Quais as principais características do PPP?

Perguntado por: Adriana Figueiredo de Gonçalves  |  Última atualização: 13. März 2022
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Construindo o Projeto Político Pedagógico
Garantia do acesso e permanência, com sucesso, do aluno na escola; Gestão democrática; Valorização dos profissionais da educação; Qualidade do ensino; Organização e integração curricular; Integração escola/família/comunidade; Autonomia.

Quais as principais características de um PPP?

Dessa forma, o Projeto Político Pedagógico deve ser completo e flexível, abordando os seguintes aspectos:
  • Missão;
  • Clientela;
  • Dados sobre a aprendizagem;
  • Relação com a família;
  • Recursos;
  • Diretrizes pedagógicas;
  • Plano de ação.

Quais são os principais objetivos do PPP?

Em essência, o Projeto Político Pedagógico (PPP) é o instrumento orientador da ação educativa escolar. Ou seja, reúne as ideias e decisões assumidas pela instituição de ensino relacionadas às opções educativas e à organização da escola, definindo e assegurando a identidade da instituição e suas finalidades educativas.

Quais são os princípios do PPP?

De acordo com Veiga (1991, p. 82), os princípios do PPP são: igualdade, qualidade, gestão democrática, liberdade/autonomia e valorização do magistério. Esses possuem um caráter permanente e fundamentado nas ações pedagógicas.

Quais são os três momentos do PPP?

Assim, a construção do PPP é marcada por três atos distintos: a) O primeiro, ato situacional que descreve a realidade da escola; b) Ato Conceitual que explana sobre a relação sociedade-homem que almeja formar; c) Ato Operacional que são ações sendo operacionalizadas.

CARACTERÍSTICAS DO PPP

39 questões relacionadas encontradas

É um dos princípios norteadores da autonomia escolar?

O princípio da liberdade está sempre associado à ideia de autonomia. - Valorização do profissional da escola é um principio central na discussão do projeto político pedagógico.

Quais são os objetivos da educação inclusiva?

Uma educação inclusiva integra os alunos com necessidades especiais, em escolas regulares, por meio de uma abordagem humanística. Essa visão entende que cada aluno tem suas particularidades e que elas devem ser consideradas como diversidade e não como problema.

Qual a importância do PPP para o ambiente escolar?

É por meio do PPP que a escola define e articula quais conteúdos serão ensinados e como, a partir da realidade social, cultural e econômica em que está presente. Assim, deve ser construído de acordo com as especificidades de cada escola e ser flexível para atender as demandas específicas dos alunos.

Qual a finalidade do PPP dentro da gestão democrática escolar?

Numa perspectiva de gestão democrática, o processo de elaboração e execução do PPP possibilita à escola organizar seu processo pedagógico de forma participativa, envolvendo todos os atores do processo educacional, na busca de soluções para os problemas inerentes à gestão pedagógica.

Qual a importância do PPP no sentido de efetivar uma gestão Democrático-participativa na escola PDF?

O projeto político-pedagógico auxilia na função instrutiva da escola, de modo que, orienta não só o que deve ser feito, mas como fazer para que toda a comunidade de alunado cresça no processo de aprendizagem, cooperando com a instituição escolar e somando valores juntamente com toda comunidade.

Quais são os princípios norteadores da gestão escolar?

I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o Page 10 pensamento, a arte e o saber; III - pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas; IV - respeito à liberdade e apreço à tolerância; V - coexistência de instituições ...

Qual o princípio da gestão escolar democrática participativa?

O conceito de gestão escolar democrática participativa dá conta de uma participação ativa e efetiva de todos que fazem parte da escola – pais, alunos, funcionários, professores, diretor escolar e toda a comunidade do entorno – que desejem uma escola eficiente e eficaz em seu processo de ensino-aprendizagem, na tomada ...

Quais são os tipos de gestão escolar?

Veja quais são eles:
  • Gestão pedagógica da escola. Esse é o pilar mais importante de todos. ...
  • Gestão administrativa da escola. ...
  • Gestão financeira da escola. ...
  • Gestão de recursos humanos da escola. ...
  • Gestão da comunicação da escola. ...
  • Gestão de tempo e qualidade do ensino.

Quais os tipos de gestão escolar seus objetivos e procedimentos?

A Gestão Escolar envolve vários setores. Entre eles, podemos citar quatro áreas principais: Gestão Pedagógica, Gestão Administrativa, Gestão Financeira e Gestão de eficiência. Elas precisam estar em constante sintonia para o bom funcionamento da instituição.

Quais são os tipos de gestão que existem?

Saiba quais são os principais tipos de gestão:
  • Gestão democrática;
  • Gestão meritocrática;
  • Gestão com foco em resultados;
  • Gestão com foco em processos;
  • Gestão autoritária ou autocrática;
  • Gestão por cadeia de valor;
  • Gestão por desempenho;
  • Gestão comportamental;

Quais são as três dimensões da gestão escolar?

As dimensões da gestão escolar que dizem respeito à organização escolar são:
  1. Planejamento e organização do ambiente de trabalho escolar. ...
  2. Monitoramento de processos e avaliação de resultados educacionais. ...
  3. Gestão de resultados educacionais.

O que é a gestão participativa na escola?

A gestão escolar participativa é um exercício de cidadania que possibilita ao coletivo escolar (pais, alunos, funcionários, professores) participar nos processos decisórios que acontecem no interior da escola.

O que é concepção Democrático-participativa?

Na concepção democrático-participativa, segundo Libâneo (2004, p. 101), “o processo de tomada de decisão se dá coletivamente participativamente”.

Como deve ser uma gestão democrática e participativa?

Numa gestão democrática é entendido que para ela acontecer é preciso que haja a participação de forma coletiva de todos os envolvidos no processo educacional, é necessário também que possua gestores capacitados e compromissados com o processo de ensino e aprendizagem, que tenha capacidade para planejar e delegar ...

Quais são as características da gestão escolar na perspectiva da gestão democrática?

Algumas características da gestão escolar democrática são o compartilhamento de decisões e informações, a preocupação com a qualidade da educação e com a relação custo-benefício, a transparência e fatores que são operacionalizados por instâncias colegiadas, tais como os conselhos escolares.

O que é o PPP e qual a importância desse documento para o ambiente escolar PDF?

O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um instrumento que reflete a proposta educacional da instituição de ensino. Também conhecido apenas como projeto pedagógico, é um documento que deve ser produzido por todas as escolas, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

Qual a pertinência do PPP com a gestão escolar?

Com um projeto político pedagógico bem estruturado, a escola ganha uma identidade clara, e a equipe, segurança para tomar decisões. E, a partir disto, a gestão se torna cada vez mais democrática, com a participação efetiva de toda a comunidade escolar na sua elaboração e execução.

Qual a importância do projeto político pedagógico para a escola que assume uma postura inclusiva?

Sua importância, entre outros aspectos, reside no fato da escola gerir suas ações com base num diagnóstico de sua realidade educacional, de modo que, a partir desse conhecimento, a comunidade escolar possa coletivamente identificar suas dificuldades com vistas a propor soluções.

O que é projeto político pedagógico inclusivo?

Previsto pela Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva, o AEE é uma forma de garantir que o educando com deficiência tenha acesso a um conjunto de apoios e de recursos que minimizem as dificuldades enfrentadas com base em sua deficiência.

O que é projeto pedagógico inclusivo?

Prevista na Política Nacional de Educação Especial, a educação inclusiva constitui uma “ação política, cultural, social e pedagógica, em defesa do direito de todos os estudantes de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação”.

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