Qual sinônimo de redundância?
Perguntado por: Rúben Flávio de Cardoso | Última atualização: 13. Februar 2022Pontuação: 5/5 (3 avaliações)
1 pleonasmo, repetição, tautologia. Uso excessivo de palavras: 2 prolixidade, difusão, eloquência, facundidade, logorreia, loquacidade, verborragia, verbosidade.
O que é redundância e exemplos?
O que é uma redundância:
A redundância se refere a alguma situação em que as informações já tenham sido dadas e que novamente voltam a ser mencionadas em outro momento. Exemplo: "O diretor falou durante quatro horas seguidas o que poderia ter dito em 40 minutos".
O que significado à palavra redundante?
O que é Redundante:
A palavra faz referência ao termo redundância, que significa o uso excessivo de palavras ou expressões similares. ... Exemplo: "O prefeito é muito redundante em seu discurso. Falou duas horas para dizer uma coisa que poderia ter dito em 30 minutos".
Qual diferença entre redundância é pleonasmo?
A redundância é conceituada por um excesso de palavras que trazem a mesma ideia, caracterizada geralmente como pleonasmo ou tautologia. Pleonasmo (de pleos, em grego, que quer dizer abundante) é o emprego de palavras desnecessárias ao sentido da expressão tanto do ponto de vista sintático quanto do significado.
O que é a redundância na comunicação?
Redução da informação da mensagem devido à repetição de unidades ou grande previsibilidade dessas unidades com o objetivo de equilíbrio dos efeitos provocados pelo ruído (interferências, obstáculos à transmissão da mensagem) na comunicação.
Significado da palavra Redundante
O que é redundância em um texto?
O texto redundante, assim como na oralidade, é aquele que utiliza muitas frases para expressar uma ideia que já ficou explícita no discurso, que traz repetição e excesso de palavras para passar uma única mensagem.
O que é omissão de redundância?
Uma redundância é uma repetição desnecessária de ideias, também chamada de pleonasmo vicioso ou tautologia. As redundâncias são usadas frequentemente em linguagem cotidiana, mas são um vício de linguagem, contribuindo para o empobrecimento do discurso.
O que é pleonasmo e exemplos?
É uma redundância, a repetição de palavras apenas para reforçar a ideia expressa. Por exemplo: “descer para baixo”, “subir para cima”, “sair para fora”.
O que é um paradoxo exemplo?
Relacionado com a antítese, o paradoxo é uma figura de linguagem que consiste no emprego de palavras que, mesmo opostas no sentido, vão se fundir num mesmo enunciado. ... Alguns exemplos de paradoxo como figura de linguagem são: "O nada é tudo", "Eu estou cheio de me sentir vazio", "O silêncio é o melhor discurso".
O que é ambiguidade é um exemplo?
A ambiguidade, também chamada de anfibologia, é a duplicidade de sentidos numa mesma sentença. Neste caso, quando seu uso é intencional, a ambiguidade é considerada uma figura de linguagem. ... Exemplo: Adoro meu vizinho, mas o cachorro não para de ladrar.
O que é um arquivo redundante?
Os arquivos duplicados ocupam mais memória de seu smartphone do que é necessário. Sejam eles enviados a você pelos vários grupos em aplicativos de mensagem que viralizam imagens e vídeos, ou até mesmo salvos repetidamente por você por algum motivo.
Qual é o significado da palavra abrange?
1. Compreender, encerrar. 2. Tornar-se extensivo a.
O que quer dizer a palavra relutante?
adjetivo Que resiste, reluta, não aceita; obstinado, teimoso: mostrou-se relutante em aceitar as novas propostas da empresa. Etimologia (origem da palavra relutante). A palavra relutante deriva do latim reluctans,antis, como particípio do verbo latino “reluctari", com o sentido de lutar contra, de resistir.
É errado usar redundância?
No geral, a redundância deve ser evitada, pois pode passar a impressão de que o texto está fraco e vazio, por ficar dando voltas na mesma conclusão.
Como identificar uma redundancia?
Ocorre redundância quando, numa frase, repete-se uma ideia já contida num termo anteriormente expresso. Assim, as construções redundantes são aquelas que trazem informações desnecessárias, que nada acrescentam à compreensão das mensagens.
Quais são os tipos de redundância?
- Duplicação de dados. ...
- Duplicação de sistemas. ...
- Duplicação de redes. ...
- Duplicação do data center. ...
- Duplicação de infraestrutura física. ...
- Aumenta a disponibilidade dos serviços. ...
- Não interrompe a geração de receitas. ...
- Reduz as paralisações das operações.
O que é paradoxo Cite 3 exemplos em frases?
Exemplos de frases com paradoxo
Já estou cheio de me sentir vazio. (Renato Russo) A novidade que seria um sonho/O milagre risonho da sereia/virava um pesadelo tão medonho. (Gilberto Gil)
O que é gradação é um exemplo?
Gradação é uma figura de linguagem, relacionada com a enumeração, onde são expostas determinadas ideias de forma crescente (em direção a um clímax) ou decrescente (anticlímax). ... Exemplos como figura de linguagem: Dei um passo, apressei-me, corri.
O que é metalinguagem e exemplos?
A metalinguagem nada mais é do que a preocupação do emissor totalmente voltada ao próprio código que está sendo utilizado. ... Exemplo de metalinguagem: um quadrinho em que um personagem fala sobre o balão, forma característica da linguagem dos quadrinhos.
Quando ocorre um pleonasmo?
De origem grega, polys – pleon – pleonasein (muito), pleonasmo significa redundância. Esse vício de linguagem acontece quando palavras redundantes são utilizadas sem função, uma vez que o sentido da mensagem já foi alcançado antes com a apresentação de outras palavras.
Quando usar o pleonasmo?
O pleonasmo é um recurso linguístico que utiliza a repetição de um termo ou de uma ideia para dar maior ênfase ou clareza. Dependendo do contexto e da intenção do falante, o pleonasmo pode configurar uma figura de linguagem ou um desvio da norma padrão.
O que é Assonancia e exemplos?
São elas a aliteração e a assonância. Enquanto a assonância é a repetição de vogais, a aliteração é a repetição de consoantes. Para clarificar melhor, veja abaixo os exemplos: ... Assonância: “Minha foz do Iguaçu/Pólo sul, meu azul/Luz do sentimento nu (Djavan) – repetição da vogal “u”.
O que é omissão de termos?
Figura de linguagem que utiliza a omissão do termo na oração
A elipse é uma figura de linguagem que ocorre com a omissão de um termo que pode ser subentendido no texto. A expressão omitida não interfere na compreensão da mensagem e mesmo sem está explícita ela pode ser percebida como parte da oração.
O que é omissão do verbo exemplos?
Levamos uvas, maças, peras e pêssegos para enfeitar a mesa do jantar. Usa-se a vírgula para marcar elipse (omissão) do verbo: Eles querem comida; nós, arte.
Como evitar a redundância?
Basicamente, para evitar a redundância, basta apenas não dizer a mesma coisa duas vezes ou mais em uma mesma sentença. Não é possível “encarar” de costas ou de lado, por exemplo, então, é desnecessário dizer que alguém “encarou de frente” um problema, já que a palavra “encarar” já significa olhar de frente.
Quais são as características do neoliberalismo?
Quanto custa consulta no veterinário?