Qual o termo técnico para diarreia?

Perguntado por: Beatriz Sofia Faria Rodrigues Baptista  |  Última atualização: 30. Januar 2022
Pontuação: 4.8/5 (3 avaliações)

Disenteria - Diarréia com a presença de muco, pus ou sangue nas fezes e dor à evacuação (tenesmo).

Como se chama diarreia na enfermagem?

Diaforese: sudorese excessiva. Diarreia: evacuações frequentes e liquidas.

Como se diz diarreia em termos técnicos?

Dessaranjo intestinal: 1 afitamento, afito, andaço, borra, caganeira, câmaras, cambras, desarranjo, dessaranjo intestinal, destempero, disenteria, maculo, reira, soltura, soltura de ventre.

Qual o termo técnico para catarro?

Escarro, também conhecido como catarro, é uma liberação de muco causada pelo inchaço das mucosas do corpo. O escarro amarelado pode indicar alguma infecção no aparelho respiratório.

Qual o termo técnico para dor abdominal?

Cólica: dor abdominal; dor de barriga.

Conheça os Termos Técnicos ou Terminologias mais usadas na Enfermagem

23 questões relacionadas encontradas

Qual o termo técnico para Cansaço?

Fadiga → Cansaço, esgotamento.

Qual o termo técnico para dor no corpo?

Algia – Dor em geral. Algidez – Resfriamento das extremidades.

Qual a diferença entre catarro e muco?

O muco, popularmente chamado de catarro, é uma substância composta por proteínas, água e restos celulares produzidos pelo revestimento respiratório que protege o corpo do ataque de microorganismos. Apesar do aspecto repugnante, ele sempre se renova e circula pelo organismo mesmo quando a pessoa não está doente.

Quando a diarreia é preocupante?

"Se a diarreia durar mais de 5 dias, seguida de dor abdominal, febre alta e estufamento da barriga também deve procurar um médico". Também vale o alerta se você mora em alguma área com algum surto de doença infecciosa.

O que significa Emese na enfermagem?

Vômito ou emese é caracterizado pela contração da musculatura abdominal, abaixamento do diafragma, relaxamento da cárdia gástrica, resultando em expulsão do conteúdo do estômago em direção à boca(2).

O que é significa Emese?

substantivo feminino [Medicina] Ato de vomitar. Etimologia (origem da palavra êmese). Do grego émesis.

Quais são os tipos de diarreia?

Assim, os principais tipos de diarreia são:
  1. Diarreia infecciosa. ...
  2. Diarreia com sangue. ...
  3. Diarreia amarela. ...
  4. Diarreia verde.

Quantos dias a pessoa pode ficar com diarreia?

De forma geral, a diarreia dura entre 3 a 4 dias, no entanto, caso dure mais dias ou surjam outros sintomas, é importante ir ao médico, pois a diarreia pode estar a ser causada por uma infecção, que deve ser tratada com o uso de medicamentos.

Quantas evacuações é considerado diarreia?

Diarreia: Neste caso acontece um aumento da frequência ou diminuição da consistência fecal. É considerada diarreia mais de três evacuações no período de 24 horas.

Como saber se a diarreia é infecciosa?

A diarreia infecciosa é um tipo de diarreia que é causada por uma infecção, principalmente por vírus, bactérias ou parasitas. Normalmente, este tipo de diarreia causa febre, além de outros sintomas como vômitos e presença de sangue nas fezes.

Qual cor de catarro é pior?

Catarro transparente é o mais comum

Em um organismo saudável, o catarro não tem cor. Mas, o catarro com sangue pode adquirir uma coloração avermelhada, o que pode indicar problemas graves, como pneumonia e câncer de pulmão. Já o catarro branco é sinal de resfriado, asma ou alergia.

O que é muco catarro?

Água, proteínas, sais minerais e restos de células. Esta é a composição do catarro, o muco que ajuda a proteger o corpo da entrada de vírus e bactérias. “O catarro é o nome popular que é dado para as secreções produzidas pela via respiratória.

O que pode ser muco nas fezes?

O muco branco nas fezes, se combinado com dor abdominal, diarreia e intestino preso, pode ser um indicativo de que o paciente possui intolerância alimentar, como a intolerância à lactose, além de outras condições como a síndrome do intestino irritável, a gastroenterite e a doença de crohn, por exemplo.

Quais são os principais termos técnicos?

15 termos técnicos de enfermagem que você precisa conhecer agora!
  1. Abcesso. O abcesso é uma coleção de material purulento (pus) que normalmente se forma devido a uma infecção por bactéria. ...
  2. Afagia. ...
  3. Bradipneia. ...
  4. Cefaleia. ...
  5. Dermatose. ...
  6. Diurese. ...
  7. Edema. ...
  8. Equimose.

O que é a doença mialgia?

Mas a mialgia, outro nome dado para a dor muscular, é considerada o principal sintoma das doenças que acometem o sistema musculoesquelético. Como todo esqueleto é recoberto por músculos, o problema pode se manifestar em qualquer parte do corpo e é bastante comum.

Quais são os termos técnicos de enfermagem mais usados?

Conheça os 14 principais termos técnicos de Enfermagem
  • Abscesso.
  • Afagia.
  • Blenúria.
  • Cefaleia.
  • Dermatose.
  • Diurese.
  • Edema.
  • Fissura.

Qual a finalidade de usar termos técnicos?

O conhecimento dos termos técnicos relacionados à saúde auxilia na comunicação entre profissionais e pacientes e facilita o entendimento de várias situações. Existe uma grande quantidade de termos técnicos que são utilizados na prática clínica por isso, esse post foi dividido em duas partes.

Qual o significado dos termos técnicos?

Trata-se de um termo usado na linguagem científica desconhecido por aqueles que não são estudiosos de um determinado ramo.

Qual é o nome técnico para dor de garganta?

Os médicos podem usar o termo amigdalite quando as amígdalas estão particularmente inflamadas ou o termo faringite, quando as amígdalas não estão particularmente inflamadas, ou quando as pessoas que não possuem amígdalas apresentam uma dor de garganta.

É possível morrer de diarreia?

Diarreia não tratada pode levar até à morte

“A diarreia, quando não tratada adequadamente e, principalmente, que ocorre em crianças, idosos e imunossuprimidos, pode levar a estados de desidratação grave, com choque hipovolêmico ou outras situações, como choque séptico”, afirma o médico.

Artigo anterior
Quais são os sinais de alerta na gravidez?
Artigo seguinte
Qual a importância das Normas Regulamentadoras?