Quais as formas de erro de tipo essencial?

Perguntado por: Matilde Pacheco Andrade  |  Última atualização: 27. Januar 2022
Pontuação: 4.5/5 (67 avaliações)

Ocorre o erro de tipo essencial quando a falsa percepção da realidade faz com que o agente desconheça a natureza criminosa do fato. Exemplo: o agente mata uma pessoa supondo tratar-se de animal bravio.

Quais são os tipos de erro de tipo?

O erro de tipo possui as seguintes espécies:
  • Erro essencial: recai sobre um elemento do tipo, sem o qual o crime não existiria.
  • Erro acidental: recai sobre circunstâncias acessórias. ...
  • Erro invencível ou inevitável: Se o agente atuou com erro apesar de ter tomado os cuidados objetivos.

Quais são as espécies de erro de proibição?

O erro de proibição possui três modalidades, que são o erro de proibição direto, erro de proibição indireto ou erro de permissão e o erro mandamental. Sendo que qualquer deles pode ser evitável ou inevitável.

Quando alegar erro de tipo?

O erro de tipo está no art. 20, “caput”, do Código Penal. Ocorre, no caso concreto, quando o indivíduo não tem plena consciência do que está fazendo; imagina estar praticando uma conduta lícita, quando na verdade, está a praticar uma conduta ilícita, mas que por erro, acredite ser inteiramente lícita.

Quais são os tipos de erro no direito penal?

O erro de tipo atua no âmbito do fato típico do crime, agindo sobre o dolo e a culpa, enquanto que o erro de proibição atua na culpabilidade, excluindo ou não a Potencial Consciência da Ilicitude.

Erro de tipo essencial

25 questões relacionadas encontradas

O que é erro no direito penal?

Estudo sobre o instituto do erro no Direito Penal. O erro pode ser tanto falsa representação da realidade, como falso ou equivocado conhecimento de um determinado objeto. Entende-se por erro de tipo aquele que recai sobre algum elemento constitutivo do Tipo Penal. ...

O que é um erro de tipo Escusavel?

a) Erro de tipo essencial escusável (ou invencível): quando não pode ser evitado pelo cuidado objetivo do agente, ou seja, qualquer pessoa, na situação em que se encontrava o agente, incidiria em erro. ... O erro de tipo essencial escusável exclui o dolo e a culpa do agente.

Qual artigo fala sobre erro de tipo?

Trata-se de claro exemplo de erro de tipo, instituto previsto no art. 20 do CP: Art. 20 – O erro sobre elemento constitutivo do tipo legal de crime exclui o dolo, mas permite a punição por crime culposo, se previsto em lei.

O que é erro de proibição exemplos?

Exemplo: JOÃO, mesmo sabendo que homicídio é crime, acredita que o tipo não alcança a eutanásia; c) o agente ignora a lei e a ilicitude do fato: configura-se erro de proibição. Se inevitável, exclui a culpabilidade; se evitável, reduz a pena.

O que se entende por erro de tipo?

O erro de tipo é a falsa percepção da realidade, pelo agente, que afeta algum elemento que integra o tipo penal. ... Erro de tipo é aquele que versa sobre elementos da conduta típica, sejam de natureza permanente factual ou jurídica. O erro de tipo pode ser essencial, acidental e putativo.

O que é erro de tipo incriminador?

ERRO DE TIPO ESSENCIAL INCRIMINADOR

Ocorre quando a pessoa por um equivocado sentimento acerca da realidade, pratica os fatos descritos no tipo penal, todavia, se soubesse que estava executando um ato ilícito, jamais realizaria determinada conduta.

O que é erro de tipo indireto?

É aquele o agente tem a convicção de que está autorizado a praticar a conduta. Logo, o erro recai sobre a norma permissiva da qual o agente pensa que sua conduta é lícita, por estar amparada por alguma causa de justificação.

O que é erro de proibição inescusável?

