Qual recurso contra recurso inominado?
Perguntado por: Yasmin Fabiana de Jesus | Última atualização: 30. Mai 2025Pontuação: 4.4/5 (74 avaliações)
Após o recurso inominado, a parte contrária será intimada para oferecer contrarrazões. Somente depois os autos serão remetidos para a Turma Recursal, que irá reanalisar o processo.
Qual recurso cabível de recurso inominado?
É cabível recurso extraordinário contra decisão proferida por juiz de primeiro grau nas causas de alçada, ou por turma recursal de juizado especial cível e criminal.”
Qual o recurso cabível contra decisão de turma recursal?
● Recurso extraordinário contra decisão de turmas recursais
Os acórdãos proferidos pelas Turmas Recursais dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais comportam impugnação por meio de recurso extraordinário.
O que vem depois da turma recursal?
O resultado final do julgamento feito pela turma recursal recebe o nome de acórdão.
Quando cabe recurso especial no Juizado Especial?
O RECURSO ESPECIAL só cabe contra decisão exclusivamente de 2.º grau de TRF e TJ (estadual) já o RECURSO EXTRAORDINÁRIO cabe de qualquer acórdão, inclusive de Juizado Especial Cível, que quando julga em 2.º grau, a junta do JEC julga o RECURSO INOMINADO, que tem como regra geral o efeito devolutivo.
JUNTADA DE PETIÇÃO DE RECURSO INOMINADO - O QUE SIGNIFICA? O QUE É? SAIBA MAIS.
Foi proferido o acórdão pela turma recursal quais prazos de recurso?
O prazo de 15 dias para reclamações sobre divergência entre turmas recursais do juizado especial estadual e a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) deve ser contado da publicação do acórdão que se pretende reformar, e não de outras decisões judiciais subsequentes.
Quais são os recursos cabíveis nos Juizados Especiais?
Atualmente, a Lei dos Juizados Especiais só admite recurso à Turma Recursal e embargos de declaração (esclarecimento de decisão tomada), e por isso a jurisprudência rejeita recurso adesivo em Juizado Especial.
Qual recurso cabível contra acórdão do Juizado Especial?
Nos Juizados Especiais Cíveis Federais pode ser manejado o recurso (inominado) contra sentença (art. 41 da Lei nº 9.099/1995 c/c art. 1º da Lei nº 10.259/2001), os embargos de declaração contra sentença ou acórdão (art.
Qual a segunda instância do Juizado Especial?
As Turmas Recursais fazem parte da seção judiciária (1ª instância), mas exercem, porém, o 2º grau de jurisdição (grau recursal), sendo compostas por juízes federais que julgam recursos oriundos dos juizados.
Quando é cabível o recurso especial?
Desse modo, terá cabimento o recurso especial quando a decisão recorrida (a) contrariar tratado ou lei federal, ou negar-lhes vigência, (b) julgar válido ato de governo local contestado em face de lei federal e (c) der a lei federal interpretação divergente da que lhe haja atribuído outro tribunal.
É possível recorrer de um acórdão?
Recursos: A parte insatisfeita com a decisão do acórdão pode buscar recursos legais. Isso geralmente envolve a apresentação de um recurso para um tribunal de instância superior, que revisará o caso e tomará uma nova decisão com base nos argumentos apresentados.
Qual a chance de ganhar um processo na turma recursal?
E, nas decisões das turmas recursais e turmas regionais de uniformização, mais de 70% são positivas para a pessoa autora da ação, com resultados de improcedência ou com sentença que confirma a decisão em primeira instância.
Quais recursos cabíveis contra acórdão?
- Veja o que diz a lei:
- Código de Processo Civil - Lei no 13.105, de 16 de março de 2015.
- Art. 994. São cabíveis os seguintes recursos:
- I - apelação;
- II - agravo de instrumento;
- III - agravo interno;
- IV - embargos de declaração;
- V - recurso ordinário;
O que vem depois das contrarrazões do recurso inominado?
Quando você protocola as contrarrazões de recurso, ele ficará concluso (processo está na sala do juiz) para que o juiz decida. Depois que o juiz elaborar a sentença, a autora da apelação (apelante) pode entrar com embargos de declaração, caso entenda que a decisão do magistrado foi omissa ou não muito clara.
Qual recurso cabível contra decisão que nega seguimento ao recurso inominado?
Assim, sobre o tema, a súmula da turma de uniformização dos juizados especiais do Distrito Federal: "Súmula nº 7, Cabe agravo de instrumento contra decisão que nega seguimento a recurso inominado, contra atos praticados nas execuções e no cumprimento de sentença, não impugnáveis por outro recurso, desde que fundado na ...
Qual a resposta ao recurso inominado no Juizado Especial?
Após a interposição do recurso e comprovação do preparo, a parte adversa será intimada e terá um prazo de 10 dias para apresentar as contrarrazões (resposta ao recurso).
Qual o próximo passo depois do recurso inominado?
O que vem depois do recurso inominado? Após o recurso inominado, a parte contrária será intimada para oferecer contrarrazões. Somente depois os autos serão remetidos para a Turma Recursal, que irá reanalisar o processo.
Como recorrer de acórdão de turma recursal?
Contra os acórdãos prolatados pela Turma Recursal somente podem ser interpostos: Embargos de declaração; Recurso extraordinário.
O que vem depois da segunda instância?
Na segunda instância, se as partes não concordarem decisão (acórdão), poderão ser apresentados novos recursos, desta vez para o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e para o Supremo Tribunal Federal (STF), mas estes caminhos ficam para a próxima!
Qual o prazo para interpor recurso extraordinário no Juizado Especial?
O prazo para a interposição do recurso extraordinário é de 15 dias – artigo 508 do CPC.
É cabível agravo de instrumento no Juizado Especial Cível?
11.5 - AGRAVO DE INSTRUMENTO – INADMISSIBILIDADE NO SISTEMA DE JUIZADOS ESPECIAIS CÍVEIS, É INADMISSÍVEL A INTERPOSIÇÃO DE AGRAVO CONTRA DECISÃO INTERLOCUTÓRIA, ANTERIOR, OU POSTERIOR À SENTENÇA.
É cabível agravo interno no Juizado Especial?
No âmbito dos Juizados Especiais, é cabível, no prazo de quinze dias, a interposição de agravo interno, a ser julgado pela Turma Recursal, contra a decisão monocrática que nega seguimento a recurso extraordinário, bem como a que determina o sobrestamento de recurso que versa sobre matéria submetida à sistemática da ...
O que acontece após a sentença no Juizado Especial?
Após a prolação da sentença, caso esta não seja cumprida voluntariamente, poderá o exequente solicitar seja o executado compelido judicialmente a satisfazer a obrigação que assumiu em sede de acordo, ou que lhe foi imposta por sentença condenatória. As sentenças proferidas no JECC serão nele executadas, conforme art.
Qual o prazo para apelação no Juizado Especial Cível?
42 da Lei n. 9.099/95: O recurso será interposto no prazo de dez dias, contados da ciência da sentença, por petição escrita, da qual constarão as razões e o pedido do recorrente. O prazo para apresentar contrarrazões também é de 10 dias, nos termos do art. 42, § 2º, da Lei n.
Quantas vezes se pode recorrer de uma sentença?
Quantas vezes se pode recorrer de uma sentença? É possível recorrer tantas vezes porque no Direito, toda e qualquer pessoa é considerada inocente até o trânsito em julgado da decisão (até ser julgado pelas 3 instâncias, caso recorrida). Isso é chamado de “princípio da presunção de inocência”.
Qual o melhor remédio cicatrizante?
O que estuda o serviço social?