Qual a diferença do Balanço Patrimonial e DRE?

Perguntado por: Ema Assunção de Abreu  |  Última atualização: 29. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (23 avaliações)

O DRE engloba somente o tempo atual, o Balanço Patrimonial abrange todo o histórico empresarial. As demonstrações têm objetivos diferentes. O Demonstrativo de Resultado do Exercício mostra o ganho líquido e o Balanço Patrimonial revela a situação do patrimônio líquido, através do resultado expresso na DRE.

O que significa DRE balanço patrimonial?

A Demonstração do Resultado do Exercício – DRE – é um relatório contábil que evidencia se as operações de uma empresa estão gerando um lucro ou prejuízo, considerando um determinado período de tempo.

Para que serve Balanço Patrimonial e DRE?

Balanço Patrimonial é um relatório que demonstra de maneira clara e precisa a situação financeira de uma empresa. Para isso, são considerados todos os ativos e passivos de um negócio, ou seja, seus bens, dívidas e lucros.

O Que é a DRE?

A DRE é a Demonstração do Resultado do Exercício, um documento com importância tanto contábil quanto gerencial. Com a DRE, é possível ter uma visão sintetizada e estruturada dos principais indicadores financeiros do negócio, entendendo de maneira transparente os resultados: se houve lucro ou prejuízo e os seus porquês.

Quem faz o balanço patrimonial e o DRE para uma empresa?

Balanço patrimonial e DRE são relatórios contábeis que as empresas devem elaborar. Trata-se de um dever previsto em lei, que exige a entrega dos relatórios por toda pessoa jurídica registrada no Brasil ao final de cada exercício social (período de 12 meses).

BALANÇO PATRIMONIAL E DEMONSTRAÇÃO RESULTADO-Conceitos Básicos em 10 min! Demonstrações Financeiras

24 questões relacionadas encontradas

Como fazer um Balanço Patrimonial e uma DRE?

Veja os passos principais para montar seu balanço patrimonial:
  1. 1 – Determine um período. ...
  2. 2 – Pontue seus ativos. ...
  3. 3 – Pontue seus passivos. ...
  4. 4 – Faça o cálculo do patrimônio líquido. ...
  5. 5 – Compare o total do passivo e do patrimônio líquido com os ativos.

Como fazer uma DRE a partir do Balanço Patrimonial?

Estrutura da DRE
  1. Receita Bruta.
  2. (-) Deduções e abatimentos.
  3. (=) Receita Líquida.
  4. (-) CPV (Custo de produtos vendidos) ou CMV (Custos de mercadorias vendidas)
  5. (=) Lucro Bruto.
  6. (-) Despesas com Vendas.
  7. (-) Despesas Administrativas.
  8. (-) Despesas Financeiras.

O que é análise DRE?

Com a DRE, é possível analisar se a empresa teve lucro ou prejuízo, quais despesas e custos estão mais elevados, quais foram os períodos mais lucrativos, entre outras informações cruciais.

O que é DRE na faculdade?

O DRE – Demonstração do resultado do exercício é um fundamento da visão empresarial que pode ajudar as escolas e faculdades e deve ser usado pelo gestor de forma a tornar a instituição mais eficiente, além do planejamento, organização de documentos, fluxo de caixa e relatórios, que são algumas das atividades do dia a ...

Quais as características de uma DRE?

Traduzindo, DRE nada mais é do que um relatório que demonstra de forma resumida as operações realizadas pela empresa. Nele são confrontadas as contas de receitas, despesas, investimentos, custos e provisões apurados, evidenciando a formação do resultado líquido da empresa na ocasião.

Qual é o objetivo do balanço patrimonial?

Balanço patrimonial, ou balanço contábil, é uma demonstração contábil cujo principal objetivo é apresentar a situação contábil e financeira de uma empresa, dentro de um período específico.

Qual a importância de um balanço patrimonial?

Considerando as finanças das empresas, o balanço patrimonial é um dos documentos mais importantes. ... Por meio do balanço patrimonial, portanto, é possível ver se a empresa está tendo um resultado positivo (lucro) ou negativo (prejuízo) durante determinado período, subtraindo os passivos dos ativos da empresa basicamente.

