Qual o valor de referência do exame Alfa Fetoproteina?

Perguntado por: David David Castro Vaz  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (39 avaliações)

A alfa-fetoproteína tem valores normais de até 8,1 ng/ml.

Qual o valor de referência do exame alfa-fetoproteína?

O valor de referência do Exame de Alfafetoproteína é inferior a 8,00 ng/mL.

O que significa alfa-fetoproteína alta?

Alfa-fetoproteína (normal < 10ng/ml): é uma proteína do sangue que pode estar aumentada em caso de cirrose e de câncer no fígado, como o hepatocarcinoma. Tumores menores que dois centímetros raramente aumentam a alfa-fetoproteína do sangue.

Qual o exame que detecta câncer?

Na maioria dos casos, a confirmação do diagnóstico é feito através da combinação de vários exames, como observação do paciente, exame de sangue, ressonância magnética e biopsia, por exemplo.

Qual a função da alfa-fetoproteína?

Por meio desse exame é possível diagnosticar e monitorar diversas doenças. Por exemplo, o carcinoma hepatocelular, um tipo de câncer de fígado.

Alfa Fetoproteína Marcador Tumoral | O que significa este marcador tumoral Alfa Fetoproteína | IMEB

43 questões relacionadas encontradas

Para que serve o exame de antígeno Carcinoembriogenico?

É um exame auxiliar no estadiamento e controle da eficácia no tratamento dos adenocarcinomas do tubo digestivo, podendo indicar a presença de metástase. É comum aumento das taxas de CEA durante radioterapia ou quimioterapia.

Qual o valor normal do exame CA 19-9?

Quais são os resultados possíveis para o exame CA 19-9? Resultados até 37.00 U/mL são considerados normais. Resultados acima de 37.00 U/mL são considerados altos e devem ter acompanhamento médico. Isso não necessariamente significa que haja câncer.

É possível detectar o câncer pelo hemograma completo?

Como identificar câncer pelo hemograma? O hemograma é capaz de captar sinais de irregularidades na quantidade de glóbulos vermelhos e de identificar células atípicas que circulam no sangue que possam indicar câncer.

Quando uma pessoa tem câncer aparece no hemograma?

Para identificar o câncer podem ser solicitados pelo médico a realização da dosagem de marcadores tumorais, que são substâncias produzidas pelas células ou pelo próprio tumor, como o AFP e o PSA, que se encontram elevados no sangue na presença de determinados tipos de câncer.

É possível detectar câncer no hemograma?

São os marcadores tumorais, que podem ser substâncias como proteínas ou mesmo mudanças no DNA. A seguir, veja quais exames detectam câncer através da identificação de marcadores tumorais no sangue: Hemograma completo, que “mapeia” a situação geral do sangue.

O que significa tumorais?

Relativo a tumor (ex.: doença tumoral; células tumorais).

Quando o ca-125 é considerado câncer?

As concentrações de CA-125 no sangue devem estar igual ou abaixo de 35 U/mL . Valores acima de 35 U/ml, podem indicar a presença de alguma doença. Além disso, quando o exame é usado para avaliar o tratamento do câncer, a diminuição dos valores normalmente quer dizer que ele está tendo efeito.

Porque existe indicação da dosagem de alfa-fetoproteína em pacientes com hepatite C crônica?

Porque pacientes com hepatite C crônica tem risco aumentado de desenvolver hepatocarcinoma; 4. Porque a alfa-fetoproteína possui elevado valor preditivo negativo para hepatite C crônica. Questão 7 São causas comuns e não neoplásicas de elevação de alfa-fetoproteína no soro: 1. Gravidez e cirrose hepática; 2.

Quando pedir alfa-fetoproteína?

A alfafetoproteína (AFP) é uma proteína solicitada quando há a necessidade de investigar tumores no estômago, intestino, ovários ou presença de metástases no fígado. Quando existem alterações malignas, o valor é superior a 1000 ng/ml.

