Quais foram os principais resultados da Revolução Inglesa?

Perguntado por: Joana Assunção Macedo  |  Última atualização: 27. April 2024
Pontuação: 4.9/5 (65 avaliações)

A Revolução Inglesa (ou Revoluções Inglesas) foi o resultado de movimentos políticos e sociais que ocorreram entre os anos de 1640 e 1688 na Inglaterra. Resultou no fim do absolutismo nesse país e na implantação de uma monarquia parlamentar, regime no qual o rei está submetido ao parlamento.

Quais são as principais consequências da Revolução Inglesa?

A Revolução Inglesa abriu espaço para o fortalecimento do poder político da burguesia, favorecendo o desenvolvimento do capitalismo e dando condições para a realização da Revolução Industrial no século XVIII. Além disso, ela deu a base para o parlamentarismo que existe até hoje na Inglaterra.

Quais os principais acontecimentos que marcaram a Revolução Inglesa?

Podemos dividir o processo histórico da Revolução Inglesa em quatro fases principais:
  • Revolução Puritana e a Guerra Civil;
  • República de Oliver Cromwell;
  • Restauração da dinastia dos Stuart;
  • Revolução Gloriosa.

Quais foram as principais causas da Revolução Inglesa?

Causas da Revolução Inglesa

Concentração do poder pela nobreza, representada pela dinastia Stuart; Disputa por maior poder político pela burguesia puritana; Descontentamento social da pequena burguesia e do campesinato; Disputas religiosas de fundo entre católicos e protestantes.

Qual foi o resultado da Revolução Gloriosa?

A Revolução Gloriosa determinou o fim da monarquia absolutista na Inglaterra e o predomínio do Parlamento. A Europa assistia à formação de uma monarquia constitucional, ou seja, o rei poderia permanecer no trono, mas com poderes reduzidos.

REVOLUÇÕES INGLESAS | QUER QUE DESENHE | DESCOMPLICA

26 questões relacionadas encontradas

Quais foram os resultados imediatos das chamadas revoluções inglesas transcorridas entre 1640 e 1688?

Questão As chamadas “revoluções inglesas”, transcorridas entre 1640 e 1688, tiveram como resultados imediatos. a proclamação dos Direitos do Homem e do Cidadão e o fim dos monopólios comerciais. o surgimento da monarquia absoluta e as guerras contra a França napoleônica.

Quem liderou a Revolução Inglesa?

Liderada por Oliver Cromwell, a Revolução Puritana levou a burguesia ao poder político na Inglaterra, instaurando ainda uma efêmera República. A Revolução Puritana, ocorrida na Inglaterra entre 1641 e 1649, originou pela primeira vez a constituição de uma República (1649-1658) em solo inglês.

Quais são as principais consequências da Revolução Industrial?

As principais consequências da Revolução Industrial foram as novas relações de trabalho; a consolidação do capitalismo; a industrialização dos países; a expansão do imperialismo; o exodo rural e a urbanização; os avanços nos campos da medicina, do transporte e das telecomunicações; o aumento da capacidade produtiva e ...

Por que a Revolução Gloriosa recebeu esse?

O estopim para que o Parlamento se voltasse contra o rei foi o nascimento de seu filho, Jaime Eduardo. O nascimento do herdeiro do rei tornava eminente o risco de que o poder na Inglaterra fosse perpetuado em uma dinastia católica. Desse modo, o Parlamento resolveu agir e começou a conspirar pela derrubada do rei.

Por que decidiram decapitar o rei?

Carlos foi julgado, condenado e executado por alta traição em janeiro de 1649. A monarquia foi abolida e a Comunidade da Inglaterra foi estabelecida em seu lugar como uma república.

Quais as principais consequências das revoluções inglesas do século XVII?

A mudança de organização político social é uma das mais profundas marcas das Revoluções Inglesas. Esse movimento aconteceu durante o século XVII e culminaram na ascensão da burguesia e na criação da monarquia parlamentarista que perdura na Inglaterra até os dias atuais.

O que a Revolução Inglesa defendia?

os diggers, que defendiam a realização da reforma agrária e uma distribuição de terras para o desenvolvimento da agricultura; e. os levellers, que defendiam a prática da religião católica de forma livre, bem como a igualdade jurídica.

Quantos anos durou o processo revolucionário inglês?

Processo que durou cerca de quarenta e sete anos (1642-1689) e que marcou o fim da monarquia absolutista, a revolução inglesa ou revolução puritana pode ser considerada como um dos principais marcos da história da Inglaterra.

Onde começou a Revolução Inglesa?

A Revolução Inglesa (ou Revoluções Inglesas) foi o resultado de movimentos políticos e sociais que ocorreram entre os anos de 1640 e 1688 na Inglaterra. Resultou no fim do absolutismo nesse país e na implantação de uma monarquia parlamentar, regime no qual o rei está submetido ao parlamento.

O que Oliver Cromwell defendia?

General e político inglês, nasceu em 1599 e morreu em 1658. Destacou-se pela defesa do Puritanismo, foi um dos mais obstinados adversários do rei Carlos I, que ajudou a depor, e proclamou a república em 1649, tornando-se o homem mais poderoso de Inglaterra.

Quem eram os antagonistas na Revolução Inglesa?

A Revolução Puritana foi um conflito ocorrido entre o Parlamento inglês e o rei Carlos I, resultando na abolição do absolutismo da Inglaterra. Oliver Cromwell liderou as tropas do Parlamento durante a Revolução Puritana e organizou seus soldados pelo mérito, e não por títulos de nobreza.

Qual foi o grupo social mais beneficiado com a Revolução Inglesa?

Na área econômica, a revolução garantiu a consolidação do poder da burguesia na Inglaterra e a presença maior de seus representantes no Parlamento. Dessa forma, foram criadas leis que beneficiaram a burguesia e abriram espaço para a instalação das primeiras indústrias em território inglês.

Como Cromwell chegou ao poder?

Cromwell participou da captura do rei Carlos I e da instauração de seu julgamento. Com a condenação do rei à morte, em 1649, e sua posterior decapitação, o Parlamento inglês passou a controlar o poder na Inglaterra, abolindo a monarquia e instaurando a República, ou Commomwealth.

Qual é o significado da Revolução Gloriosa?

A Revolução Gloriosa foi um movimento contra o poder absolutista de Jaime II. Ao fortalecer os católicos, o rei entrou em confronto com o Parlamento, que defendia a formação de uma monarquia constitucional e praticante do puritanismo, ou seja, da religião calvinista.

E assim de enorme significado que Hobbes?

É, assim, de enorme significado que Hobbes, também em suas obras históricas posteriores, de modo algum abandona essa pretensão explanatória da historiografia, mas antes a sustenta completamente.

Qual o nome das duas revoluções que ocorreram no século XVII na Inglaterra Assinale a alternativa correta de acordo com o texto teórico estudado?

Resposta. Explicação: puritana, foi a revolução burguesa contra o coroa, para distituir do poder a monarquia e dar poder politico aos burgos. gloriosa: garantiu direitos aos burgueses com a Declaração de Direitos de 1689 (Bill Of Rights).

Artigo anterior
Quem é a mãe do Nagato?
Artigo seguinte
O que são seres endêmicos?