4- Erro de proibição inescusável

O erro de proibição inescusável, diferentemente do erro de proibição escusável, parte da hipótese de que o agente não conhece a ilicitude do fato, todavia, teria plenas condições de conhecer a ilicitude do ato.

É correto afirmar sobre o erro de tipo?

É correto afirmar sobre o erro de tipo. O erro sobre o elemento constitutivo do tipo legal exclui o dolo. O crime praticado com erro de tipo será desclassificado para a forma tentada. A prática de crime com erro de tipo somente é possível nos crimes dolosos contra a vida.

O que é o aberratio criminis?

"O resultado diverso do pretendido, conhecido como aberratio criminis ou aberratio delicti, espécie de crime aberrante, também ocorre no mecanismo de ação, na fase de execução do delito, quando o agente, pretendendo atingir um bem jurídico, atinge outro diverso.

O que diz o artigo 19 do Código Penal?

19 do Código Penal: Art. 19. Pelo resultado que agrava especialmente a pena, só responde o agente que houver causado ao menos culposamente." (ANDREUCCI, Ricardo Antônio.

O que diz o artigo 23 do Código Penal?

Conforme esse artigo, "não há crime quando o agente pratica o fato: em estado de necessidade; em legítima defesa; em estrito cumprimento de dever legal ou no exercício regular de direito". O parágrafo único diz: "O agente, em qualquer das hipóteses deste artigo, responderá pelo excesso doloso ou culposo."

O que é o artigo 20?

Art. 20 - Considera-se em estado de necessidade quem pratica o fato para salvar de perigo atua, que não provocou por sua vontade, nem podia de outro modo evitar, direito próprio ou alheio, cujo sacrifício, nas circunstâncias, não era razoável exigir-se.

Como ocorre o erro de proibição?

O erro de proibição ocorre quando o agente não compreende um fato como ilícito ou o enxerga como permitido.

O que é um erro de proibição?

Erro de proibição e desconhecimento da lei

O erro de proibição é o erro incidente sobre a ilicitude do fato, diz respeito à ausência de potencial consciência da ilicitude, servindo, pois, de excludente da culpabilidade.

Quais as consequências do erro de tipo essencial?

No erro de tipo essencial, o agente, errando nos elementos principais do tipo penal, não queria a realização tipo ilícito, tendo como consequência a exclusão do dolo e da culpa. Em caso de erro evitável, existe a possibilidade de responsabilização por culpa, existindo previsão legal.

O que é o erro sobre a pessoa?

O erro [acidental] sobre a pessoa ocorre quando o agente [delituoso] representa de maneira equivocada a vítima do crime.

Qual a diferença entre o desconhecimento da lei e o erro de proibição?

O desconhecimento da lei (que não se confunde com o erro de proibição – CP, art. 21). Há erro de proibição quando o agente ignora a proibição (a norma proibitiva ou mandamental). ... A simples ignorância da lei (do texto legal), ao contrário, não escusa, salvo em relação às contravenções (Lei das Contravenções Penais, art.

Qual a consequência jurídica do erro sobre a pessoa da vítima?

O erro sobre a pessoa é acidental e, portanto, tem como consequência a punição do agente. O erro quanto à pessoa está previsto no artigo 20, §3º, do Código Penal, que assim dispõe: “O erro quanto à pessoa contra a qual o crime é praticado não isenta de pena. ... Em decorrência, o agente acaba atingindo pessoa diversa.

Qual a diferença entre erro de tipo permissivo e erro de proibição indireto?

Para o autor, o erro de tipo permissivo traz em seu bojo a fusão das conseqüências previstas para o erro de tipo e o erro de proibição. ... Por outro lado, o erro de permissão, intitulado pelos estudiosos de erro de proibição indireto está previsto no artigo 21 do CP , que dispõe: "o desconhecimento da lei é inescusável.

Artigo anterior
Qual Quadrante fica o fígado?
Artigo seguinte
Quem não pode se inscrever no MEI?