Qual o vão máximo para lajes nervuradas?

Perguntado por: Iris Yasmin Branco Simões Cunha  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (1 avaliações)

Enquanto os vão de uma laje de concreto armado tem espaço máximo de até 5 metros, um vão de laje nervurada pode ter 7 metros, por exemplo.

Quantos metros de vão suporta uma laje nervurada?

No geral, as lajes nervuradas vencem vãos entre pilares na ordem de 7 a 9m. Em regiões de apoio, tem-se uma concentração de tensões transversais, podendo ocorrer ruína por punção ou por cisalhamento.

Qual o maior vão para laje nervurada?

Em relação à altura da laje nervurada, pode-se estimá-la com base no vão da estrutura. A altura deve ser correspondente a 1/25 a 1/30 do maior vão da obra.

Quando usar lajes nervuradas?

As lajes nervuradas são usadas quando se busca atender a maiores vãos nas estruturas. Isso não significa que somente são recomendadas para grandes construções, podendo serem também utilizadas em edificações residenciais multifamiliares ou escritórios.

Vão máximo para laje maciça?

5 cm para lajes de cobertura não em balanço; 7 cm para lajes de piso ou de cobertura em balanço; 10 cm para lajes que suportem veículos de peso total menor ou igual a 30 kN; e 12 cm para lajes que suportem veículos de peso total maior que 30 kN.

QUANDO UTILIZAR A LAJE NERVURADA?

32 questões relacionadas encontradas

Vão econômico laje maciça?

A espessura econômica para lajes está associada ao tamanho dos vãos. Os vãos econômicos para lajes maciças de concreto armado ficam em torno de 4,0 m, resultando áreas de 15 a 20 m²; 5.

Quando usar laje maciça?

Vantagens: As lajes maciças são ideais para construções que são muito irregulares, que possuem formatos fluídos e tridimensionais. Além disso, apresentam elevada resistência a trinca e fissuras.

Em qual situação a utilização de lajes nervuradas se tornará vantajosa?

De acordo com Souza, para edifícios baixos, com vãos de até 5 m, com aspecto retangular e pouca repetição de pisos, é mais vantajoso o emprego do sistema nervurado com a utilização de vigotas treliçadas ou convencionais – vigotas tipo trilho.

Quais as vantagens e desvantagens na utilização de lajes nervuradas?

Além disso, as lajes nervuradas dispensam usos de compensados, não tem perigo de corrosão, são fáceis de montar e desmontar, oferecem maior velocidade de execução, entre outras vantagens. Em contrapartida, as nervuras comprimidas apresentam baixa resistência à flexão para os momentos negativos nos apoios.

Pode furar laje nervurada?

Uma das principais vantagens de executar projetos com lajes nervuradas é a extrema versatilidade que o tipo de estrutura oferece. ... A solução desenvolvida pela Atex para realizar furos horizontais nas lajes é o Tubex. O sistema funciona de forma muito simples.

Qual o vão máximo de uma laje?

As lajes treliçadas (tanto de isopor quanto de cerâmica) são mais indicadas para obras residenciais, comerciais ou industriais de pequeno e médio porte, com vãos máximos de 12 metros.

Qual a melhor laje para grandes vãos?

Comparada à laje maciça, a laje nervurada apresenta maior economia, dado que suas nervuras atuam como vigas, o que possibilita se vencer maiores vãos, proporcionando mais liberdade de layout arquitetônico na sua superfície. Para vãos acima de 7,0 metros vale a pena investir na possibilidade do uso da laje nervurada.

Como calcular a espessura da laje nervurada?

Espessura mínima para laje nervurada

Para a NBR 6118, a espessura da mesa deve ser maior ou igual a 1/15 da distância entre nervuras, nunca menor que 4 cm, no caso de estruturas sem tubulações horizontais embutidas.

Vão máximo de laje protendida?

As lajes convencionais superam vãos na ordem de 3,5 a 5 m, enquanto lajes protendidas podem recobrir com segurança vãos na ordem de 9 a 12 m.

Qual a diferença entre laje cogumelo e laje nervurada?

As lajes lisas e cogumelo são lajes maciças ou nervuradas, porém não são apoiadas nas vigas, apenas nos pilares. A diferença entre as duas é que, na laje cogumelo, o pilar recebe o capitel, estrutura mais reforçada para resistir aos efeitos de punção.

Qual o tipo de laje mais resistente?

Laje maciça ou moldada na obra

Após a secagem total, a estrutura de madeira é retirada. A vantagem deste tipo de preenchimento é que torna-se mais resistente e menos suscetível a tricas e fissuras, já que o concreto seco vira um bloco único e contrai uniformemente.

Quais os tipos de lajes nervuradas?

Tipos de Laje Nervurada
  • Laje Nervurada Unidirecional (LNU)
  • Laje Nervurada Bidirecional (LNB)
  • Lajes Nervuradas com Capitéis ou Vigas-Faixa.

Qual é o melhor tipo de laje?

Laje Pré-Moldada

Esse é o tipo de laje mais popular e com o melhor custo-benefício para uma obra. Isso porque, ela já vem pré-construída para a edificação, e é necessário apenas encaixá-la e finalizá-la. Por conta disso, ela é muito indicada para projetos arquitetônicos residenciais de pequeno e médio porte.

Quanto a laje nervurada explique a definição dada pela norma quanto ao funcionamento da laje?

A norma da ABNT NBR 6118:2003 define as lajes nervuradas da seguinte forma: “Lajes moldadas no local ou com nervuras pré-moldadas, cuja zona de tração é constituída por nervuras entre as quais pode ser colocado material inerte.” Elas são constituídas por um conjunto de vigas que se cruzam, solidarizadas pela mesa.

Quando usar laje alveolar?

Lajes alveolares são de aplicação comum em shopping centers, hipermercados, escolas ou estacionamentos – e outras estruturas que requeiram grandes vãos. Constituem um tipo de cobertura composta de painéis de concreto com alvéolos longitudinais, de dimensões pré-definidas em projeto, sem a necessidade de escoramentos.

Qual é a melhor laje para piso?

Pensando nisso, a laje treliçada para piso pode ser a melhor opção. A laje treliçada para piso é um dos sistemas de construção de lajes mais procurados no mercado, isso devido à segurança e à eficiência que ela proporciona.

Quando usar laje maciça ou treliçada?

Uma laje muito utilizada principalmente em edifícios, normalmente é a laje maciça. A diferença entre a laje maciça e a laje treliça está na questão da armação. Para a laje maciça eu tenho que montar um tabuleiro inteiro para sua formação e sobre ela é lançada a tela e posteriormente o concreto.

Quantos dias tirar escoramento de laje maciça?

Em geral, 14 dias é o tempo mínimo definido para remover as escoras, mas tudo dependerá do que o responsável técnico pela obra definir.

Em que diferencia a laje maciça da laje Pré-moldada?

Saiba quais são as principais diferenças da laje maciça e pré moldada: Tempo de execução da obra; Quantidade de materiais de construção necessários para a montagem da estrutura; Espessura do teto ou pavimento, detalhe que influencia muito na resistência.

Artigo anterior
Qual é a situação da vegetação Taiga atualmente?
Artigo seguinte
Quais são os principais fundamentos do futebol?