Como trabalhar a habilidade EF35LP06?

Perguntado por: Leticia Mafalda Macedo Sousa  |  Última atualização: 20. April 2022
Pontuação: 5/5 (7 avaliações)

A habilidade EF35LP06 consiste em: Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto.

Qual é a habilidade EF05LP09?

Compreensão em leitura (EF05LP09) Ler e compreender, com autonomia, textos instrucionais de regras de jogo, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.

Como trabalhar o gênero carta?

  1. Desenvolver habilidades de leitura e de escrita.
  2. Ler e interpretar cartas.
  3. Perceber e comparar a finalidade de cartas.
  4. Reconhecer diferentes tipos de carta.
  5. Relacionar o assunto principal de cartas a histórias infantis.
  6. Identificar as características e as partes do gênero textual carta.

Como trabalhar texto no 4 ano?

A primeira dica que quero compartilhar para você trabalhar de forma eficiente a produção de textos com sua turma de quarto ano é: Ouça os seus alunos! Inclua-os nos momentos onde será decidido o gênero que será trabalhado. Inclua-os nos momentos de planejamentos de como será realizada a proposta de produção textual.

Como ensinar redação para o 4 ano?

21 ago 15 dicas para uma boa redação
  1. Leia bastante. Um bom vocabulário só se constrói com muita leitura. ...
  2. Pratique escrever. ...
  3. Pense na estrutura. ...
  4. Como começar uma redação. ...
  5. Reescreva frases truncadas. ...
  6. Preste atenção ao enunciado. ...
  7. Tamanho ideal. ...
  8. Fuja do “nariz de cera”

4º Ano | Língua Portuguesa | EF04LP01/SJP | EF04LP12/SJP

26 questões relacionadas encontradas

Qual é a habilidade EF04LP07?

Habilidade: EF04LP07 - Identificar em textos e usar na produção textual a concordância entre artigo, substantivo e adjetivo (concordância no grupo nominal).

Qual é a habilidade EF15LP01?

A habilidade EF15LP01 consiste em: Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se ...

Qual o objetivo de trabalhar carta?

A carta é um tipo de texto utilizado entre as pessoas com o objetivo de corresponderem entre si, contando as novidades, trocando informações, enviando e recebendo notícias de familiares e amigos.

Como se começa a escrever uma carta?

O começo da carta, seja ela escrita à mão ou digitada, é a saudação inicial. É nessa parte que você cita o nome da pessoa para quem está escrevendo, como “Querida Emília” ou “Olá, Sabrina”. De acordo com a sua relação de proximidade com o destinatário, escolha a expressão mais adequada.

Qual a habilidade EF05MA07?

A habilidade EF05MA07 consiste em: Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

Qual é a habilidade EF15LP02?

Habilidade: EF15LP02 - Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre ...

O que diz a habilidade EF35LP14?

A habilidade EF35LP14 consiste em: Identificar em textos e usar na produção textual pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos, como recurso coesivo anafórico.

Como trabalhar o gênero notícia?

Elabore com a turma uma notícia sobre o tema escolhido. Depois, proponha um debate sobre o assunto. – Selecione uma notícia de jornal para trabalhar em sala de aula. Peça a um aluno para ler o texto em voz alta.

Como trabalhar a notícia em sala de aula?

Jornal falado – uma maneira de trazer a notícia para a sala de aula. Uma dica importante para se trabalhar com os alunos é o “Jornal falado”, pois essa atividade trabalha a leitura de informação prévia: jornal impresso, revistas, além de instigar o aluno a assistir os jornais televisivos.

Como trabalhar produção de texto no 3º ano?

E a primeira dica que eu já quero deixar aqui, e que é uma dica que vale para todas as séries, é a seguinte:
  1. 1- A produção de texto deve ser desenvolvida constantemente.
  2. 2- Ele precisa entender qual é a finalidade do texto.
  3. 3- Crie repertório escrito.
  4. 4- Trabalhe com gêneros textuais diversificados.

Qual é o objetivo do gênero textual carta do leitor?

Já a carta de leitor tem a função social de comunicação com veículos midiáticos, demonstrando suas opiniões, ideias, perguntas, sugestões ou críticas ao texto publicado.).

Como trabalhar o gênero carta na educação infantil?

Carta quebra-cabeça
  1. Escreva uma carta e transforme-a em um lindo artesanato para crianças. ...
  2. Cole a carta sobre um pedaço de papelão.
  3. Corte em vários pedaços, como em um quebra-cabeça, e mande para o seu amigo.
  4. O amigo terá que juntar as peças para poder ler a carta.

Quais são as principais características de uma carta?

Características
  • Presença de destinatário (interlocutor) e remetente (locutor)
  • Uso de linguagem formal ou informal.
  • Texto de ordem sentimental e subjetiva.
  • Texto geralmente breve.
  • Escritos na primeira pessoa do singular.
  • Tema livre (seja fatos do cotidiano, acontecimentos)

O que significa EF02LP01?

(EF02LP01) Utilizar, ao produzir o texto, grafia correta de palavras conhecidas ou com estruturas silábicas já dominadas, letras maiúsculas em início de frases e em substantivos próprios, segmentação entre as palavras, ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.

Qual a habilidade EF12LP03?

Atividades com a habilidade (EF12LP03) - Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação.

O que significa EF35LP27?

A habilidade EF35LP27 consiste em: Ler e compreender, com certa autonomia, textos em versos, explorando rimas, sons e jogos de palavras, imagens poéticas (sentidos figurados) e recursos visuais e sonoros.

Qual é a habilidade EF04LP02?

(EF04LP02) Ler e escrever, corretamente, palavras com sílabas VV e CVV em casos nos quais a combinação VV (ditongo) é reduzida na língua oral (ai, ei, ou) (EF04LP02RS-1) Ler e escrever, corretamente, palavras com sílabas VV e CVV em casos nos quais a combinação VV (ditongo) é reduzida na língua oral (ai, ei, ou), ...

Qual é a habilidade EF04MA03?

A habilidade EF04MA03 consiste em: Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo, cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas do resultado.

Qual a habilidade EF04LP15?

Habilidades (EF04LP15) Distinguir fatos de opiniões/sugestões em textos (informativos, jornalísticos, publicitários etc.). (EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.

Artigo anterior
O que significa nova gestão?
Artigo seguinte
Como impedir o avanço da artrose?