Qual o alcance de um para-raios?

Perguntado por: César Neto Baptista  |  Última atualização: 24. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (54 avaliações)

Alcance da proteção de um SPDA
O ângulo de proteção será de 24°, portanto o cone de proteção terá um raio de aproximadamente 26 metros.

Qual o alcance de proteção de um Para-raio?

Geralmente, um para-raios consegue proteger uma área cônica, cuja base possui raio aproximadamente igual à sua altura. Ou seja, um para-raios posicionado a 20 metros de altura protegerá uma área de 20 metros de raio, cujo centro será a base do sistema de proteção.

Qual a capacidade de um Para-raio?

A voltagem de um raio encontra-se entre 100 milhões e 1 bilhão de Volts. Sua corrente é da ordem de 30 mil Ampères, ou seja, a mesma utilizada por 30 mil lâmpadas de 100 W juntas. Em alguns raios, a corrente pode chegar a 300 mil Ampères!

Quantos metros quadrados cobre um Para-raio?

Em algumas cidades mais rígidas – e com maior incidência de queda de raios –, edificações acima de 400 metros quadrados já são obrigadas a terem para-raios. Em outros casos, exige-se a instalação em construções com mais de 750 metros quadrados.

Como o Para-raio atrai o raio?

As pontas do para-raios servem para atrair os raios, assim que o raio é atraído ele é desviado até o solo pelos cabos e dissipado no solo, sem causar nenhum dano nas residências.

A-375 NOVIDADE!VEJA QUAL A COBERTURA DE UM PARA-RAIOS FRANKLIN!DESCARGAS ATMOSFÉRICAS!

16 questões relacionadas encontradas

O que pode atrair um raio?

Na verdade, o que pode atrair um raio em sua direção são objetos metálicos grandes, como varas de pesca, tripés e tacos de golfe. Veículos sem capota, tais como tratores, motocicletas ou bicicletas, também oferecem risco, e a própria água atrai eletricidade.

O que é um Para-raio e como funciona?

De forma simples, o para-raios é constituído por uma haste metálica, instalada no ponto mais alto de uma edificação, conectada à terra através de cabos (“fios”) especiais. Sua finalidade é proteger a estrutura contra as altas descargas de energia que ocorrem durante a queda dos raios.

Como calcular o Para-raio?

Ao dividir o diâmetro ao meio, vamos obter o raio da circunferência, ou seja, o raio (r) de uma circunferência é o segmento que une o centro e a extremidade. Nesse caso, o raio é o segmento CB. Podemos estabelecer uma relação matemática entre esses dois elementos, uma vez que o diâmetro é o dobro do raio.

Como dimensionar um Para-raios?

O cálculo do número de descidas é feito da seguinte forma: Imaginemos um galpão com dimensões de 20 x 40 metros, que determina um perímetro de cobertura 120 metros (soma de 40+40+20+20). Dimensionando um SPDA para Classe III, o sistema deverá possuir um total de oito condutores de descida.

Quando é necessário instalar Para-raios?

O Corpo de Bombeiros exige então a instalação de para-raio em edificações com definições como:
  • Que contenha materiais inflamáveis;
  • Prédios com mais de 30 metros de altura;
  • Estruturas isoladas com mais de 25 metros de altura,
  • Entre outros requisitos.

Qual é a velocidade de um raio?

Em seguida, uma descarga elétrica geralmente não visível, chamada líder escalonado, deixa a nuvem em direção ao solo – sua velocidade pode chegar a até 400.000 km/h!

Como montar um Para-raio na zona rural?

O para-raios deve ser instalado no ponto mais alto da propriedade e deve ser ligado à terra para que a corrente do raio seja levada para o chão e dissipada. É possível aproveitar postes de luz existentes no confinamento.

O que acontece quando um raio atinge um Para-raio?

É que um raio incidir num local significa que ali houve uma atração tão forte entre as cargas do solo e do céu que uma corrente elétrica pôde ser conduzida entre esses dois pontos.

Qual melhor sistema de para-raios?

– Os Para-raios de Franklin é o mais utilizado por ter eficácia de 90%. O modelo é composto por uma haste metálica, onde se situam os captadores e um cabo de condução, sendo que este vai até o solo e a energia da descarga elétrica é dissipada por meio do aterramento.

Como dimensionar o SPDA?

O dimensionamento da área protegida pelo Método de Franklin é baseado em um cone imaginário, cuja aresta tem origem no topo da haste vertical (captor Franklin) considerada. Figura 1: Representação para um sistema SPDA do tipo Franklin: Fonte: SABER ELÉTRICA, 2017.

Como fazer um projeto de para-raio?

O método de proteção por para-raios tipo Franklin, consiste na utilização de um ou mais mastros com captores de modo que todo volume da edificação a ser protegido fique dentro de uma zona espacial do sistema, cujo ângulo é tabelado conforme o nível de proteção e altura do plano de referência.

Como fazer orçamento de SPDA?

Os métodos mais conhecidos que poderão determinar qual será o orçamento projeto SPDA a ser elaborado são o ângulo reto, a esfera rolante e as malhas. O ângulo reto ou Franklin emprega um ou mais mastros com captores e permite que o edifício seja protegido por uma região espacial que compõe o sistema.

Qual a fórmula para achar o raio de uma circunferência?

O raio r e o comprimento c de uma circunferência relacionam-se por c = 2πr (lê-se: comprimento é igual a dois pi raio).

Como calcular o raio e o diâmetro de uma circunferência?

Se você conhecer o raio do círculo, multiplique por 2 para obter o diâmetro. O raio é a distância do centro do círculo até a borda. Por exemplo, se o raio de um círculo é 4 cm, então o diâmetro é de 4 cm x 2 = 8 cm. Se você conhecer a circunferência do círculo, divida por π para obter o diâmetro.

Como calcular o raio de um círculo sabendo a área?

É bem simples. A área, 36 pi, usamos pi r ao quadrado para calcular que o raio é seis e a partir daí calculamos que o comprimento da circunferência é 12 pi.

Como saber se o Para-raio está funcionando?

Manutenção
  1. A vistoria avalia as condições das hastes, se estão esticadas ou não, e se os isoladores estão bem fixados à estrutura.
  2. O mastro do para-raio possui a luz piloto, que identifica a altura do prédio. ...
  3. A caixa d'água também precisa estar aterrada, pois pode atrair raios.

Quais são os tipos de Para-raios?

No mercado, estão disponíveis diversos tipos de Para Raios: Franklin, Gaiola de Faraday, Estrutural, Radioativo, minicaptores, e a lista segue.

Como é feito o raio?

Os raios se formam quando certa região de uma nuvem acumula excesso de carga elétrica, positiva ou negativa. Se isso ocorre, o raio é o meio de desfazer a tensão, por meio da transmissão da eletricidade. ... Os raios podem ocorrer dentro das nuvens, entre duas nuvens, entre nuvens e o ar ou entre nuvens e o solo.

É verdade que o espelho atrai raios?

Espelho atrai raios? Não. A crença surgiu na época em que os espelhos tinham grandes molduras metálicas – elas, sim, um grande atrativo para os raios. Não há necessidade de cobrir espelhos durante uma tempestade.

O que atrai o trovão?

Os raios costumam cair em torres metálicas, chaminés, árvores isoladas, casas construídas em campos. Isto de deve ao fato de que o raio sempre procura o caminho de menor “resistência” entre a nuvem e a terra. Vale ressaltar, que os pontos altos e pontiagudos favorecem o início da descarga atmosférica.

Artigo anterior
Por que os jesuítas foram expulsos da América portuguesa no século?
Artigo seguinte
Para que serve o exame cd56?