Qual recurso para despacho de mero expediente?
Perguntado por: Vanessa Kyara Andrade de Azevedo | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.7/5 (48 avaliações)
DESPACHO DE MERO EXPEDIENTE - NEGATIVA DE SEGUIMENTO AO AGRAVO - RECURSO CABÍVEL. Em se tratando de despacho de mero expediente, não cabe o recurso de agravo de instrumento, mas, nesse caso, há expressa previsão de recurso de agravo interno, devendo ser anulado o acórdão para exame do mérito.
Qual o recurso para despacho de mero expediente?
DESPACHO DE MERO EXPEDIENTE. NÃO CABE RECURSO. 1. É insuscetível de agravo de instrumento o ato judicial que não resolve "questão incidental" ( CPC , arts.
É incabível recurso contra despacho de mero expediente?
893 a 901, CLT) Um dos atos NÃO recorríveis é o “Despacho” de mero expediente. Ele não tem recurso pois não é decisório. Em regra, as Decisões Interlocutórias também não têm recurso conforme art.
O que acontece depois do despacho de mero expediente?
É comum que depois de uma decisão de mero expediente sejam utilizadas duas expressões: "cumpra-se" ou "intime-se". O "cumpra-se" é uma ordem do juiz para que a decisão ou movimentação ordenada por ele seja cumprida.
É possível recorrer de despacho?
[1] Art. 504. Dos despachos não cabe recurso.
PROFERIDO DESPACHO DE MERO EXPEDIENTE
Qual recurso para despacho?
A 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça decidiu que é possível interpor recurso de Agravo de Instrumento contra ato de juiz, independentemente do nome dado ao provimento jurisdicional — se despacho ou decisão interlocutória —, bastando que possua conteúdo decisório capaz de gerar prejuízo às partes.
Como contestar um despacho?
- Manifestação de inconformidade, junto com a documentação que comprova as justificativas alegadas, devidamente assinada;
- Documento de identificação oficial do contribuinte;
- Documento de identificação oficial do representante legal, se for o caso;
Qual é o prazo para responder um despacho de mero expediente?
2 dias. Inteligência do artigo 189 do CPC.
O que vem depois de publicado despacho?
Concluso para despacho é um termo jurídico muito usado e quer dizer que o processo encontra-se pronto em uma determinada fase e está com o juiz e ele vai determinar qual o próximo passo, ou seja, qual a movimentação administrativa que o processo deva seguir e ser encaminhado de forma correta para que o mesmo chegue ao ...
O que vem depois de proferido despacho?
Agora veremos o que vem depois de proferido despacho, cumpra-se despacho. Após essa movimentação no processo, quer o que virá depois é a determinação do juiz. Desta forma, se a determinação que foi despachada for a sentença final, a decisão deverá ser cumprida.
Qual o recurso a ser interposto no despacho saneador?
RECURSO CABÍVEL. Reconhecida a ilegitimidade passiva da instituição bancária, mediante despacho saneador, a irresignação da parte deve ser manifestada através do recurso de Agravo de Instrumento, na medida em que pendente de apreciação pelo juízo singular, a pretensão da parte autora em relação ao ente federativo.
Pode agravar de despacho?
O agravo de instrumento só pode ser apresentado contra decisão interlocutória, nunca contra despacho ordinário, conforme determina o artigo 1.015 do Código de Processo Civil de 2015.
Qual recurso cabível contra decisão interlocutória?
O que cabe contra decisão interlocutória? Podem ser interpostos contra decisões interlocutórias: agravo interno e de Instrumento.
Qual recurso propicia o recurso adesivo?
2 – Qual recurso abaixo propicia o recurso adesivo? A resposta certa é a letra a. Podem ensejar o recurso adesivo apenas quatro recursos: apelação, embargos infringentes, recurso especial e o recurso extraordinário (art. 500, II, do CPC).
O que é recurso de agravo inominado?
AGRAVO INOMINADO. DECISÃO QUE NEGA SEGUIMENTO A RECURSO DE AGRAVO DE INSTRUMENTO MANIFESTAMENTE INADMISSÍVEL.
Quando é cabível o agravo de instrumento?
Assim, é cabível o recurso de agravo de instrumento contra a decisão interlocutória que apreciar a decadência ou a prescrição, com fundamento no inciso II do art. 1.015 do CPC (“mérito do processo”).
O que significa Publicado despacho no processo?
Publicado despacho intimação: ocorreu a publicação no Diário Oficial de um despacho do Magistrado (a). Com a publicação se dá a intimação das partes e é aberto o prazo para recorrer deste despacho.
O que quer dizer publicação de despacho?
Despachos – O CPC define como despachos todos os demais pronunciamentos do juiz praticados no processo, de ofício ou a requerimento da parte. Isso quer dizer que, nos despachos, o objetivo não é solucionar o processo, mas determinar medidas necessárias para o julgamento da ação em curso.
O que acontece quando a sentença é publicada?
1. A publicação da sentença ocorre quando o escrivão a recebe do juiz (CPP, art. 389; CPPM, art. 125, § 5º, II), independentemente de qualquer outra formalidade.
Quando um processo está concluso para despacho?
Sendo assim, conclusos para despacho significa dizer que que um processo se encontra na posse do juiz e pronto para ser analisado por este. Posteriormente, o juiz dará a sua decisão sobre qual será o próximo encaminhamento do caso.
Qual documento responde a um despacho?
Memorando/Memorando-Circular
Os despachos que a ele se seguem, portanto, devem ser dados no próprio documento e, na ausência de espaço, em folha de continuação. Se o texto for longo, usa-se folha de continuação, que não deve conter o brasão, apenas a identificação do órgão.
Como finalizar um despacho?
Exatamente como se verifica no ofício, a reserva de espaço para a assinatura, o nome e o cargo do signatário fazem parte da confecção final do despacho, conferindo-lhe tam- bém a necessária legitimidade. Também de forma centralizada, usa-se caixa-alta só para o no- me, sem negrito.
Como responder a uma petição?
Envie pelo correio ou entregue a via original da Resposta ao tribunal. advogados das outras partes ou a cada uma das outras partes se ele ou ela não tiver um advogado. Depois de protocolar sua Resposta no tribunal, você receberá um aviso pelo correio com a data em que deverá comparecer ao tribunal.
Quando cabe apelação?
A apelação é cabível contra sentenças proferidas pelo juízo de um processo em primeiro grau. É através dela que a parte irá atacar, impugnar e discordar da decisão do julgador durante a lide.
O que é uma apelação?
É decisão emanada do juiz de primeiro grau de jurisdição. Por intermédio da apelação, se busca obter a reforma total ou parcial da decisão impugnada, ou até sua invalidação.
Quando é cabível o mandado de segurança coletivo?
O que é o processo de estampagem?