Qual órgão dentre o prazo de 10 anos pelo Decreto de 2005 certificava as pessoas que eram aprovadas na proficiência da Língua Brasileira de Sinais?

Perguntado por: Vítor Leandro Figueiredo  |  Última atualização: 1. Mai 2022
Pontuação: 4.4/5 (56 avaliações)

O prolibras certificará pessoas surdas ou ouvintes fluentes em língua brasileira de sinais (libras), com ensino superior ou médio completo. Os resultados finais devem ser divulgados no início de junho.

Qual órgão dentre o prazo de 10 anos pelo Decreto de 2005 certificava as pessoas que eram aprovadas na proficiência da Língua Brasileira de Sinais *?

Nos próximos dez anos, a partir da publicação deste Decreto, o Ministério da Educação ou instituições de ensino superior por ele credenciadas para essa finalidade promoverão, anualmente, exame nacional de proficiência em tradução e interpretação de Libras - Língua Portuguesa.

O que diz o Decreto nº 5.626 2005?

Decreto nº 5.626 / 2005. REGULAMENTA A LEI Nº 10.436, DE 24 DE ABRIL DE 2002, QUE DISPÕE SOBRE A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS, E O ART. 18 DA LEI Nº 10.098, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2000. REGULAMENTAÇÃO, DISPOSITIVOS, NORMAS, CURSO DE FORMAÇÃO, MAGISTÉRIO, FONOAUDIOLOGIA, LINGUAGEM, SURDO, MUDO.

Qual a importância do Decreto nº 5.626 2005 para a comunidade surda?

O Decreto Federal 5.626 de 22 de dezembro de 2005 institui a LIBRAS, como paradigma educacional da pessoa surda, universalmente reconhecida como imprescindível à evolução integral de seus construtos socioculturais.

O que determina a Lei 10.436 2002 e qual sua principal importância para a comunidade surda?

Nessa parte da Lei nº 10.436 – Lei de Libras é trazida uma questão de suma importância para as pessoas que apresentam surdez. Trata-se do atendimento quanto aos serviços de saúde, que devem ser oferecidos de forma adequada às necessidades típicas de alguém que é surdo.

Decreto 5626 - Língua Brasileira de sinais - LIBRAS - Concurso de Santos professor adjunto

32 questões relacionadas encontradas

Quais as principais contribuições da Lei nº 10 436 2002?

(Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002). A lei 10.436 reconhece a legitimidade da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), e com isso seu uso pela comunidade surda ganha respaldo do poder e dos serviços públicos.

O que dispõe primordialmente a Lei 10.436 2002?

Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Líbras e dá outras providências. Art. 1o É reconhecida como meio legal de comunicação e expressão a Língua Brasileira de Sinais - Líbras e outros recursos de expressão a ela associados.

Qual a importância do Decreto 5625 de 22 de dezembro de 2005?

Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000.

Qual a importância do sinal pessoal sinal de batismo para comunidade surda?

O sinal pessoal é a forma mais prática de identificação na comunidade surda, troca-se a verbalização do nome por um gesto que representa a pessoa. Esse sinal deve ser criado e dado por um surdo, é antiético ser batizado por um ouvinte. O batismo começa pela soletração do nome através da datilologia, o alfabeto manual.

Quando o Decreto 5626 05 determina que para avaliar o aprendizado do aluno surdo?

A partir do Decreto 5626/05, que regulamentou a lei da Libras (Língua Brasileira de Sinais) os surdos passaram a ter direito ao conhecimento por meio dessa língua; o português é usado na modalidade escrita, como segunda língua, e a educação dos mesmos passou a ser bilíngue.

O que diz a Lei e o Decreto de Libras?

Lei que reconhece a Libras como meio legal de comunicação e expressão dos surdos completa 19 anos. A Lei nº 10.436/2002, que reconheceu a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio legal de comunicação e expressão dos surdos, completou no dia 24, 19 anos.

