Qual seria o Estado ideal para Rousseau?

Perguntado por: Jéssica Maia  |  Última atualização: 1. Mai 2022
Pontuação: 4.5/5 (45 avaliações)

Rosseau percebeu que a busca pelo bem-estar seria o único móvel das ações humanas e, da mesma, em determinados momentos o interesse comum poderia fazer o indivíduo contar com a assistência de seus semelhantes.

O que seria o Estado ideal para Rousseau?

Como o objetivo de Rousseau é encontrar o fundamento do estado civil, onde a liberdade é preservada, é necessário que haja uma lei em que o homem continue a ser livre. As leis, portanto, têm que ser expressão da vontade do homem, vontade do corpo político.

Qual forma de governo Rousseau defendia?

Rousseau, por outro lado, defende a democracia participativa, direta, afirmando que "Na verdade, as leis são as condições da associação civil. O povo submetido às leis deve ser o seu autor, só aos que se associam cabe reger as condições da sociedade" (Rousseau, 1995:99).

Qual o modelo de democracia para Rousseau?

A definição adotada por ele no Do Contrato Social torna democracia representativa uma expressão sem sentido. A democracia significava então o exercício do governo do Estado pelo próprio povo, sem a transferência desse poder a representantes.

Qual é a função do governante para Rousseau?

O povo passa a ser o soberano e o governante (monarca ou administrador eleito) restringe-se à função de agente do soberano. Rousseau torna-se, desta forma, um dos maiores defensores da democracia, forma de governo segundo a qual o poder político deve estar integralmente nas mãos do povo.

RESUMO DE FILOSOFIA: JEAN-JACQUES ROUSSEAU | Prof. Leandro Vieira

19 questões relacionadas encontradas

Quais foram as principais ideias de Rousseau?

Principais Ideias

Rousseau era a favor do “contrato social”, forma de promover a justiça social que dá nome a sua principal obra. Apregoava que a propriedade privada gerava a desigualdade entre os homens. Segundo ele, os homens teriam sido corrompidos pela sociedade quando a soberania popular tinha acabado.

Quais foram as principais ideias de Jean Jacques Rousseau em sua obra O contrato social?

Rousseau afirmava que a liberdade natural do homem, seu bem-estar e sua segurança seriam preservados através do contrato social. Jean Jacques Rousseau (1712-1778) foi um importante intelectual do século XVIII para se pensar na constituição de um Estado como organizador da sociedade civil assim como se conhece hoje.

Quais as obras e ideias de Rousseau?

Obras principais:
  • - Discurso Sobre as Ciências e as Artes (1750) - ensaios.
  • - Discurso Sobre a Origem da Desigualdade Entre os Homens (1755) - ensaio.
  • - Do Contrato Social (1762) - obra sobre política.
  • - Emílio, ou da Educação (1762) - obra sobre educação.
  • - Os Devaneios de um Caminhante Solitário (1782) - autobiografia.

Quais foram as principais obras e ideias de Thomas Hobbes?

As principais obras de Thomas Hobbes são: De Cive: primeira parte de uma trilogia composta por livros que falam sobre a condição humana em seu estado natural, por meio da liberdade, a religião e o governo. De Corpore: a segunda parte de sua trilogia é um livro que envolve Filosofia e Ciências Naturais.

O que é o novo contrato social em Rousseau?

O pacto em sua essência visa fundar a base do poder político no consenso. Em Rousseau, esse pacto se realiza quando todos abdicam igualmente de sua liberdade natural – que para ele é uma liberdade instável.

Qual é o tipo de governo legitimado no verdadeiro contrato social proposto por Rousseau?

Rousseau preconiza, portanto, a democracia direta ou participativa, mantida por meio de assembleias frequentes de todos os cidadãos. Enquanto soberano, o povo é ativo e considerado cidadão.

Quais eram as principais características do Estado Democrático Estado civil de Rousseau?

Jean-Jacques Rousseau, filósofo contratualista. Jean-Jacques Rousseau, no livro Do contrato social, aponta que o pacto entre indivíduos, para além de conferir a mediação dos conflitos a um ente moderador, deveria alcançar um consenso que permitisse chegar-se a um bem comum.

Qual a contribuição de Jean Jacques Rousseau 1712 1778 para o entendimento sobre a democracia?

Rousseau propunha uma vida familiar com simplicidade, no plano político, uma sociedade baseada na justiça, igualdade e soberania do povo presente na obra “O Contrato Social”, objeto desta pesquisa. Sua teoria da vontade geral, referida ao povo, foi fundamental na Revolução Francesa (1789).

Por que Rousseau é considerado teórico da democracia Quais são as críticas a seu pensamento político?

O autor suíço repele a representação política, por considerar que a soberania, que é o exercício da vontade geral, que se expressa através da lei, não pode ser alienada ou transferida e, por isso, não pode ser representada.

Artigo anterior
Quais são os setores públicos?
Artigo seguinte
Como se preparar um dia antes de uma prova?