O que significa trespasse em portugal?

Perguntado por: Ângelo Freitas de Fonseca  |  Última atualização: 7. Februar 2022
Pontuação: 4.2/5 (42 avaliações)

O trespasse consiste na passagem de um bem de uma pessoa para outra. Em termos comerciais, este processo materializa-se num contrato que visa transferir um estabelecimento comercial ou industrial de um proprietário para outro.

O que é um contrato de trespasse?

O contrato de trespasse regulamenta a compra e venda de um estabelecimento comercial. É um documento usado no Direito Empresarial para fazer a transferência de titularidade de um estabelecimento para outra pessoa.

O que é um trespasse de um estabelecimento comercial?

O contrato de trespasse é o documento pelo qual se transfere a titularidade do estabelecimento em seu todo para uma outra pessoa, ou seja, o contrato de trespasse nada mais é que um contrato que regulamenta a compra e venda do estabelecimento comercial.

O que significa trespassar um negócio?

É o negócio jurídico pelo qual se transmite um estabelecimento comercial, em sua integralidade, ou seja, transfere- se o direito de propriedade sobre o estabelecimento.

Como comprar um ponto comercial?

6 coisas que você precisa saber antes de comprar/vender um estabelecimento comercial!
  1. 1ª. Averbação do Contrato no Cartório de Registro de Empresas. ...
  2. 2ª. Publicação do Contrato na Imprensa Oficial. ...
  3. 3ª. Comunicação aos credores. ...
  4. 4ª. Concorrência. ...
  5. 5ª. Contratos existentes ao tempo da venda. ...
  6. 6ª. ...
  7. Conclusão.

O que é Trespasse em Portugal ?

44 questões relacionadas encontradas

O que devemos saber antes de comprar um ponto comercial?

Avalie também se o ponto está localizado em um local de fácil acesso ao mercado. Isto é, se existem estacionamentos, linhas de ônibus ou qualquer outro meio de transporte utilizado por seu público. A ausência de barreiras urbanas é importante, pois facilita a circulação de pessoas.

O que é comprar ponto comercial?

Passar o ponto comercial é transferir os bens corpóreos do local, em parte ou em sua totalidade. É possível passar apenas o lugar físico, ou por exemplo, somar a isso a mobília, os utensílios, os equipamentos e demais bens que compõem o estabelecimento.

Como se faz um trespasse?

O trespasse deve ser concretizado através de um contrato escrito sem necessidade de se realizar uma escritura pública. Este documento deve conter a identificação do vendedor e do comprador do trespasse, bem como o custo total do mesmo e a forma de pagamento.

O que é o contrato de trespasse explique suas características?

Trata-se de um contrato oneroso de alienação/transferência do estabelecimento empresarial. O trespasse acarreta a transferência do conjunto de bens organizados pelo alienante ao adquirente, para que este, no lugar do primeiro, prossiga com a exploração da atividade empresarial. ...

O que significa o termo trespasse e quais as consequências?

O trespasse é a transferência do estabelecimento do patrimônio do empresário alienante que é o trespassante, para o patrimônio do empresário que esta adquirindo que é o trespassário. O estabelecimento empresarial por integrar o patrimônio do empresário, é também, garantia dos seus credores. ...

Quais os efeitos do registro do contrato de trespasse de estabelecimento comercial?

O contrato de trespasse produzirá efeitos entre as partes (alienante e adquirente) mesmo que não seja averbado na junta comercial, contudo para que venha a produzir efeitos perante terceiros deverá ser averbado na Junta Comercial e publicado na imprensa oficial, conforme disciplina o art. 1.144 do Código Civil.

Qual o objeto da venda no trespasse?

Essa operação é conhecida como trespasse e tem como objeto a transferência do conjunto de bens organizados pelo alienante ao adquirente, para que este último prossiga com a exploração da atividade empresarial e assuma os clientes e os contratos celebrados anteriormente pelo alienante.

Quais são os requisitos do trespasse?

Para a configuração do trespasse, há condições que devem ser observadas, tais como: venda do estabelecimento em um todo, averbação junto ao Registro Público de Empresas, publicação na imprensa oficial, entre outros.

Quem são as partes no contrato de trespasse?

