O que são gerúndio exemplos?

Perguntado por: Luana Bárbara Miranda de Fonseca  |  Última atualização: 30. Januar 2022
Pontuação: 4.1/5 (27 avaliações)

Gerúndio é a forma nominal do verbo que indica continuidade. Assim, ele mostra o desenvolvimento de uma ação em andamento ou duradoura. Exemplos: Estou levando o bolo que você me encomendou.

O que é gerundismo e exemplos?

O gerundismo dá a ideia de um futuro em andamento, uma ação duradoura que não será finalizada nunca; já o gerúndio usado na forma adequada, dá ideia de uma ação em andamento. Exemplos de Gerundismo: Eu vou estar anotando. Vou estar providenciando os documentos.

Quais são os Gerundios?

O gerúndio é a palavra que expressa uma ação contínua e é uma das formas nominais do verbo assim como o particípio e o infinitivo. A origem o vocábulo vem do latim “gerundium”. O objetivo do gerúndio na língua escrita é justamente dar ao verbo a ideia de continuidade temporal.

Como identificar o gerúndio?

Gerúndio
  1. O gerúndio, assim como o particípio e o infinitivo, não faz parte de nenhum tempo ou modo verbal. ...
  2. Simples: indica uma ação que ainda está em andamento. ...
  3. Composto: indica uma ação já concluída antes da ação da oração principal e é formado pelos verbos auxiliares TENDO e HAVENDO + particípio do verbo principal.

O que é o termo gerúndio?

Gerúndio: palavra derivada do latim gerundium, é empregada para denominar uma forma nominal e invariável do verbo, podendo ter valor correspondente de um advérbio ou de um adjetivo.

Alegria Verdadeira - Homilia do Padre Wagner - 12/12/2021

33 questões relacionadas encontradas

Estou entrando em contato e gerundismo?

O Que é Gerundismo? O uso do gerúndio muitas vezes é confundido com o gerundismo, ou seja, um tipo de linguagem usada de forma inadequada e muito comum principalmente na comunicação verbal. Vamos estar entrando em contato. Vamos estar transferindo a ligação.

O que significa gerúndio e gerundismo?

Quando o gerúndio é empregado para reforçar a ideia de progressividade no futuro, ou seja, quando deixa de cumprir sua função gramatical e passa a ser empregado para indicar ações futuras, acontece aquilo que chamamos de gerundismo.

O que é gerúndio e particípio como são usados?

As formas nominais do verbo são: Infinitivo: forma que expressa a ação em si. Gerúndio: forma queexpressa o processo da ação. Particípio: forma que expressa o resultado da ação.

Como conjugar no gerúndio?

Terminações do gerúndio
  1. ª conjugação (-ar): radical + -ando.
  2. ª conjugação (-er): radical + -endo.
  3. ª conjugação (-ir): radical + -indo.

Qual a terminação do gerúndio?

No gerúndio, os verbos da 1. ª conjugação terminam em -ando, os da 2. ª conjugação terminam em -endo e os da 3. ª conjugação terminam em -indo.

Quando o verbo está no gerúndio?

Quando os verbos são terminados em -ndo, como em falando, brincando, estudando e correndo, eles estão flexionados no gerúndio, cuja principal característica é indicar uma ação contínua, ou seja, uma ação que está em andamento, não finalizada no momento em que se fala.

Vai estar gerúndio?

- Eu vou estar indo pessoalmente levar os seus pertences. - Ela vai estar mostrando como tudo aconteceu. O gerúndio é usado corretamente quando expressa ações que estão acontecendo, no presente. Não deve ser utilizado para o futuro.

Quais são os particípios?

O particípio indica uma ação que já se encontra finalizada.
...
Verbos que têm apenas particípio irregular
  • Verbo dizer: dito;
  • Verbo fazer: feito;
  • Verbo escrever: escrito;
  • Verbo pôr: posto;
  • Verbo ver: visto;
  • Verbo vir: vindo:
  • Verbo abrir: aberto;
  • Verbo cobrir: coberto.

