Como fazer a limpeza de uma ferida?

Perguntado por: Constança Nunes  |  Última atualização: 21. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (32 avaliações)

Deve-se remover as crostas e os detritos com cuidado; lavar a ferida com soro fisiológico em jato, ou com PVPI aquoso (em feridas infectadas, quando houver sujidade e no local de inserção dos cateteres centrais); por fim fixar o curativo com atadura ou esparadrapo.

Como fazer a limpeza de uma ferida infectada?

A limpeza da ferida pode ser feita aplicando uma a solução de cloreto de sódio 0,9% com uma gaze em toda região atingida pela infecção, após isso faça um curativo.

O que pode ser utilizado para limpeza de feridas?

Nos dias atuais, no entanto, a solução salina e a água de torneira são indicadas como os agentes mais utilizados na limpeza de feridas crônicas3.

Qual o melhor curativo para ferida aberta?

Os curativos adesivos, conhecidos popularmente como “bandeides”, são curativos prontos. Esse tipo de curativo é indicado para uma ferida aberta simples, que não seja muito profunda nem muito grande. Por isso, seu uso é bastante comum em pequenos arranhões ou cortes.

O que comprar para fazer curativo?

Principais tipos de curativos. Geralmente, para fazer o curativo é importante ter em casa alguns materiais como soro fisiológico, iodopovidona, band-aid e ligaduras, por exemplo.

Carlos Tonazio - Série Higiene da ferida (Limpeza da Ferida)

23 questões relacionadas encontradas

Como fazer curativos em feridas infectadas?

Deve-se remover as crostas e os detritos com cuidado; lavar a ferida com soro fisiológico em jato, ou com PVPI aquoso (em feridas infectadas, quando houver sujidade e no local de inserção dos cateteres centrais); por fim fixar o curativo com atadura ou esparadrapo.

Pode limpar o pus do machucado?

O que fazer quando o ferimento tem pus ou secreção amarelada? A saída de pus ou de secreção amarelada é forte indicador que o ferimento está infectado por bactérias. Nesse caso, é preciso manter os cuidados de limpeza e tratar a infecção com uma pomada antibiótica para matar as bactérias causadoras da infecção.

Como limpar ralado com pus?

Lave o ferimento imediatamente com água e sabão. Aplique uma pequena quantidade de pomada antibiótica, conforme a orientação de seu médico. Cubra o ferimento com uma faixa ou gaze. Mantenha sempre o ferimento limpo e seco.

Quando sai pus é bom?

Ao contrário do que muita gente pensa, o pus não é uma substância produzida pelas bactérias. Se você tem uma lesão com pus isso realmente fala a favor de infecção bacteriana, mas quem produz o pus é o nosso próprio sistema imunológico.

Pode espremer pus?

Não é recomendado espremer, pois fazendo isso em casa a chance de contaminar a ferida com bactérias da sua própria mão e pele é grande. Assim, você estaria colocando outros tipos de bactérias e microorganismos em uma ferida sua que está "aberta".

Quais os 3 tipos de curativos?

Quais são os principais tipos de curativos?
  1. Alginato. Os curativos de Alginato de Cálcio e Sódio são ótimos para absorver o excesso de secreção produzido em alguns tipos de feridas, em um processo chamado de exsudação. ...
  2. Carvão ativado. ...
  3. Hidrogel. ...
  4. Hidrocolóide. ...
  5. Antissépticos.

Qual a técnica para realizar um curativo?

Os curativos devem ser realizados no leito com toda técnica asséptica; Nunca colocar o material sobre a cama do paciente e sim sobre a mesa auxiliar, ou carrinho de curativo. O mesmo deve sofrer desinfecção após cada uso; Todo curativo deve ser realizado com a seguinte paramentação: luva, máscara e óculos.

Quais são as técnicas de curativos?

CURATIVO SIMPLES – realizado por meio da oclusão com gaze estéril no local da lesão,mantendo-a seca e limpa.
  • CURATIVO OCLUSIVO – realizado na lesão com sua total cobertura,evitando o contato com o meio externo.
  • CURATIVO ÚMIDO – usado para proteger drenos e irrigar a lesão com determinada solução tópica.

