O que é crime de dano simples?

Perguntado por: Alexandre Vieira Ramos  |  Última atualização: 15. Mai 2024
Pontuação: 4.1/5 (55 avaliações)

O crime de dano encontra-se previsto no artigo 163 do Código Penal e consiste nas ações de “destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia". Alerta a doutrina majoritária que a ação de desaparecer com a coisa não constitui crime por ausência de previsão legal.

O que é um dano simples?

O crime de dano simples é de ação penal privada e somente se procede mediante queixa. Decorrido o prazo legal sem a apresentação da queixa, impõe-se a extinção da punibilidade pela decadência.

Qual é a pena do dano simples?

É punido com pena de prisão até 3 anos ou com pena de multa. Trata-se de um crime que é em regra semipúblico, ou seja, o respetivo procedimento criminal depende da apresentação de queixa.

O que é considerado crime simples?

a) Crime simples é o que possui tipo penal único, protegendo apenas um bem jurídico. Podemos citar como exemplo o crime de homicídio, que protege o bem jurídico vida. b) Crime complexo é a fusão de dois ou mais tipos penais, protegendo dois ou mais bens jurídicos.

Quais são os crimes de dano?

Os crimes de dano, também chamados de crimes de lesão, são aqueles que causam efetivo prejuízo ao bem jurídico protegido pela legislação. Um exemplo disso é o crime de homicídio.

Crime de Dano (Direito Penal): Resumo Completo

27 questões relacionadas encontradas

Como se comprova o crime de dano?

I - O crime de dano qualificado é de natureza material e deixa vestígios, de modo que para sua caracterização é indispensável o exame técnico-pericial, não podendo a falta do laudo ser suprida pela confissão, prova testemunhal ou mesmo por fotografias.

Quando se consuma o crime de dano?

I) CRIMES DE DANO

Como já referido, o homicídio é crime de dano, ou seja, só vai ser consumado quando efetivamente ferido o bem jurídico tutelado, que, nesta hipótese, é a vida.

Quais são os crimes simples?

· Crime simples: que é o crime composto por um único tipo, como por exemplo o furto ou o infanticídio. · Crime complexo: é o composto pela fusão ou junção de tipos penais. Por exemplo, a extorsão mediante sequestro.

Quais os crimes mais simples?

I) Crimes simples: são condutas que se enquadram em um único tipo penal, ou seja, furto (CP, art. 155). Pode-se dizer também que os crimes simples atingem um único bem jurídico, que no caso do furto seria o patrimônio.

Qual a diferença entre crime simples e qualificado?

Os crimes qualificados são aqueles em que a lei penal estabelece circunstâncias específicas que agravam a pena prevista para o crime simples. Em outras palavras, a prática do crime simples, quando cometido sob certas condições, se torna mais grave e, por isso, recebe uma pena mais severa.

Como se processa o crime de dano?

Como é iniciada a ação penal para processar um indivíduo acusado especificamente do crime de dano? A “ação penal” referente ao “crime de dano” é iniciada por meio da apresentação de uma denúncia ao Ministério Público ou de uma queixa-crime à autoridade policial.

É crime quebrar as coisas dos outros?

Art. 163 – Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia: Pena – detenção, de um a seis meses, ou multa.

O que é o crime de dano qualificado?

Dano qualificado: violência à pessoa ou grave ameaça.

Trata-se da mesma violência ou grave ameaça mencionadas no crime de roubo. No caso, a grave ameaça é incorporada ao dano qualificado. Este absorve o delito do art. 147 (ameaça), tal como ocorre com as vias de fato (LCP, art.

É possível crime de dano culposo?

Só haverá ilícito penal culposo se da ação contrária ao cuidado resultar lesão a um bem jurídico. Se, apesar da ação descuidada do agente, não houver resultado lesivo, não haverá crime culposo. O tipo culposo é diverso do doloso.

O que é um dano moral leve?

Uma pessoa sofre dano moral quando tem seu psicológico abalado de alguma forma por uma ação ou omissão de outrem, nessa situação, ela se sente constrangida, humilhada ou envergonhada perante ela mesma e a sociedade em que vive.

Qual a natureza do crime de dano?

“o elemento subjetivo do tipo do crime de dano é simplesmente o dolo, a vontade de destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia. O tipo não exige qualquer outro elemento subjetivo ulterior” (Código Penal Anotado.

Qual é o pior tipo de crime?

Qual é o pior crime que tem? O pior tipo de crime. Segundo a legislação brasileira, o pior tipo de caso criminal é o homicídio qualificado. Os assassinatos qualificados são os homicídios realizados com veneno, explosão, dissimulação ou traição, conforme alguns exemplos do Código Penal brasileiro.

Qual é o crime mais leve?

Contravenção (mais leve) – prisão simples até 5 anos; apenas ação penal incondicionada; tentativa não é punível. Ambos são infrações penais, ou seja, de maneira geral, não seria errado classificá-los como crimes, pois não há diferença substancial entre os conceitos.

Qual o crime mais grave do Código Penal?

A conduta prevista no artigo 121 do Código Penal, “matar alguém”, nomeada de homicídio simples, pode ser marcada no caso prático por circunstâncias que agravam ou qualificam o homicídio. Além disso, a lei penal estipula pena maior para o crime mais grave.

Qual o 5 crime mais cometido no Brasil?

Quais os 10 crimes mais cometidos no Brasil?
  • Tráfico de Drogas.
  • Furto.
  • Roubo.
  • Latrocínio.
  • Receptação.
  • Homicídio.

Quais são os três tipos de crime?

Classificação dos Crimes
  • Crimes Comuns: É o que pode ser praticado por qualquer pessoa (lesão corporal, estelionato, furto). É definido no Código Penal.
  • Crimes Especiais: São definidos no Direito Penal Especial. ...
  • Crimes Próprios: São aqueles que exigem ser o agente portador de uma capacidade especial.

Como saber se o crime é formal ou material?

O crime material só se consuma com a produção do resultado naturalístico, como a morte no homicídio. O crime formal, por sua vez, não exige a produção do resultado para a consumação do crime, ainda que possível que ele ocorra.

Qual é a diferença entre crime de perigo e crime de dano?

Enquanto no crime de dano é necessário que haja efetivamente um dano, no crime de perigo é suficiente que a conduta represente um perigo real e atual. Ou seja, no primeiro, o que se pune é o resultado, enquanto no segundo, o que se pune é a conduta que poderia gerar o resultado.

O que é crime de dano material?

O dano material, também chamado de dano patrimonial, é o prejuízo que ocorre no patrimônio da pessoa, ou seja, perda de bens ou coisas que tenham valor econômico. Estão inseridos nos danos materiais os prejuízos efetivamente sofridos (danos emergentes), bem como valores que pessoa deixou de receber (lucros cessantes).

Qual o objeto material do crime de dano?

O objeto material do crime de dano é coisa alheia, móvel ou imóvel e corpórea (pois, somente coisa corpórea pode ser fisicamente danificada).

Artigo anterior
Como funciona a henna na sobrancelha?
Artigo seguinte
Como neutralizar ácido na pele?