Para que serve o Balanço orçamentário?

Demonstrativo contábil em que se confrontam, num dado momento, as receitas e despesas previstas na lei orçamentária com as realizadas. A partir da comparação entre o previsto e o realizado é possível constatar a ocorrência de superávit, déficit ou equilíbrio orçamentário.

Qual a conta que representa a ligação entre a DRE e o Balanço Patrimonial?

A ligação que há entre o BP e a DRE esta numa conta do BP, mais precisamente dentro do grupo de contas do Patrimônio Líquido, onde há uma conta denominada “Lucros ou Prejuízos Acumulados”.

O que é DRE da UFRJ?

Divisão de Registro de Estudantes - DRE.

Como saber o DRE da UFRJ?

O seu DRE será solicitado no cadastro no item "Vínculo => Aluno UFRJ => DRE". Verifique o seu DRE na lista de DRE's enviada para você ou junto a secretaria. O DRE é seu número de matrícula na UFRJ.

O que compoe a Dmpl?

De modo geral, a elaboração da DMPL consiste na representação das contas do patrimônio líquido, das quais fazem parte o capital social, as reservas (de capital, de lucro, de reavaliação e das ações de tesouraria), além dos lucros e prejuízos acumulados.

Como fazer uma análise de uma DRE?

O passo a passo de como fazer análise de DRE é bastante simples, mas o principal é saber que sempre iremos começar pelo valor que a empresa faturou. Como é possível verificar, a análise de DRE vai compilar em apenas um documento todas as movimentações financeiras de uma empresa e separá-las por categoria.

Como fazer DRE demonstração do resultado do exercício?

Quais são os passos para elaborar uma DRE?
  1. Montar sua estrutura. Em primeiro lugar, é preciso montar a estrutura da DRE. ...
  2. Calcular a Receita Líquida. ...
  3. Descobrir o Resultado Bruto. ...
  4. Obter o Resultado Antes do IR e CSLL. ...
  5. Conhecer o Lucro Líquido. ...
  6. Conseguir o Resultado do Exercício.

Como fazer análise de um Balanço Patrimonial?

Dessa forma, se o patrimônio líquido (PL) pode ser melhor explicado e compreendido através da equação: “PL = Ativos – Passivos”, o balanço patrimonial pode ser melhor compreendido como uma variação dessa equação que afirma o mesmo da seguinte forma: “Ativos = Passivos +PL”.

O que é Balanço Patrimonial e demonstrações contábeis?

Balanço Patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, a posição patrimonial, econômica e financeira de uma entidade (em geral uma empresa) em um determinado momento, normalmente no final do ano, representando uma posição estática (posição ou situação do patrimônio em ...

O que é o Balanço Orçamentário?

Saldo Orçamentário Posição orçamentária resultante da diferença entre o valor da dotação orçamentária autorizada/atualizada e o valor da despesa (somatório das reservas e dos empenhos), por fonte de recursos, unidade orçamentária, programa de trabalho e natureza de despesa.

Quais os principais aspectos do Balanço Orçamentário?

O Balanço Orçamentário é a Demonstração sintética do confronto entre a Receita Prevista, a Despesa Fixada e o que foi realizado no exercício, tanto em receitas como em despesas. Esta está especificada de acordo com as espécies de créditos autorizados.

O que compõe o Balanço Orçamentário?

O Balanço Orçamentário é composto por: ... O Balanço Orçamentário demonstrará as receitas detalhadas por categoria econômica e origem, especificando a previsão inicial, a previsão atualizada para o exercício, a receita realizada e o saldo, que corresponde ao excesso ou déficit de arrecadação.

Qual a relevância do Balanço Patrimonial e da Demonstração do Resultado do Exercício?

Na prática, o balanço patrimonial é usado juntamente com outras demonstrações financeiras, como DRE e DFC. São esses os documentos que permitem a realização de análises fundamentais ou cálculos de índices financeiros. Em síntese, eles fornecem as informações financeiras básicas usadas para avaliar um negócio.

Artigo anterior
O que são cartas patrimoniais e quais suas funções?
Artigo seguinte
O que é CFOP 2105?