Como saber se a palavra bastante vai para o plural?

Perguntado por: Patrícia Érica Nogueira de Henriques  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (14 avaliações)

Na dúvida, é só colocar “muito” antes da palavra, ou seja, no lugar de “bastante”. Se “muito” for para o plural, assim também será com “bastante”. Veja: Tenho muitas felicidades e Tenho bastantes felicidades.

Como fica a palavra bastante no plural?

A leitora Flávia Luísa perguntou à BBC Brasil se a palavra “bastante”, ao concordar com o feminino plural, se transforma em “bastantes”. A resposta é não - embora, de acordo com o professor Pasquale Cipro Neto, a palavra “bastantes” de fato exista.

Como saber se é bastante ou bastantes?

Quando usado como adjetivo, “bastante” assume significado de “suficiente”, devendo ser flexionado de acordo com o substantivo que o acompanha. Veja: – Há motivos bastantes para o divórcio. – Os salgados e as bebidas não serão bastantes para a festa.

Como conjugar bastante?

Bastante é utilizado no singular e no plural quando estabelece concordância nominal em número com um substantivo.
...
Exemplos com bastante e bastantes (pronome)
  1. Não quero mais trabalho, já tenho bastante.
  2. Não quero mais obrigações, já tenho bastantes.
  3. Vimos bastante confusão na rua.
  4. Vimos bastantes turistas na rua.

Quando se deve usar o plural?

Plural: Quando o substantivo representa mais de um ser, objeto ou grupo de seres e objetos, dizemos que ele é plural.
  1. Vejamos a flexão de singular para o plural de algumas frases:
  2. Vejamos como ocorrem as diferentes flexões dos substantivos para o plural:
  3. herói – heróis.
  4. irmão – irmãos.
  5. plâncton – plânctons.

Bastante ou Bastantes: tem plural? | Aula de Português para concursos, vestibulares, provas, ENEM

45 questões relacionadas encontradas

Como usar plural em frase?

Ele tem um chapéu que parece um pires. – Eles têm dois chapéus que parecem dois pires. Por que, quando é ele, o “tem” não tem chapéu e, quando são eles, o “tem” tem chapéu? E ela me dizia que o chapéu (acento circunflexo) que o verbo usava era para mostrar que ele estava no plural.

Como usar o plural em inglês?

Assim como acontece na língua portuguesa, a formação do plural da maioria dos substantivos em inglês é feita acrescentando-se o s ao final da palavra.

Como usar o termo bastante?

Nesse caso a palavra deve estar ligada a um verbo, advérbio ou adjetivo, como por exemplo, em “Eles comem bastante” e “Elas são bastante queridas”. Como adjetivo, a palavra “bastante” é variável, indicando “suficiente”, devendo vir na frase logo após um substantivo com que deve concordar.

Como saber se bastante e advérbio?

► Quando o “bastante” for um advérbio de intensidade: Esse é o seu uso mais comum, aquele com o qual estamos mais habituados. Quando queremos intensificar uma ideia, logo empregamos o “bastante”, que tem o significado de “muito”.

O que é bastantes?

Em quantidade suficiente (ex.: já comemos bastante).

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Quando usar havia ou haviam?

A palavra havia corresponde à 3ª pessoa do singular (ele havia), enquanto haviam está na 3ª pessoa do plural (eles haviam). O verbo haver pode ser empregado em dois casos: No sentido de “ter” No sentido de “existir”, “ocorrer”, “acontecer”.

O que é mais muito ou bastante?

1) Será pronome indefinido quando anteceder um substantivo indicando quantidade ou qualidade indefinida ou em excesso. Tem o mesmo valor de muito(s), muita(s). – Esse livro traz bastantes exemplos de como produzir uma mini-horta.

Qual é a classe gramatical da palavra bastante?

Bastante como pronome indefinido

Além dessas classes gramaticais, a palavra “bastante” também pode ser empregada com a função de um pronome indefinido. Nesse caso, expressará qualidades ou quantidades indefinidas e ocorrerá na frase em posição anterior ao substantivo com o qual concorda em número.

O que é um advérbio de intensidade?

→ Advérbio de intensidade

Caracteriza a intensidade da ação verbal ou da qualidade do adjetivo (ou mesmo de outros advérbios). Alguns advérbios de intensidade são: “muito”, “pouco”, “bastante”, “demais”, “tanto” e “tão”.

Como podemos classificar os advérbios?

Os advérbios são classificados de acordo com as circunstâncias ou ideias que expressam: tempo, intensidade, lugar, modo, afirmação, negação e dúvida.

Faz 4 horas ou fazem 4 horas?

Se você quer usar o verbo “fazer” na terceira pessoa do singular do presente do indicativo, o correto é dizer ou escrever “ele faz” ou “ela faz”. Mas se você pretende se referir à terceira pessoa do plural, o certo é utilizar “elas fazem” ou “eles fazem”.

Como saber o plural?

Regras do plural
  1. Palavras terminadas em vogais, ditongo oral e “n”, formam plural com o acréscimo do “s”. ...
  2. Palavras terminadas em “m”, formam plural em “ns”.
  3. Palavras terminadas em “r” e “z”, formam o plural pelo acréscimo de “es”. ...
  4. Palavras terminadas em “al”, “el”, “ol”, “ul” formam plural trocando o “l” por “is”.

Qual é o plural de limão?

Limãos ou limões, cidadãos ou cidadões, refrãos ou refrões? As palavras terminadas em –ão podem formar plural de três modos: -ões, -ãos ou –ães. Não há uma regra específica a ser seguida para se fazer este plural, pois pode variar entre os três e dependerá unicamente da origem da palavra, ou seja, de sua etimologia.

Qual é o sinônimo de muito?

1 bastante, numerosa, vária, diversa, diferente. Excessiva: 2 excessiva, abundante, demasiada, exagerada, superabundante, exorbitante, intensa.

O que é concordância nominal e exemplos?

Concordância nominal é a relação entre palavras que garante que os substantivos concordem com artigos, adjetivos, pronomes e numerais. Exemplo: Estas três obras maravilhosas estavam esquecidas na biblioteca.

É mau ou mal?

“Mau” é sempre um adjetivo usado para descrever algo ou alguém de forma negativa. “Mal”, por sua vez, pode ser um advérbio de modo, um substantivo ou uma conjunção. Como advérbio, a palavra indica que algo não foi bem feito. Na forma de substantivo, refere-se à doença, tristeza ou problemas.

Porque o verbo haver não vai para o plural?

Um erro muito comum, observado principalmente na comunicação oral, é a flexão do verbo “haver”. Esse verbo, no sentido de “ocorrer” ou “existir”, é impessoal. Isso significa que permanece na terceira pessoa do singular, pois não tem sujeito. Portanto, é errônea a flexão do verbo no plural.

Tinha visto ou havia visto?

De acordo com a norma padrão da Língua Portuguesa, não há diferença entre havia ou tinha. Ambos os termos estão corretos e podem ser utilizados, pois possuem o mesmo significado. É bastante comum usar o verbo ter no lugar de haver, e essa substituição não atrapalha o entendimento da frase.

Faz mais de dez anos ou fazem mais de dez anos?

A regra é bem simples e clara: o verbo fazer, quando expressa o sentido de tempo transcorrido, é um verbo impessoal, ou seja, não indica pessoa. Veja mais exemplos: Faz dez anos que não vejo o mar. Faz onze anos que me formei.

Artigo anterior
Tem que pagar taxa de licenciamento 2022 RS?
Artigo seguinte
Qual a função do aditivos de radiador?