Qual o valor da multa por atraso de SPED Contribuições?

Perguntado por: Gil Ribeiro Faria  |  Última atualização: 26. April 2025
Pontuação: 5/5 (44 avaliações)

Multa equivalente a 0,02% (dois centésimos por cento) por dia de atraso, calculada sobre a receita bruta da pessoa jurídica no período a que se refere a escrituração, limitada a 1% (um por cento) dessa, aos que não cumprirem o prazo estabelecido para apresentação dos registros e respectivos arquivos.

Qual o valor da multa do SPED Contribuições?

Os contribuintes que já passaram pela experiência de serem multados pela entrega em atraso da EFD Contribuições poderiam dizer que a multa devida é aquela do art. 12, inciso III, da Lei n.º 8.218/91, de 0,02% por dia de atraso, calculada sobre a receita bruta, com limite de 1%.

Como transmitir Efd-contribuições fora do prazo?

Como gerar arquivo original fora do prazo regular de entrega?
  1. Acesse no sistema Fiscal a aba Federal> SPED Contribuições> SPED Contribuições;
  2. Na tela de apresentação do sistema clique em "Avançar";
  3. Preencha o período e marque a opção"Geração do arquivo original fora do prazo regular de entrega";

Qual a data limite para entrega do SPED Contribuições?

Para que não ocorra a geração do alerta "A escrituração ultrapassou a data limite para entrega (15/02/2024 23:59:59).

É obrigatório enviar Efd-contribuições sem movimento?

Portanto, a empresa sem movimentação nessas contribuições precisa cumprir essa obrigação? Sim, mesmo que não tenha havido movimentação nas contribuições para o PIS/Pasep e a Cofins, a empresa deve entregar a EFD Contribuições sem movimento.

EFD CONTRIBUIÇÕES - REGISTRO 0900 e Multa Por Atraso na Entrega | SPED Contribuições | Contábil Play

37 questões relacionadas encontradas

Em quais situações estou dispensado de transmitir a EFD Contribuições?

Quem está dispensado de apresentar a EFD Contribuições

As pessoas jurídicas imunes e isentas do Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ), cuja soma dos valores mensais das contribuições apuradas, objeto de escrituração nos termos desta Instrução Normativa, seja igual ou inferior a R$ 10.000,00 (dez mil reais);

Quem está obrigado a entregar SPED Contribuições?

Quem está obrigado a EFD Contribuições? Estão obrigadas todas as pessoas jurídicas sujeitas à apuração das referidas contribuições sociais, incidentes sobre o faturamento e a receita, nos regimes não cumulativo e cumulativo.

Quando o SPED é obrigatório?

A Instrução Normativa RFB 2003 de 2021 é a que define quais são as empresas que precisam entregar o SPED Contábil. De forma geral, a maioria das pessoas jurídicas é obrigada a enviar a SPED Contábil, inclusive as pessoas físicas equiparadas à pessoas jurídicas, as isentas e as imunes ficam obrigadas a apresentar a ECD.

Como saber se o SPED Contribuições foi entregue?

Para consultar à situação da EFD, deve ser liberado o acesso à porta 80 (protocolo http) e url (domínio) http://www.sped.fazenda.gov.br.

Tem multa para retificar o SPED Contribuições?

Multa equivalente a 5% (cinco por cento) sobre o valor da operação correspondente, limitada a 1% (um por cento) do valor da receita bruta da pessoa jurídica no período a que se refere a escrituração, aos que omitirem ou prestarem incorretamente as informações referentes aos registros e respectivos arquivos; e.

Como calcular a multa por atraso na entrega da ECD?

A entrega em atraso, por exemplo, resulta em multa equivalente a 0,02% por dia de atraso, calculado sobre a receita bruta no período, limitada a 1%.

Qual o valor da multa da Receita Federal?