O que é voz passiva exemplos?

Voz passiva é uma construção sintática em que um objeto direto passa a ocupar a posição de sujeito, ou seja, é a maneira de como o verbo se expressa em relação ao sujeito, que no caso da passiva, ele sofre a ação. O bolo foi comprado pelos funcionários. A casa da mãe foi reformada pelo filho.

O que é modo subjuntivo exemplos?

O modo subjuntivo é aquele que apresenta o fato, a ação, mas de maneira incerta, imprecisa, duvidosa ou eventual. Este é o modo verbal exigido nas orações que dependem de outros verbos. Exemplos: Talvez ele chegue mais tarde.

Porque o gerundismo é inadequado?

Atualmente, denomina-se gerundismo ao uso inadequado do gerúndio, à mania exaustiva do uso do gerúndio em situações em que esta forma é desnecessária. Muitas vezes, o gerúndio é utilizado em lugar de uma forma verbal mais apropriada. ... Não é errado usar o gerúndio. Ele deve ser usado adequadamente.

Como é formado o verbo no gerúndio?

O gerúndio composto é formado pelo gerúndio do verbo ter mais o particípio do verbo principal. Nota: Os tempos verbais compostos podem também ser formados com o verbo auxiliar haver, sendo contudo mais usual o verbo ter.

Pode começar a frase com gerúndio?

Onde colocar o Gerúndio na frase? Antes da oração principal: Terminando a novela, vamos dormir. Neste caso, o gerúndio indica uma ação anterior à oração principal. Ao lado do verbo principal: A menina estava pulando corda.

Tinha e gerúndio?

O gerúndio é usado para indicar uma ação prolongada no tempo ou uma ação que ainda está em desenvolvimento, não estando terminada. ... Sendo usado antes da oração principal, o gerúndio indica uma ação que se iniciou antes da ação principal: Entrando em casa, reparei que tinha sido assaltada.

Qual a diferença entre particípio e gerúndio?

Tem mais depois da publicidade ;) - Gerúndio – equivale ao valor de um adjetivo ou de um advérbio; - Particípio – equivale ao valor de um adjetivo. No entanto, o emprego dessas formas depende sempre do contexto em que se inserem e, por isso, é importante saber o que diferencia seus usos.

O que é infinitivo gerúndio e particípio exemplos?

Infinitivo - expressa a ação em si: acordar, agradecer, esperar, sorrir, unir. Gerúndio - expressa o processo da ação: acordando, agradecendo, esperando, sorrindo, unindo. Particípio - expressa o resultado da ação: acordado, agradecido, esperado, sorrido, unido.

O que é particípio exemplos?

O particípio é uma das formas nominais, tal como o infinitivo e o gerúndio. São formas nominais porque podem substituir um nome; o particípio, por exemplo, pode ser usado como adjetivo. Exemplos: Finalmente, foi absolvido!

Qual a diferença entre gerúndio e Gerundismo de exemplos de cada um deles?

Existem diferenças importantes entre o gerúndio e gerundismo: O gerúndio é uma forma nominal do verbo, enquanto o gerundismo é caracterizado pelo uso abusivo dessa forma.

O que é ambiguidade é um exemplo?

A ambiguidade, também chamada de anfibologia, é a duplicidade de sentidos numa mesma sentença. Neste caso, quando seu uso é intencional, a ambiguidade é considerada uma figura de linguagem. ... Exemplo: Adoro meu vizinho, mas o cachorro não para de ladrar.

É correto falar estarei enviando?

A estrutura básica é a seguinte: verbo ir (eu vou, você vai) + verbo estar no infinitivo + qualquer verbo no gerúndio. Fica assim: “Eu vou estar enviando”, “Você vai estar recebendo”, “Eu vou estar transferindo”, “O senhor vai estar aguardando”... Nessa história toda tem sempre verbo demais.

Artigo anterior
Quais as consequências do excesso de proteínas?
Artigo seguinte
Como se coloca o endereço em um currículo?