Qual o tempo de troca da correia dentada do carro?

Perguntado por: Afonso Leite  |  Última atualização: 18. Januar 2022
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Uma correia dentada pode durar até 5 anos, em condições normais de uso, ou conforme a quilometragem indicada no manual do proprietário — que, em geral, é de até 50 mil km rodados. No entanto, diversos fatores podem comprometer sua conservação.

Quantos km tem que trocar a correia dentada do carro?

A correia dentada do motor deve ser checada quando completar 40.000 km. Conforme a condição poderá se prolongar sua troca para os 50.000 km. Após essa quilometragem, a correia perde sua eficiência e pode causar uma ruptura, que acarreta diversos estragos ao motor.

Qual a vida útil de uma correia dentada?

Segundo os manuais e montadoras, a correia dentada possui vida útil de 50 mil km ou 3 anos (em média). Porém, os proprietários não devem considerar esse tempo previsto como certo. Quando o carro está ligado, as peças estão funcionando normalmente mesmo não gerando quilometragem, haverá desgaste.

Quais os sintomas que é preciso trocar a correia dentada?

Quando saber a hora de trocar a correia dentada

A indicação dos fabricantes é trocar a correia dentada com 50 mil km rodados ou quando se passarem três anos de uso do veículo. O mais indicado é que o condutor siga a dica do fabricante e troque a correia na quilometragem correta, isso vai evitar problemas no veículo.

Como saber se o tensor da correia dentada está ruim?

Não é difícil ver quando há um problema com o tensor da correia dentada. Normalmente, um tensionador ruim é acompanhado por ruído. Esse ruído é percebido apenas quando o motor está funcionando. É recomendável verificar este item regularmente.

QUAL O TEMPO CERTO PARA A TROCA DA CORREIA DENTADA DO MEU CARRO ?

32 questões relacionadas encontradas

Qual é a melhor marca de correia dentada?

CORREIA (844)
  • BOSCH (5)
  • CONTINENTAL (1)
  • CONTINENTAL ELITE (127)
  • CONTINENTALELITE (195)
  • CONTITECH (512)
  • GOODYEAR (4)

Como saber se a correia dentada é original?

Atenção a detalhes na parte interna das correias: as produzidas pela ContiTech têm aspecto áspero na parte externa (costas) da correia dentada, ao contrário do produto falsificado, que é liso. As gravações na parte externa do produto original são feitas através de um adesivo aplicado a uma temperatura elevada.

Qual a marca da correia dentada original da GM?

Kit Correia Dentada com Tensor Original GM Gates 40433X17XS.

O que vem no kit de correia dentada?

As fábricas recomendam a substituição da correia dentada de borracha a uma certa quilometragem ou em um determinado prazo. ... Aliás, as fábricas de peças já estimulam essa “empurroterapia”, pois já mandam o kit completo: a correia acompanhada do tensor e rolamento.

Como saber se o tensor está ruim?

Um tensionador ruim geralmente faz barulho. Preste atenção para ouvir se a correia está guinchando ou chacoalhando. Além disso, quando a correia do motor está folgada, ela causará alguns problemas de direção em altas velocidades ou quando o caro está muito pesado.

Quando trocar a correia dentada precisa trocar o tensor?

Se a correia parecer gasta ou danificada, ela precisa ser substituída. Ao mesmo tempo, um tensor com danos, desgaste, ou que teve sua vida útil ultrapassada também precisa ser substituído, mas não é necessária a substituição se o componente está ainda em sua vida útil normal.

Quantos km dura um tensor?

estes rolamentos são projetados para durar cerca de 300 mil km, mas em testes de bancada. Na prática, a durabilidade pode variar para mais ou para menos.

Qual a função do tensor de correia?

O Tensor de Correia Dentada, também conhecido como tensionador da correia dentada, é uma peça em formato de rolamento com furo excêntrico que possui como principal função manter a tensão da correia dentada no nível correto.

Qual a função do tensor no motor?

A função do tensor é esticar a correia até o ponto certo. Existem dois tipos de tensor: o automático, que faz essa tensão com a mola, e o manual, em que você coloca a ferramenta para saber qual é a tensão ideal.

Para que serve o tensor da correia do alternador?

O tensor da correia do alternador é um dos diversos componentes responsáveis por transmitir o movimento do eixo de manivela aos acessórios do motor (alternador, ar condicionado, direção hidráulica e bomba de água) e absorver a vibração da correia.

Qual o valor da mão de obra para trocar correia dentada?

A mão de obra para troca da correia dentada do Uno Mille custa, segundo a pesquisa, entre R$ 60 e R$ 260, variação de 333%. Já a correia vale entre R$ 38 e R$ 98, diferença de 157%. Para o Corsa 1.0, o preço do serviço de troca da correia dentada custa entre R$ 80 e R$ 150, variação de 87%.

Como comprar correia dentada?

Verifique o manual do proprietário: Consulte o manual do proprietário para saber exatamente o que está procurando quando se trata da correia dentada. O manual especificará o tamanho, tipo, e modelo da correia. Em alguns casos, até terá recomendação da marca ideal para o veículo.

Qual a diferença entre correia dentada e corrente de comando?

A correia dentada é responsável por sincronizar o movimento de diferentes partes do motor, como o virabrequim, o comando de válvulas ou os periféricos, como o alternador. ... A corrente, que se move com polias dentadas, é projetada para não precisar ser substituída durante toda a vida útil do motor.

O que é melhor corrente ou correia dentada?

“As correntes são mais confiáveis nesse aspecto. Geralmente têm durabilidade muito grande e o dono de carro que sai de fábrica com corrente dificilmente se preocupa com manutenção e troca. Às vezes, a peça tem vida útil equivalente à do motor”, explica o engenheiro Maurício Trielli.

Qual os carros que têm corrente de comando?

É o caso do Firefly de três cilindros da Fiat, e também da família SCe da Renault e também da Hilux diesel, que nas últimas versões passou a adotar a corrente. Tanto uma como a outra são essenciais para o funcionamento do motor, já que fazem a sincronia entre virabrequim e comando de válvulas.

Quais as correias do motor?

Existem quatro correias principais no carro. A correia dentada, a do alternador, a do ar condicionado e a da direção hidráulica. Cada uma tem uma função especifica e um sistema de funcionamento.

Quanto custa correia de carro?

A correia dentada pode custar até R$500 — mas quando ela arrebenta, os valores dos serviços de reparo podem chegar até R$4.000 para veículos populares. Isso porque os pistões e as válvulas chocam entre si, o que empena as peças.

Onde se localiza a correia dentada?

A correia dentada é uma peça que fica no motor do carro e sincroniza o virabrequim. Por sua vez, o virabrequim é uma peça que transfere a força gerada pelo motor para as rodas e comando de válvulas. Na prática, a correia comanda a abertura das válvulas do motor, além do seu sincronismo com os pistões do cilindro.

Qual a melhor correia dentada ou lisa?

A correia lisa é adequada para transmissões mecânicas, enquanto a opção dentada serve para transmissão em alta velocidade, em pequenos diâmetros de polias, que proporcionam uma melhor distribuição das tensões térmicas.

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