O valor da multa é de 1% ao mês, sobre o valor do imposto de renda devido, calculado na declaração, mesmo que esteja pago. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74, podendo chegar, no máximo, a 20% do valor do imposto de renda.

Qual documento não é necessário escriturar Na EFD Contribuições?

Os documentos fiscais representativos de transferência de mercadorias e produtos entre estabelecimentos da pessoa jurídica, bem como outras operações que não se caracterizam transações comerciais (geradores de receitas) não precisam ser escriturados.

O que deve ser declarado na EFD Contribuições?

Na elaboração do EFD Contribuições são informadas todas as receitas financeiras, receitas operacionais e não operacionais, custos, despesas, encargos incorridos, aquisições geradoras de créditos aquelas passíveis do regime não cumulativo e os ajustes se assim previstos, como: devoluções e estornos de vendas, entre ...

O que é o SPED Contribuições?

A EFD-Contribuições toma como base o conjunto de documentos e operações relativos as receitas ganhas, dos custos, despesas, encargos e aquisições de geradores de créditos não cumulativos.

Como fazer retificação do SPED contribuições?

Como gerar o arquivo de retificação para a EFD Contribuições?
  1. Acesse o menu Relatórios > Informativos > Federais > EFD CONTRIBUIÇÕES;
  2. Informe o período e clique no botão [Outros Dados];
  3. Na guia Geral, selecione o quadro '[x] Retificadora', e informe o número do recibo sem pontos ou caracteres especiais;

Quem faz o SPED?

O Sped, no âmbito da Receita Federal, faz parte do Projeto de Modernização da Administração Tributária e Aduaneira (PMATA) que consiste na implantação de novos processos apoiados por sistemas de informação integrados, tecnologia da informação e infra-estrutura logística adequados.

Qual a validade do SPED?

3º A ECF será transmitida anualmente ao Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) até o último dia útil do mês de julho do ano seguinte ao ano-calendário a que se refira.

Quem gera o SPED?

Quem gera o arquivo do Sped Fiscal é a empresa contribuinte.

Ele funciona como uma espécie de relatório virtual que deve ser gerado mensalmente e enviado por meio do Programa Validador e Assinador — oferecido pelo próprio Sped. Todo esse procedimento ocorre por meio do site oficial do Sped.

O que significa a palavra SPED?

Sped significa Sistema Público de Escrituração Digital. Trata-se de uma solução tecnológica que oficializa os arquivos digitais das escriturações fiscal e contábil dos sistemas empresariais dentro de um formato específico e padronizado.

Quem entrega DCTF inativa precisa entregar Efd-contribuições?

As empresas inativas estão "dispensadas" da entrega mensal da DCTF, da EFD-Contribuições e da GFIP, desde que se mantenham nessa situação (inativa) durante todo o ano-calendário, mas estão obrigadas a entregar a declaração referente ao mês de Dezembro de cada ano.

O que é o registro F100 SPED Contribuições?

O bloco F100 refere-se a registros de receitas ou despesas não contempladas pelos demais blocos que possuem um documento fiscal eletrônico, tais como recibo, contrato, nota fiscal de serviço.

O que é o registro 0120 no SPED Contribuições?

O Registro 0120 é específico para a pessoa jurídica informar o mês ou os meses do ano-calendário em que está dispensada da apresentação da EFD-Contribuições.

Qual a diferença entre EFD e Efd-contribuições?

Em resumo, o EFD ICMS é direcionado para a escrituração do ICMS e IPI, enquanto o EFD Contribuições é voltado para a escrituração do PIS e da COFINS. Cada obrigação tem suas particularidades e exigências específicas de acordo com a legislação tributária aplicável.

Quando começou o SPED Contribuições?

Portanto, tais pessoas jurídicas estarão obrigadas à entrega da EFD/Contribuições somente a partir dos fatos geradores de 01.07.2013.

Artigo anterior
Quem é o pai de Katakuri?
Artigo seguinte
Quem trabalha seletividade alimentar?