O que é justificação prévia novo CPC?

Perguntado por: Sandro Pinho Rodrigues  |  Última atualização: 25. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (46 avaliações)

Trata-se de audiência para que o requerente da tutela provisória produza prova com vistas ao convencimento do magistrado quanto ao deferimento da “medida liminar”. Realizada a audiência de justificação prévia, o juiz poderá ou não conceder a liminar requerida pelo autor.

Qual a finalidade da justificação prévia da posse?

A sua função é garantir a igualdade de condições entre o réu e o autor, promovendo a defesa de seu cliente. Em alguns casos, o Código de Processo Civil (CPC) dispensa a oitiva de testemunhas. Um desses casos acontece, por exemplo, na audiência de justificação da ação de reintegração de posse.

Em que reside a justificação prévia?

Para deixar mais claro, a justificação prévia serve para o autor, que requereu a antecipação dos efeitos do provimento final, mas que não conseguiu demonstrar a presença de todos os requisitos necessários à concessão da medida provisória, fazê-lo oralmente em audiência.

O que é liminar e justificação prévia?

Dito isto, tem-se que a justificação prévia é uma decisão com determinação de audiência exarada pelo juízo cujo intuito é esclarecimento do pedido liminar, ou seja, recebido o pedido liminar, o juiz não... se contenta com aqueles argumentos, razão essa que decide pela audiência de justificação prévia.

O que diz o artigo 300 do CPC?

300. A tutela de urgência será concedida quando houver elementos que evidenciem a probabilidade do direito e o perigo de dano ou o risco ao resultado útil do processo.

AUDIÊNCIA DE JUSTIFICAÇÃO PRÉVIA (CÍVEL)

34 questões relacionadas encontradas

O que é tutela antecipada de urgência?

– Tutela de urgência antecipada

Como o nome já fala, a tutela de urgência antecipada tem como objetivo antecipar uma decisão judicial já pedida dentro do processo, fazendo com que os seus efeitos objetivos ocorram antes que o processo seja finalizado.

Quais os requisitos da tutela antecipada no novo CPC?

Para a concessão da tutela antecipada não basta apenas a verossimilhança dos fatos, mas também a existência de provas que demonstrem a veracidade da versão arguida. Exige a lei para a concessão da tutela antecipada, uma prova capaz de conduzir o juiz a um juízo de probabilidade apto a antecipar o pleito solicitado.

O que é uma audiência de justificação prévia?

Audiência de justificação é uma técnica prevista no CPC para "ajudar" no convencimento do juiz a conceder uma tutela provisória de urgência por meio da prova oral. ... Em migalhas, é uma "ajuda" para convencer o juiz a conceder a liminar por meio da prova oral.

O que é processo de justificação?

1 - A justificação é o meio processual pelo qual se intenta provar a existência de fato, ato ou relação jurídica, de que não se possui prova escrita, a fim de que se instrua pedido formulado em processo regular; 2 - A avaliação jurídica dos fatos não é feita dentro do processo em que se faz a justificação, pois nele o ...

O que é uma justificação judicial?

Diversamente, a justificação provoca a instauração de um processo judicial que tramita segundo um procedimento de jurisdição voluntária em que a única finalidade é a obtenção de prova para simples documentação pessoal do requerente ou para a utilização em outro processo.

Qual a finalidade da audiência de justificação prévia no cenário das tutelas provisórias?

A justificação prévia, cabe anotar, é alternativa àqueles casos em que os pressupostos para a concessão da tutela de urgência não são passíveis de demonstração com a própria petição inicial (prova documental, ata notarial ou estatuto técnico), sendo o caso, por exemplo, de ouvir testemunhas ou o próprio requerente da ...

É possível a justificação prévia caso exista pedido liminar?

§ 2º A tutela de urgência pode ser concedida liminarmente ou após justificação prévia. 18 - Por certo, permanecem em vigor as regras contidas na legislação especial prevendo a justificação prévia, como ocorre no caso da liminar na ação civil pública (art. 12 da Lei 7.347/1985).

O que é audiência de justificação no processo penal?