Houve uma transferência da titularidade do estabelecimento, mas se um sócio vender suas cotas, a titularidade continua sendo anterior, são efeitos jurídicos distintos. No Trespasse, temos duas figuras: O Alienante quem vende e o Adquirente, o que está comprando.

Quanto custa um contrato de trespasse?

Para fazer essa alteração é necessário o contrato de trespasse. Com o mesmo motivo, existe a necessidade da publicação do trespasse na imprensa oficial, indicando, pelo menos, o comprador, o vendedor, o estabelecimento e a data. No estado de São Paulo, essa publicação custa cerca de 2 mil reais.

Qual contrato não tem sub rogação automática com o trespasse?

A exceção são os contratos personalíssimos, como o contrato de locação que não admite a sub-rogação automática. Neste caso, as partes contratantes devem ajustar a cessão contratual.

O que é trespasse irregular?

O contrato de trespasse não pode excluir ou limitar a responsabilidade do empresário adquirente pelas dívidas do estabelecimento empresarial adquirido. O art. 1.146 do Código Civil não admite exceção, tem natureza cogente, não havendo espaço para a autonomia de vontade das partes restringir os interesses dos credores.

Quais são os requisitos exigidos para eficácia plena do contrato de trespasse envolvendo usufruto e arrendamento?

Como visto acima, para que tenha validade perante terceiros, o trespasse, arrendamento ou usufruto do estabelecimento deve estar devidamente registrado perante os órgãos competentes, bem como, é imperioso que se dê publicidade ao negócio realizado, através da publicação na imprensa oficial.

Como funcionam as responsabilidades quando ocorre o trespasse Existe algum prazo Como funciona?

No caso da responsabilidade por transferência, decorrido o lapso temporal de um ano, conforme contagem prevista acima, o alienante liberar-se-á da responsabilidade pelos débitos anteriores ao trespasse, passando o adquirente a ser o único responsável pelo seu pagamento.

O que é a cláusula de não concorrência no direito empresarial?

Para que sejam aceitas pelo direito da concorrência, essas cláusulas devem se mostrar necessárias e estar diretamente relacionadas com a viabilização do negócio adquirido pelo comprador, que é a verdadeira finalidade dessa espécie de convenção.

Quais as cautelas necessárias para que o contrato de trespasse produza efeitos em relação a terceiros?

Uma peculiaridade do contrato de trespasse é que, para que este contrato possa produzir efeito perante terceiros, o mesmo deverá ser: averbado à margem da inscrição do empresário, ou da sociedade empresária, no Registro Público de Empresas Mercantis, e, além disso, publicado na imprensa oficial.

Qual a responsabilidade do alienante e do adquirente no contrato de trespasse?

Por força do contrato de trespasse, o alienante (vendedor) se obriga a transferir o domínio do estabelecimento (todos os bens que servem à atividade empresarial) e o adquirente (comprador) se obriga a pagar o preço avençado, assumindo, também, outros ônus, por imposição legal, que comentaremos adiante com mais detalhes ...

É permitido vender ponto comercial?

Mesmo que o imóvel não seja de propriedade do dono do negócio, isto é, seja alugado para fins comerciais, por lei, ele tem assegurado o direito ao ponto comercial. Ao optar por passar o ponto comercial, a transação se dá de forma imobiliária.

Qual a diferença entre vender a loja e passar o ponto?

Para entender melhor as diferenças, confira o que significa cada passo desse tipo de negociação: Vender a empresa – negociar todos os bens, inclusive o seu ponto comercial, para um novo dono. ... Passar o ponto comercial – negociar a loja física da empresa, mas manter a marca sob sua posse.

O que você deve fazer antes de escolher um local para comprar um produto?

8 perguntas importantes antes de escolher um ponto comercial
  1. Quantas pessoas circulam diariamente pelo local, e quanto costumam gastar por cada produto ou serviço nessa região? ...
  2. Como agem outros comerciantes da região? ...
  3. Existem restrições legais ou de infraestrutura? ...
  4. Qual o nível de desenvolvimento da região?

Artigo anterior
Qual é o limite do cartão PicPay?
Artigo seguinte
Qual é a melhor maneira de consumir ovos?