Qual o tipo de narrador no livro Meu Pé de Laranja Lima?

Perguntado por: Jaime Leonardo Neto de Brito  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (22 avaliações)

A obra “Meu pé de Laranja Lima”, de José Mauro de Vasconcelos, tem seu último capítulo todo em foco narrativo de primeira pessoa.

Qual o tipo de narrador do livro Meu Pé de Laranja Lima?

Zezé é o narrador-protagonista e seu relato é dividido em duas partes: a primeira nos apresenta a vida doméstica do menino, suas travessuras e surras decorrentes das mesmas, além de delimitar a história em antes e depois da amizade com o Portuga.

Qual é o foco narrativo do livro Meu Pé de Laranja Lima?

Narrado em primeira pessoa, a obra é quase uma autobiográfica de José Moura de Vasconcelos. Isso porque conta com alguns trechos que habitam a memória de infância do autor.

O que é narrador onisciente neutro?

Narrador Onisciente Neutro

O nome já indica que, diferente do intruso, esse narrador é neutro e, portanto, não insere observações sobre a trama. Aqui, ele se ocupa somente das descrições dos personagens e da narração da história. Sendo assim, seu relato é imparcial e não influencia o leitor.

Qual tipo de narrador observador ou personagem?

Os tipos de narrador são o narrador personagem (em primeira pessoa), que participa da história; o narrador observador (em terceira pessoa), que apenas narra o que vê; e o narrador onisciente (também em terceira pessoa), que tem total conhecimento de personagens e fatos.

o meu pé de laranja lima: você tem que ler

45 questões relacionadas encontradas

Como o narrador caracteriza os personagens?

narrador observador: conta uma história como alguém que a percebe de fora. narrador onisciente neutro: conhece intimamente todas as personagens e expõe fatos com distanciamento. narrador onisciente intruso: conhece as emoções e pensamentos das personagens e expõe sua opinião a respeito.

O que faz o narrador observador?

O narrador onisciente neutro é um narrador observador – isto é, não participa da história como personagem e tem conhecimento ilimitado sobre os personagens. Com esse tipo de narrador, nós, leitores, sabemos tudo o que se passa na cabeça dos personagens.

O que é um personagem onisciente?

O narrador onisciente é um tipo de narrador que possui todas as informações sobre a história que está sendo contada. A narrativa é apresentada sempre na 3ª pessoa. Em alguns casos, o narrador onisciente pode conhecer não somente os fatos referentes à trama como o íntimo dos personagens, seu passado e seus pensamentos.

O que é um ser onisciente?

O que é Onisciente:

É um adjetivo de dois gêneros, que qualifica aquela pessoa cujo saber é ilimitado, que domina qualquer ciência. A palavra onisciente é formada do prefixo de origem latina oni, que significa todo, mais a palavra ciente (sciente), aquele que tem ciência, que tem conhecimento de alguma coisa, que sabe.

Qual narrador fala em 2 pessoa?

A narrativa na Segunda Pessoa apresenta as seguintes características: O narrador narra a cena do ponto de vista de uma só personagem e escreve como se o leitor fosse essa personagem. Usa o pronome “Tu” em vez do nome da personagem que está a contar a história.

O que é o foco narrativo?

O foco narrativo se define pela perspectiva por meio da qual esse narrador opta para relatar os acontecimentos inerentes ao enredo. Ele participará da história, será ele um mero espectador, enfim, como tudo isso decorrerá?

Qual a finalidade do texto Meu Pé de Laranja Lima?

Através da obra o Meu Pé de Laranja Lima, pode-se identificar a importância da família no desenvolvimento humano de Zezé, principalmente nas passagens que relatam o afeto e carinho de sua irmã Glória (Godoia), que não gostava que batessem tanto em Zezé e que sempre compreendia suas travessuras de criança.

Quais são os elementos de uma narrativa?

Os elementos da narrativa são o enredo, os personagens, o espaço, o tempo e o principal o narrador. O enredo diz respeito a trama, o encadeamento dos fatos, é o esqueleto da narrativa, o desenrolar dos acontecimentos.

Como o menino Zezé aprendeu a ler?

O menino queria ser escritor e, surpreendentemente, aprendeu a ler sozinho, fato que nem mesmo ele sabia como. Seu tio Edmundo ensinava ao garoto, quando possível, palavras difíceis e incomuns as quais ele admirava e decorava, tanto quanto à escrita quanto ao seu significado.

Quem era Xururuca?

Apelido dado por Zezé a um pé de laranja-lima, do livro Meu Pé de Laranja Lima, escrito por José Mauro de Vasconcelos. Pessoa muito querida e confiável. "Zezé aprende tudo sozinho, é o descobridor das coisas.

O que é onisciente e onipresente?

Onipotente é aquele ser que tem poder ilimitados, onisciente é alguém que possui todo conhecimento do mundo, em todas as áreas, e onipresente é o ser que está presente em toda parte, em todos os lugares.

Onde está escrito que Deus é onisciente?

O Salmo 139 é um louvor ao Deus onisciente, que sabe perfeitamente tudo o que pode ser sabido. Davi diz no quarto verso: “Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó Senhor, tudo conheces”. Deus não sabe apenas os fatos, mas as palavras e também os pensamentos!

Como funciona a onisciência?

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Onisciência ou omnisciência é deter todo o saber, saber tudo que seja cognoscível e incognoscível, incluindo possibilidades, pensamentos, sentimentos, vida, passado, presente, futuro, e todo universo, etc.

Quais são as características do discurso indireto?

O discurso indireto é definido como o registro da fala da personagem sob influência por parte do narrador. Nesse tipo de discurso, os tempos verbais são modificados para que haja entendimento quanto à pessoa que fala. Além disso, costuma-se citar o nome de quem proferiu a fala ou fazer algum tipo de referência.

Como identificar um enredo?

A forma mais conhecida de enredo é a que começa pela exposição da situação, citando personagens, tempo e espaço. Os fatos são narrados a partir da complicação e finaliza-se com o clímax da história. Na conclusão do enredo tem-se o desfecho. Uma forma menos comum de começar um enredo é pelo desfecho.

Quais são os tipos de personagens?

Tipos de personagens
  • o protagonista - também conhecido como personagem principal; (o herói, por exemplo)
  • o antagonista - personagem contrário ao protagonista; (o vilão)
  • os personagens secundários - conhecidos como coadjuvantes, aqueles que não fazem parte da trama principal.

Quem é o observador do texto?

O narrador observador é um tipo de narrador que conhece toda a história que será narrada, porém, não participa dela. Assim, ele conhece os fatos, mas não atua como um personagem da trama. Esse narrador é, portanto, objetivo e imparcial quanto ao desenrolar dos acontecimentos.

O que é o narrador câmera?

Muitos estudiosos chamam de narrador câmera aquele que cumpre a sua função de somente observar atentamente as coisas que acontecem para posteriormente narrar ao leitor, assim como uma câmera cinematográfica. Essa categoria não desenvolve laços ou vínculos com os personagens ou com as ações que eles executam.

O que são os personagens?

Personagens não são apenas as pessoas, mas também animais e até mesmo objetos inanimados. Até um lápis que rola pela mesa até cair no chão pode ser um personagem. Pode ser personagem qualquer ser ou objeto esteja num certo ambiente praticando (ou sofrendo) uma ação, ainda que de forma involuntária.

Artigo anterior
Qual a primeira língua da pessoa surda?
Artigo seguinte
Quando se usa a seta?