O que mudou após a Lei de Libras e o Decreto 5.626 05?

O Decreto delibera ainda sobre a formação do professor e do intérprete e tradutor de Libras – Língua Portuguesa do uso e da difusão da Libras e da Língua Portuguesa para o acesso das pessoas surdas à educação, entre outras regulamentações.

Quais são as leis dos surdos?

O Decreto Lei n° 5.626 garante o direito à saúde de pessoas surdas ou com deficiência auditiva nas redes do Sistema Único de Saúde (SUS), o atendimento deve ser realizado por profissionais capacitados para o uso de Libras ou para a tradução e interpretação da mesma.

Qual é a Lei e o Decreto que garante os direitos à educação bilíngue?

Ainda podemos citar as medidas do Decreto nº 5.626 de 22 dezembro de 2005, que reitera o que a lei supracitada aponta referente à Líbras....Este Decreto em seu capítulo III Art. 3º caput , nos fala (BRASIL, 2005): Art. 3º....Decreto nº. 5.626 , de 22 de dezembro de 2005.

Qual Decreto especifica a surdez e quais são as categorias?

O decreto de 2005, que fornece as definições de deficiência auditiva e de pessoas surdas, agregando a segunda categoria enquanto especificidade da primeira, parece tentar resolver essa questão, mas algumas tensões podem ser apontadas quando se trata da filiação dos surdos a políticas relativas a pessoas com deficiência ...

Onde fazer o Prolibras?

O prolibras é promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e desenvolvido por instituições federais de ensino superior, selecionadas por chamadas públicas. Em sua quinta edição, o diploma de certificação será expedido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Qual a única palavra que não tem sinal em Libras?

qual a única palavra que não tem sinal em libras? Blusa - Libras.

Como é o sinal de meu nome em Libras?

Sinalize o "Meu".

Com a mão direita, forme um “5” e toque levemente o peito na região central. Não aponte o dedo indicador em vez de manter a mão aberta, pois esse sinal se refere ao pronome pessoal “eu”.

O que significa corpus e por que ele é tão importante para a Libras?

Representa todas palavras de uma língua. Ou seja, quanto mais palavras existirem dentro de diferentes áreas de conhecimento humano, melhor e mais forte será a língua. Para a LIBRAS, quanto mais. Representa todas palavras de uma língua.

O que é educação bilíngue para surdos?

Entende-se como educação bilíngue aquela que tem a língua brasileira de sinais (Libras) como primeira língua e o português escrito como segunda. Oriundo do PL 4.909/2020, apresentado pelo senador Flávio Arns (Podemos-PR), o texto foi aprovado em maio pelo Senado e em 13 de julho pela Câmara.

Quais são as duas correntes pedagógicas na educação dos surdos?

No decorrer dos tempos, várias metodologias foram introduzidas no ensino dos alunos surdos no Brasil, entre as quais está o Oralismo, a Comunicação Total, o Bilinguismo e a Pedagogia Surda.

O que regulamenta a Lei 12319?

Regulamenta a profissão de Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS.

Qual o objetivo do Setembro Azul?

As atividades do período têm o objetivo de trazer a consciência de toda a sociedade às questões sobre a luta da comunidade surda, as barreiras enfrentadas pelos sujeitos surdos, a importância da Língua Brasileira de Sinais (Libras), da acessibilidade comunicacional, da cultura surda, do desenvolvimento da identidade ...

Quais são as principais coisas que o Decreto 5.626 diz?

As instituições federais de ensino devem garantir, obrigatoriamente, às pessoas surdas acesso à comunicação, à informação e à educação nos processos seletivos, nas atividades e nos conteúdos curriculares desenvolvidos em todos os níveis, etapas e modalidades de educação, desde a educação infantil até à superior.

Artigo anterior
Quais os efeitos da sentença do inquérito por falta grave?
Artigo seguinte
O quê Chiavenato defende?