Quais as etapas do curativo?

Independentemente da etiologia da ferida, a cicatrização segue um curso previsível e contínuo, sendo dividida didaticamente em três fases (fase inflamatória, fase proliferativa e fase de maturação).

Como técnico de enfermagem faz curativo?

o Técnico de Enfermagem e o Auxiliar de Enfermagem irão auxiliar o Enfermeiro nos curativos de lesões em grau 3/111 e 4/IV; realizar orientações ao paciente quanto aos procedimentos realizados e aos cuidados com a lesão; executar a prescrição de enfermagem; registrar no prontuário do paciente a característica da lesão, ...

Quais os tipos de curativos especiais?

Os mais comuns são curativos com carvão ativado, hidrogel, prata, alginato e o de membrana regeneradora de celulose que acelera a cicatrização da pele, diminui a dor e protege os terminais nervosos durante 12 dias sem a necessidade de troca. Essa é o curativo especial mais utilizado.

Como fazer um curativo de cirurgia?

Jogue o soro em jato sobre toda a ferida (use todo o soro de 250 ml). Seque com a toalha, pressionando-a sobre a ferida, sem esfregar. Cubra com gase estéril (use 2 pacotinhos de 10 gase cada um). Fixe com micropore cortado com tesoura limpa (desinfectada com álcool 70 e usada só para o curativo).

Quais são os tipos de curativos técnica e suas indicações?

Conheça os tipos de curativos
  • Alginato. As fibras de alginato são derivadas de algas marinhas. ...
  • Hidrocoloide. As coberturas com hidrocoloide são impermeáveis à água. ...
  • Carvão ativado. É uma cobertura composta por tecido de carvão ativado, impregnado com prata. ...
  • Hidrogel. ...
  • Antissépticos.

Como fazer curativos em feridas cirúrgicas?

Realize a limpeza dos pontos da ferida cirúrgica com gaze embebida em álcool a 70% por 3 vezes, num único sentido; Realize a limpeza da área ao redor da ferida; Cubra a ferida com gaze seca e feche com espar- adrapo ou atadura; Lave as mãos.

Quais os tipos de curativos e coberturas?

Tipos de Coberturas para Curativos
  • Alginatos. ...
  • Carvão ativado. ...
  • Hidrocoloide. ...
  • Hidrogel. ...
  • Filmes. ...
  • Papaína. ...
  • Ácidos graxos essenciais (AGE) ...
  • Antissépticos.

O que é curativo grau 2?

O que é? Tratamento de lesão aberta, em que ha grande área de tecido afetado nos aspectos de extensão, profundidade e exsudato (grau ii), com a finalidade de promover cicatrização, evitar contaminação e/ou tratar infecção. Necessitando de cuidados mais complexos.

O que é cobertura primária secundária e terciária?

a) Intenção da ferida: 1ª intenção ou primária – a cicatrização primária envolve a reepitelização, na qual a camada externa da pele cresce fechada; 2ª intenção ou secundária – é uma ferida que envolve algum grau de perda de tecido; 3ª intenção ou terciária – ocorre quando intencionalmente a ferida é mantida aberta para ...

O que é bom para tirar o pus?

Como limpar o pus
  1. Tirar o excesso de pus com soro fisiológico;
  2. Lavar o local com água e sabão neutro;
  3. Aplicar a pomada antibiótica, de acordo com a orientação médica;
  4. Cobrir o local com faixa ou gaze limpas.

Como drenar o pus?

Dependendo do local e tamanho do abscesso, o paciente pode receber algum tipo de sedativo. A área será coberta com uma solução antisséptica e será feito um corte para abrir o abscesso e drenar todo o pus e os detritos.

Pode estourar uma bolha de pus?

Os médicos são unânimes: você não deve furar a bolha para retirar seu líquido, nem remover a pele dela. O ideal é dar um "descanso" para o machucado.

Artigo anterior
O que é o que é fonemas?
Artigo seguinte
Como manter o rejunte do piso sempre branco?