Como funciona a especulação financeira?

Perguntado por: Vera Íris Fonseca  |  Última atualização: 3. Juni 2024
Pontuação: 4.9/5 (35 avaliações)

A especulação financeira é um tipo de investimento que busca lucrar com as flutuações dos preços dos ativos, como ações, moedas ou commodities. Os especuladores geralmente compram ativos quando eles estão subvalorizados e vendem quando os preços estão em alta.

O que é especulação financeira e como funciona?

A especulação financeira é o ato de realizar operações no mercado financeiro com o objetivo de obter lucros rápidos, apostando na variação dos preços dos ativos. Ela envolve um alto grau de risco e incerteza.

Como ocorre a especulação?

A especulação pode ser definida como o ato de negociar um ativo ou realizar uma transação com o objetivo de lucrar no curto prazo com as variações de preços. Por exemplo, alguém que especula na posição comprada, espera que o ativo se valorize. E o oposto ocorre em uma posição vendida.

Como pode ocorrer a especulação no mercado de ações?

Em poucas palavras, especular significa buscar os maiores rendimentos possíveis em um curto espaço de tempo, diante de um alto risco. Isso é feito ao seguir as valorizações e desvalorizações de determinada aplicação. Leitura: 8 min.

Qual é a diferença entre investimento é especulação?

A especulação financeira é uma forma de operar na renda variável, mas não é a mesma coisa que fazer um investimento. Embora o objetivo do especulador e do investidor seja ter mais dinheiro sobre o que foi aplicado, a estratégia de cada um para fazer isso acontecer é diferente.

5 DICAS PARA CONQUISTAR SEU PRIMEIRO MILHÃO

33 questões relacionadas encontradas

O que você entende por especulação?

Já para seus praticantes, é tida como uma boa forma de obter altos lucros. Segundo o dicionário Priberam, no comércio, o termo especulação refere-se a uma “operação de resultados incertos e arriscados, mas de grande vantagem se for bem sucedida”. Ou seja, é um investimento feito apenas com base em teorias.

Qual crise está associada à especulação financeira?

A Crise de 1929, também conhecida como Grande Depressão, foi uma forte recessão econômica que atingiu o capitalismo internacional no final da década de 1920. Marcou a decadência do liberalismo econômico, naquele momento, e teve como causas a superprodução e especulação financeira.

Quais os efeitos negativos da especulação financeira?

Risco de Bolhas Financeiras: O capital especulativo pode causar um resultado catastrófico caso uma bolha financeira apareça. E, se ela estourar, a desvalorização das ações trará resultados negativos para todos os setores da economia.

O que são investimentos especulativos?

A atividade especulativa refere-se a estratégias de investimento nas quais os participantes compram e vendem ativos financeiros, como contratos futuros, ações, moedas, commodities ou imóveis, com o objetivo de lucrar com as variações de preço no curto prazo.

Qual a diferença entre investimento especulativo e investimento direto?

O primeiro busca investimentos de baixo risco, com base em fundamentos e análises do mercado, enquanto o segundo procura por investimentos arriscados, os quais muitas vezes não passam de apostas. Para o Business Insider, é por meio desta definição que podemos identificar o verdadeiro investidor.

O que foi a especulação financeira na crise de 1929?

É como se os preços das ações estivessem muito acima do efetivo valor das empresas. O dinheiro, então, era desviado da produção para reforçar ainda mais os negócios com títulos ou ações, ou seja, para reforçar a especulação.

O que é uma bolha no mercado financeiro?

Como uma bolha surge? As bolhas surgem quando, por alguma razão, investidores passam a comprar uma determinada aplicação financeira (como ações) ou bem patrimonial (como imóveis ou carros) massivamente e sem uma razão aparente. Os preços disparam de maneira insustentável.

Quem são os especuladores do mercado futuro?

Se por um lado o produtor ou investidor se livrou do risco de preço da mercadoria ou do ativo financeiro realizando uma operação de hedge, pelo outro lado alguém assumiu esse risco – esse alguém é o chamado especulador.

Como funciona a especulação imobiliária?

Especulação imobiliária ocorre quando uma pessoa ou empresa compra um ou vários imóveis deixando-os sem uso, esperando que eles valorizem acima da média no futuro.

Porque acontece a especulação imobiliária?

A especulação imobiliária visa a obtenção de lucros maiores ao presumir (especular) que os preços dos imóveis serão elevados. O lucro que a especulação imobiliária pode trazer não é decorrente de investimentos feitos no imóvel por seu proprietário ou pelo uso que ele recebe, mas sim graças ao aumento nos preços.

Quem se beneficia com a especulação imobiliária?

O especulador imobiliário também pode se beneficiar apostando na escassez. É o caso, por exemplo, de quem mantém terrenos vazios e sem uso por um longo período nas cidades. Quando a maior parte dos terrenos vizinhos já tiverem sido ocupados, aqueles que restarem estarão sobrevalorizados.

Como a especulação imobiliária afeta os pobres?

Um dos efeitos disso é o aumento da necessidade de deslocamento do trabalhador, a sobrecarga sobre os sistemas públicos de transporte e os problemas de mobilidade urbana. Essa dinâmica também se associa a um dos principais problemas relacionados com a especulação imobiliária: a segregação socioespacial ou urbana.

O que provoca a crise financeira?

Entre os principais fatores comuns de causas da crise estão alavancagem e custo financeiro, ausência de indicadores e falta de controle e má-gestão e prejuízos.

Quem são os especuladores?

Chama-se de especuladores aqueles que se valem de estratégias de curto prazo para obter lucros na Bolsa de Valores. Aproveitando a oscilação dos preços, faz negociações de compra e venda em um pequeno espaço de tempo, aceitando enfrentar riscos maiores em troca de ganhos mais atrativos.

O que gera uma crise financeira?

Causas da crise financeira

Um declínio financeiro pode ter várias causas, nomeadamente a sobrevalorização de ativos, e pode ser exacerbada por comportamentos irracionais dos investidores ou cidadãos (a chamada corrida aos bancos ou aos mercados). Se não for controlada, pode levar uma economia à recessão ou depressão.

O que pode substituir a palavra especulação?

1 conjectura, conjetura, raciocínio, reflexão, consideração, argumentação, argumento, elucubração, lucubração, abstração, meditação, teorização, hipótese, tese, teoria.

Quais são as consequências da especulação imobiliária?

Ela pode gerar lucros para quem investe em imóveis nessas áreas, mas também pode trazer consequências negativas para a população local, como o aumento dos preços dos aluguéis e dos produtos e serviços, a formação de vazios imobiliários, a desigualdade social e o prejuízo ao desenvolvimento urbano sustentável.

Como a especulação imobiliária aumentou a desigualdade no Brasil?

A especulação imobiliária privilegia alguns poucos investidores e prejudica a cidade. Como consequência da especulação, muitas pessoas acabam morando em áreas mais distantes, o que gera uma desigualdade populacional em comparação com regiões mais densamente habitadas.

Artigo anterior
Como é esquematizar?
Artigo seguinte
Quais são os signos egípcios?