O que é alfa-fetoproteína?

- A alfafetoproteína é um marcador de tumores hepáticos (hepatomas) e testiculares, assim como de disfunções hepáticas em geral. Sua determinação está indicada sobretudo no acompanhamento de portadores dessas condições. Valores elevados são encontrados em recém-nascidos e se normalizam ao longo do primeiro ano de vida.

O que dá alterado no hemograma quando está com câncer?

Para identificar o câncer podem ser solicitados pelo médico a realização da dosagem de marcadores tumorais, que são substâncias produzidas pelas células ou pelo próprio tumor, como o AFP e o PSA, que se encontram elevados no sangue na presença de determinados tipos de câncer.

Quais as doenças que um hemograma completo pode detectar?

Um hemograma pode detectar as seguintes doenças:
  • Anemia;
  • Leucemia;
  • Causas de sintomas, como fraqueza, febre e perda de peso;
  • Policitemia;
  • Infecções virais;
  • Infecções bacterianas;
  • Alergias.

Quando o exame CA 19-9 elevado e câncer?

Em pacientes com câncer de pâncreas, níveis elevados de CEA ou CA19-9 podem significar que a doença não está respondendo ao tratamento ou, ainda, se trata de uma recidiva. Outros exames de sangue. Outros exames ajudam na avaliação do estado de saúde geral de uma pessoa, como a função renal e da medula óssea.

O que é CA 19-9 alto?

O CA 19-9 é elevado em cerca de 70% das pessoas com câncer de pâncreas avançado, mas também pode estar elevado em outros cânceres, condições e doenças como câncer colorretal,... O antígeno de câncer 19-9 (CA 19-9) é uma proteína que existe na superfície de algumas células cancerosas.

O que é CA 19-9 baixo?

O CA 19-9 é uma proteína liberada pelas células em alguns tipos de tumor, sendo utilizado como marcador tumoral para identificar câncer de pâncreas, câncer colorretal, câncer de vesícula biliar e câncer de fígado.

O que pode ser CEA alterado?

Níveis aumentados de CEA podem indicar algumas condições não relacionadas a cânceres, como inflamação, cirrose, úlcera péptica, colite ulcerativa, pólipos retais, enfisema e doença de mama benigna. Como nem todos os cânceres produzem CEA, é possível ter câncer e também apresentar um nível de CEA normal.

Quando o CEA é considerado baixo?

Apesar de os níveis mais baixos de CEA (> 2,5 mcg/L) detectarem mais pacientes com recorrência do câncer, esse valores também produzem muitos "falsos positivos", ou seja, indicam que o paciente teria uma recorrência do câncer quando, na realidade, ele está perfeitamente saudável.

Quando o CEA aumenta?

Quando o câncer recorre, geralmente aumenta o nível sanguíneo de uma proteína chamada de CEA (antígeno carcinogênico embrionário). O aumento no nível de CEA pode ser detectado por um exame de sangue, o que é feito normalmente a cada três a seis meses após a cirurgia do câncer colorretal.

Qual doença pode ser diagnosticada através da dosagem de alfa-fetoproteína?

Alfa-fetoproteína (AFP)

Tipos de câncer: câncer de fígado e tumores de células germinativas. O que é analisado: sangue. Uso: diagnóstico do câncer de fígado e monitorar a resposta ao tratamento; estadiamento, prognóstico e monitorar a resposta ao tratamento de tumores de células germinativas.

O que é hepatite viral crônica C?

A hepatite crônica pelo HCV é uma doença de caráter silencioso, que evolui sorrateiramente e se caracteriza por um processo inflamatório persistente no fígado. Aproximadamente 60% a 85% dos casos se tronam crônicos e, em média, 20% evoluem para cirrose ao longo do tempo.

Artigo anterior
Pode receber o renda para em qualquer agência?
Artigo seguinte
Como saber se tenho arritmia benigna ou maligna?