Qual planeta tem oxigênio além da Terra?

Perguntado por: Nádia Almeida  |  Última atualização: 13. April 2022
Pontuação: 5/5 (65 avaliações)

Além da Terra, muitos dos outros objetos astronômicos do Sistema Solar têm atmosferas. Estes incluem todos os gigantes gasosos, assim como Marte, Vênus e Plutão.

Qual o planeta com mais oxigênio?

A Terra é o planeta do Sistema Solar que mais possui oxigênio, um dos quatro elementos químicos principais que garantem a vida como conhecemos por aqui. O gás constitui cerca de 20% da nossa atmosfera.

Quais os planetas que possuem oxigênio?

Na primavera e no verão de Marte, os níveis de oxigênio do planeta vermelho disparam mais de 400 partes por milhão, ou 30% acima do esperado pelos pesquisadores com base no comportamento dos demais gases na atmosfera do planeta.

Tem oxigênio em Júpiter?

A atmosfera joviana também possui oxigênio, nitrogênio, enxofre e gases nobres. A abundância destes elementos excede três vezes a do Sol. A atmosfera joviana não possui um limite interno, gradualmente transicionando em fluido no interior do planeta.

Tem oxigênio em Saturno?

Na terra, a produção de oxigénio é o resultado da respiração das plantas, essencial para a sobrevivência dos animais. Mas, em Saturno, as moléculas de oxigénio surgiram sem vida, por meio da reacção química entre a radiação solar e as partículas de gelo presentes no anel A de Saturno.

? A HISTÓRIA OCULTA DA TERRA - COSMOGÊNESE - Osmir Clemente

42 questões relacionadas encontradas

É possível respirar em Saturno?

Poderíamos respirar a atmosfera de Saturno? Não. A atmosfera de Saturno é composta principalmente de hidrogênio e hélio, os mesmos gases dos quais o Sol e a maioria das estrelas são feitos. Tal atmosfera não é venenosa para os humanos, mas também não fornece o oxigênio necessário para sustentar a vida humana.

Onde não há oxigênio?

No Sol não há oxigênio e o “fogo” que lá existe é decorrente da elevação da temperatura de toda aquela massa graças aos processos nucleares. O Sol é um grande reator de fusão nuclear.

O que tem na atmosfera de Júpiter?

Composição atmosférica: a atmosfera de Júpiter é composta, basicamente, por dois gases: 86% de hidrogênio e 14% de hélio. Há, de forma ínfima, a presença de metano, amoníaco, vapor d'água e sulfureto de hidrogênio.

Tem oxigênio no universo?

O oxigênio é o terceiro elemento mais abundante do Universo (atrás do hidrogênio e do hélio), e por isso a falta de detecções do elemento em sua forma molecular – ou seja, dois átomos ligados – ainda intriga astrônomos.

Tem oxigênio na Lua?

O argônio-40, hélio-4, oxigênio e/ou metano (CH4), gás nitrogênio (N2) e/ou monóxido de carbono (CO) e dióxido de carbono (CO2) foram identificados por detectores in-situ instalados pelos astronautas do Projeto Apollo.

Quanto de oxigênio tem no planeta Terra?

POR QUE A ATMOSFERA TEM 21% DE OXIGÊNIO E NÃO 40%?

“Isso limitaria muito a biosfera terrestre e a produção de oxigênio se reduziria. Acho que isso pode explicar o fato de que a quantidade de oxigênio não pode subir muito acima do 21% atual”, conclui Alcott.

Tem oxigênio em Netuno?

Fatores como a gravidade baixa e a temperatura elevada levaram ao seu desaparecimento. Uma vez que a sua massa é muito pequena, a atmosfera desse planeta é bastante rarefeita. Composição da atmosfera: 42% de oxigênio, 29% de gás de sódio, 22% de hidrogênio, 6% de hélio e 0,5% de potássio.

Qual é o planeta mais parecido com a Terra?

Kepler-186f é um exoplaneta que orbita a Kepler-186. Trata-se do primeiro planeta de tamanho semelhante ao da Terra, descoberto na zona habitável de uma estrela.

Porque a Terra tem oxigênio?

O principal fator na produção de oxigênio é a fotossíntese, que regula a relação gás carbônico/gás oxigênio na atmosfera. Enquanto a respiração, a decomposição e a combustão consomem oxigênio, a fotossíntese repõe o gás na atmosfera.

Porque não podemos pisar no planeta Júpiter?

Um grande problema em mandar sondas para Júpiter é que o planeta não tem uma superfície sólida para aterrissar, uma vez que há uma transição suave entre a atmosfera do planeta e seu interior. Qualquer sonda descendo na atmosfera é destruída pela imensa pressão.

Porque Júpiter é o planeta mais perigoso?

Por que Júpiter é perigoso

#5 - Campo magnético poderoso Júpiter é muito maior do que a Terra (tem cerca de 300 vezes mais massa do que nosso planeta). Ainda assim, dá uma volta em torno de si mesmo em apenas 10 horas, o que gera um campo magnético descomunal em sua volta (20 mil vezes mais forte que o da Terra!).

Tem água em Saturno?

Cientistas sabem que há água congelada nas luas de Saturno há muito tempo. Mas eles não esperavam encontrá-la em grandes quantidades na atmosfera do próprio planeta, como revelaram imagens da sonda Cassini, da Nasa.

Porque Júpiter brilha tanto?

Os planetas só brilham devido à luz solar que refletem. Se um planeta vai ser visível ou não depende da posição dele em relação ao Sol. Podemos ver até cinco planetas sem telescópio: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno.

Qual a temperatura de Júpiter?

Júpiter: O maior Planeta

Os astrônomos estimam que a temperatura central seja de 20.000 graus Celsius, cerca de três vezes maior que a temperatura do centro da Terra. Acredita-se que o forte campo magnético do planeta seja gerado por correntes elétricas produzidas por hidrogênio pressurizado no manto.

É possível ter fogo sem oxigênio?

Não é possível ter-se uma combustão completa em sistema aberto, pois a disponibilidade de gás oxigênio é sempre elevada. Em alguns túneis de grandes metrópoles existem placas orientando que se desligue o motor e se feche os vidros dos automóveis em caso de congestionamento.

Porque no espaço não tem oxigênio?

A baixa pressão do espaço impede que o oxigênio seja dissolvido na corrente sanguínea do ser humano. O ambiente de vácuo produz o mesmo efeito para outros gases, como o nitrogênio. A exposição do ser humano no espaço faz com que pequenas bolhas de nitrogênio sejam formadas em todo o sistema circulatório.

Porque não tem oxigênio no espaço?

O valor encontrado é suficientemente alto para manter os átomos de oxigênio presos à poeira interestelar. Isso dificulta a liberação de seus átomos no espaço. Para que isso ocorresse, seria necessária a intervenção de alguma matéria que pudesse aquecer ou provocar uma onda de choque nessas poeiras.

Artigo anterior
Qual o pior casal de Naruto?
Artigo seguinte
Quando o verbo Haber é usado no plural?