geralmente viral. Você deve suspeitar de uma infecção secundária causada por bactérias, se a febre persistir após os primeiros dias. A dor de ouvido persistente pode significar uma infecção no ouvido baseada em bactérias.
Como baixar a febre do bebê de forma natural?
É importante deixar o corpo trabalhar para voltar a temperatura adequada, não aquecê-lo ainda mais. Compressas de água fria ou morna são ótimas opções para diminuir a febre do bebê. Umedeça um pano com água fria ou levemente morna e coloque sobre a testa do bebê. Um pano menor também pode ser utilizado nos pulsos.
Como é a febre dos dentes?
Entretanto, essa temperatura geralmente ficava em torno de 37ºC a 37,5 °C, o que não é considerado tecnicamente como febre.. Por isso, mesmo que exista a sensação de que o bebê fique “quentinho”, é importante lembrar que não existe comprovação de que a febre configure realmente um sintoma da primeira dentição.
Qual o objetivo da mediação e conciliação?
O que fazer depois de vomitar?