Quando você fizer ou fazer?

Perguntado por: David Mário Abreu de Matos  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (1 avaliações)

Como devemos escrever: quando eu fazer ou quando eu fizer? Bem, nesse caso o verbo "fazer" está conjugado no modo subjuntivo e, de acordo com essa conjugação, o correto é dizer "quando eu fizer".

Que você fizer ou fazer?

Se eu fizer é a forma correta de escrita da expressão. A expressão se eu fazer está errada. Fizer é a forma conjugada do verbo fazer na 1. ª ou 3.

Quanto mais fazer ou fizer?

Se eu fazer está errada. Fizer é a 1. ª ou 3. ª pessoa do singular do futuro do subjuntivo do verbo fazer.

O que significa a palavra fizer?

Significado de Fizer

Fizer vem do verbo fazer. O mesmo que: realizar, construir, elaborar, criar, equivaler, percorrer, constituir, preparar, gerar.

Faz tu ou faze tu?

Se você quer falar sobre uma ação que alguém está tomando, o correto é dizer que “ele faz” ou que “eles fazem” alguma coisa. Agora, se você quer falar sobre uma determinada quantidade de tempo ou condição climática, usa apenas a forma singular do verbo, o “faz”.

ELE vai te TRATAR como PRIORIDADE | Se VOCÊ FIZER estas 3 coisas | Jouber Albuquerque

27 questões relacionadas encontradas

E fazer ou faze?

Significado de Faz ou faze

Faz ou faze vem do verbo fazer. O mesmo que: realiza, constrói, elabora, cria, equivale, percorre, constitui, prepara, gera.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Para quem fizer ou fazer?

Como devemos escrever: quando eu fazer ou quando eu fizer? Bem, nesse caso o verbo "fazer" está conjugado no modo subjuntivo e, de acordo com essa conjugação, o correto é dizer "quando eu fizer". Portanto, nada de sair por aí falando "quando eu fazer", "quando eles fazerem", "quando nós fazermos", etc...

Como se escreve fize?

A palavra fize-se está errada, não existe. Fizesse é a forma do verbo fazer conjugado na 1. ª ou na 3. ª pessoa do singular do pretérito imperfeito do subjuntivo.

Pode-se dizer sinônimo?

pode-se afirmar é possível dizer verifica-se que mais...

Como usar o verbo fazer?

O verbo fazer é impessoal quando indica tempo decorrido ou fenômeno natural. Exemplos: Faz sete dias que não vejo minha irmã. Faz muito calor na sala ao lado. O verbo haver na expressão “haja vista” pode ser empregado ou no singular ou no plural.

Como se escreve fizemos ou fazemos?

Fizermos vem do verbo fazer. O mesmo que: realizarmos, construirmos, elaborarmos, criarmos, equivalermos, percorrermos, constituirmos, prepararmos, gerarmos.

Quando se utiliza no qual?

O pronome relativo qual e suas flexões devem ser utilizadas quando o termo vir acompanhado de um artigo. Lembre-se que “no” é junção de “em+o”, portanto, para a utilização desta expressão, a frase deve exigir a preposição “em”.

Quando fazerem ou fizerem?

Fazer é a forma do verbo no infinitivo impessoal, também chamado de infinitivo não flexionado. Exemplo: Eles vieram fazer este trabalho. Fazerem indica a 3. ª pessoa do plural do infinitivo pessoal, também chamado de infinitivo flexionado.

Como se escreve a palavra fizeste?

Significado de Fizeste

Fizeste vem do verbo fazer. O mesmo que: realizaste, construíste, elaboraste, criaste, equivaleste, percorreste, constituíste, preparaste, geraste.

Como escrever quanto?

Quando usar em quanto? Em quanto é uma sequência formada pela preposição em e pelo pronome quanto, que pode ser indefinido, relativo ou interrogativo. Esta sequência é usada para obter informação sobre a quantidade, o preço e a intensidade de algo.

Como se escreve a palavra ênfase?

Ênfase é um substantivo feminino que significa realce, destaque exaltação ou importância. Expressar ênfase é demonstrar entusiasmo e eloquência exagerados no momento de falar ou gesticular. Ex.: Seu discurso foi realizado “com ênfase”.

Por que exemplos?

“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".

Qual é a diferença de porque é por quê?

No entanto, se queremos substituir expressões como “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”, devemos utilizar o “porque”. Só colocamos o acento — ou seja, “porquê” — se pretendemos utilizar um sinônimo de “razão” ou “motivo”.

Como usar o porquê?

Regra dos porquês: quando empregar por que? Na regra dos porquês, deve ser usada a forma do por que quando tratar-se de perguntas, assim como pronome relativo. Dessa maneira, o emprego do por que, grafado assim com palavras separadas e sem acento, dá-se no começo das frases interrogativas diretas.

Vai fazer ou irá fazer?

Fará vem do verbo fazer. O mesmo que: realizará, construirá, elaborará, criará, equivalerá, percorrerá, constituirá, preparará, gerará.

Faz três dias ou fazem três dias?

Porém, quando o verbo “fazer” indica tempo decorrido ou temperatura, ele se torna invariável ou impessoal. Isso quer dizer que ele deve ser usado sempre no singular. Desse modo, o correto é dizer ou escrever “Faz cinco dias que não como carboidrato”, e não “Fazem cinco dias que não como carboidrato”.

Artigo anterior
Como citar o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento?
Artigo seguinte
Como fazer um empréstimo pelo celular?