Qual o sintoma da trombose nas pernas?

Perguntado por: Ângela Antunes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (62 avaliações)

Dor; Edema (inchaço); Vermelhidão na pele; Cianose quando há um edema mais acentuado (coloração azul arroxeada);

Como é a dor de trombose na perna?

Quando dores intensas ocorrem em apenas uma das pernas, vermelhidão, inchaço ou endurecimento da musculatura na região, podem ser sinais de trombose. Diante desses sintomas, a primeira coisa a se fazer é procurar um médico.

Como saber se estou com trombose?

Sinais e sintomas de trombose
  1. Inchaço na região em que se formou o coágulo;
  2. Vermelhidão e calor no local afetado;
  3. Dor ou sensação de peso;
  4. Rigidez da musculatura.

Como é início de trombose na perna?

A trombose ocorre quando há formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias grandes das pernas e das coxas. Esse coágulo bloqueia o fluxo de sangue e causa inchaço e dor na região. O problema maior é quando um coágulo se desprende e se movimenta na corrente sanguínea, em um processo chamado de embolia.

Quando suspeitar de trombose?

“Os principais sintomas são dor, inchaço e sensação de peso nas pernas”, diz Francisco Osse. Algumas pessoas notam alterações na coloração da área afetada, que pode ficar mais arroxeada ou avermelhada.

Sintomas da trombose na perna

34 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo a trombose se manifesta?

Esse tempo pode ser de 3 até 24 meses.

O que pode levar a uma trombose?

Alguns fatores como predisposição genética, idade mais avançada, colesterol elevado, cirurgias e hospitalizações prolongadas, obesidade, uso de anticoncepcionais, consumo de álcool, fumo, falta de movimentação, aumentam o risco de desenvolver trombose.

Como saber se é trombose ou dor muscular?

Dor muscular por si não significa trombose. A dor da trombose tem como característica ter inchaço, sensação de que a perna estivesse cheia, ingurgitada, além de melhora ao elevar os membros e alteração de cor.

Qual exame detecta trombose nas pernas?

O exame mais usado é a ultra-sonografia com doppler, que avalia o estado das veias dos membros inferiores, podendo identificar eventuais coágulos.

Qual o exame de sangue para detectar trombose?

Teste de dímero-D.

Este teste mede uma substância no sangue que é liberada quando um coágulo de sangue se dissolve. Se o teste mostrar altos níveis da substância, você pode ter um coágulo de sangue na veia profunda. Se o seu teste é normal e você tem poucos fatores de risco, a TVP não é provável.

Quais são os tipos de trombose?

Quais são os tipos de trombose?
  • Trombose arterial. A trombose arterial é um coágulo sanguíneo que se desenvolve em uma artéria. ...
  • Trombose hemorroidária. As hemorroidas são tecidos vasculares aumentado na parte inferior do reto e ânus. ...
  • Trombose cerebral. ...
  • Trombose aguda. ...
  • Trombose crônica.

Qual a cura para trombose?

A trombose tem cura, e o seu tratamento é orientado pelo clínico geral ou cirurgião vascular após identificação dos sintomas e confirmação do diagnóstico, e pode ser feito com remédios anticoagulantes, nos casos mais leves, ou com trombolíticos e/ou cirurgia, nos casos mais graves.

O que é trombose tem cura?

A trombose tem cura, e seu tratamento possui dois objetivos fundamentais, que são impedir o crescimento dos coágulos e impedir que os coágulos existentes se soltem.

Como é a dor de trombose na panturrilha?

Deve-se suspeitar de uma trombose quando há dor na perna e essa fica inchada e dura. A trombose ocorre quando um trombo entope uma das veias das pernas, bloqueando a circulação a partir desse local.

O que pode ser dor atrás da perna?

A dor localizada atrás do joelho pode indicar alterações como cisto de Baker, tendinite dos músculos isquiotibiais, varizes, artrose ou lesão do menisco, por exemplo. O diagnóstico deve ser feito pelo médico após a avaliação física e testes que provocam dor.

O que significa ter dor na perna esquerda?

A dor nas pernas pode acontecer devido à má circulação, dor ciática, excesso de esforço físico ou neuropatia e, por isso, para identificar a sua causa deve-se observar o local exato e as características da dor, assim como se as duas pernas são afetadas ou somente uma e se a dor piora ou melhora com o repouso.

Como desmanchar nódulos musculares?

O método de agulhamento seco é eficaz porque trata diretamente no desencadeador da dor, liberando a tensão e desfazendo o nódulo. Com isso, o sangue volta a circular normalmente, proporcionando a oxigenação necessária para manter o músculo saudável, dissipando tensões e dores.

Quais doenças causam dores nas pernas?

A última etapa é a conclusão da causa específica da dor nas pernas, sendo as principais:
  1. Dor muscular, contraturas: ...
  2. Insuficiência venosa: ...
  3. Fibromialgia: ...
  4. Artrites: ...
  5. Ciatalgia: ...
  6. Neuropatia periférica: ...
  7. Doença arterial obstrutiva periférica: ...
  8. Síndrome do stress tibial medial (canelite):

O que é trombose porque ela pode matar?

Quando o coágulo obstrui uma pequena veia da perna, causa um transtorno localizado naquela região. Quanto mais próximo do coração, ou maior a veia, maior será a gravidade da trombose e a possibilidade de matar.

Quanto tempo dura a fase aguda da trombose?

A trombose é considerada aguda quando o tempo entre a formação do coágulo e o diagnóstico não ultrapassa 2 semanas. A partir da 3ª semana passa a ser considerada subaguda/crônica.

Qual a trombose mais perigosa?

A trombose arterial costuma ser mais grave do que a venosa, pois impede a chegada do oxigênio às células provocando nelas o infarto com necrose (morte tecidual).

Como saber se uma veia da perna estourou?

Entre os principais sintomas das varizes estouradas estão:
  1. hemorragia, caracterizada por sangramento grande, que pode ser entendido como uma complicação das varizes;
  2. hematomas ao redor, que podem ser azuis, roxos ou vermelhos;
  3. dor na região.

Quanto tempo leva para curar uma trombose?

O tempo do tratamento é longo cerca de 3 a 6 meses, inicialmente, a depender da veia que foi acometida.

Quem tem trombose pode morrer?

A trombose venosa localizada nas pernas não oferece risco de morte. Entretanto, o coágulo pode se desprender, migrar pela corrente sanguínea e se alojar nos vasos sanguíneos do pulmão – conhecido como embolia pulmonar, que apresenta risco de morte.

O que não pode comer quando está com trombose?

O ideal é evitar alimentos ricos em vitamina K, pois ela altera o sistema de coagulação, portanto, vegetais verdes escuros e miúdos devem ser consumidos com cautela. Os industrializados, sal e embutidos também devem ser evitados, pois são ricos em sódio e comprometem a saúde da circulação sanguínea.

Artigo anterior
Como classificar os riscos ergonômicos?
Artigo seguinte
O que é título de boa fé?