A Audiência de Justificação

Esse tipo de audiência acontece em dois períodos do processo e serve para que o juiz obtenha informações adicionais acerca das alegações do autor.

Qual a finalidade da audiência de justificação nas ações Possessorias fundamente com o artigo correspondente?

A audiência de justificação está prevista no art. 562, caput, do Código de Processo Civil como ato subsequente ao recebimento da petição inicial desprovida de demonstração suficiente para a concessão da liminar possessória. Para esse ato, deve o juiz determinar a citação do réu, para que compareça ao ato.

Qual é o objeto de uma ação possessória?

As ações possessórias, também denominadas interditos possessórios são as que têm por objetivo a defesa da posse, com fundamento na posse, em face da prática de três diferentes graus de gravidade de ofensa a ela cometida: esbulho, turbação ou ameaça, assunto que veremos mais adiante.

Será concedida após justificação prévia quando envolver direitos indisponíveis?

depende de configuração do propósito protelatório da parte. prescinde da demonstração do perigo de dano ou do risco ao resultado útil do processo. depende da comprovação documental das alegações de fato. será concedida após justificação prévia quando envolver direitos indisponíveis.

O que é justificação judicial INSS?

A justificação administrativa é um procedimento interno junto ao INSS, enquanto a justificação judicial é a abertura de um processo diante do juiz.

Como fazer uma justificação administrativa?

Quando o segurado precisar averbar novas informações no cadastro do INSS (CNIS), por exemplo, ele deve fazer um requerimento explicando qual evento previdenciário foi deixado para trás pelo INSS e quais testemunhas podem confirmá-lo. Esse requerimento dá início à justificação administrativa no INSS.

O que é justificação administrativa no INSS?

De acordo com o art. 142 do Decreto 3.048 de 1999, alterado pelo Decreto 10.410, de 30 de junho de 2020, a justificação administrativa é um meio para suprir a falta ou a insuficiência de documento ou para produzir prova de fato ou circunstância de interesse dos beneficiários perante a previdência social.

É facultada a designação de audiência de justificação pelo juiz?

A designação de audiência de justificação é uma faculdade do Juiz. Mas, uma vez entendida como necessária, a não citação regular da parte ré prejudica o ato porquanto implementada em desalinho ao comando do art. 562 do CPC.

Quais os requisitos essenciais para a concessão da tutela provisória antecipada?

“I - Os requisitos para a concessão da tutela provisória de urgência são os do art. 300 do CPC, quais sejam, a presença de elementos que evidenciem a probabilidade do direito e o perigo de dano ou o risco ao resultado útil do processo.

Quando cabe o pedido de tutela antecipada?

Podem-se antecipar os efeitos do direito requerido pela parte, por meio de tutela antecipada, quando a parte pode comprovar que o seu direito é garantido (evidência) ou quando é possível apresentar que o direito ou a parte correm risco de danos irreparáveis pela demora (urgência).

Qual artigo corresponde ao 273 no novo CPC?

A tutela antecipada surgiu com o advento da Lei 8.952/94, art. 273 do CPC que dispõe: ... O juiz poderá, a requerimento da parte, antecipar, total ou parcialmente, os efeitos da tutela antecipada no pedido inicial, desde que, existindo prova inequívoca, se convença da veromissilhança da alegação.

Qual a diferença entre pedido liminar e tutela de urgência?

Importante é salientar que, a partir do preenchimento dos requisitos, a tutela antecipada pode ser requerida a qualquer momento no processo, um ponto diferente da liminar, que somente é deferida de imediato, antes mesmo da abertura do contraditório.

Quanto tempo o juiz tem para julgar uma tutela antecipada?

Quanto tempo leva para ser decidido um pedido liminar ou de tutela antecipada? Considerando-se a urgência dos casos envolvendo questões de saúde, as decisões são proferidas em até 72 horas da propositura da ação, podendo inclusive serem decididas no mesmo dia, dependendo de cada caso.

Artigo anterior
Quantos DPI mouse gamer?
Artigo seguinte
Para que serve pacote de acessibilidade do Android?