Quanto tempo demora um processo sumaríssimo?

Perguntado por: Daniel Pinto de Silva  |  Última atualização: 17. April 2025
Pontuação: 4.5/5 (48 avaliações)

São, em média, 117 dias para o ajuizamento da ação até a prolação de sua sentença, em contraponto aos 330 dias do Rito Ordinário. Já o tempo do ajuizamento até o arquivamento definitivo é de cerca de 499 dias contra 1.103 no Rito Ordinário.

O que acontece depois do rito sumaríssimo?

Tratando-se de rito sumaríssimo, em regra, a audiência é una (única), contemplando, ainda, a coleta das provas (documental, depoimentos das partes e testemunhal), as razões finais dos litigantes e a renovação da proposta conciliatória pelo juízo, com a conclusão do processo para elaboração da sentença.

Como funciona o procedimento sumaríssimo?

O rito sumaríssimo é o procedimento considerado mais simples e o mais rápido no direito trabalhista. Trata-se do rito focado em dissídios trabalhistas individuais. Este procedimento, previsto na CLT, trata de causas cujo valor não ultrapassa 40 salários mínimos.

Como funciona a audiência trabalhista no rito sumarissimo?

Principais características do rito sumaríssimo

O número máximo de testemunhas por parte é de, no máximo, duas, enquanto que no rito ordinário esse número sobe para 3. A sentença é proferida na própria audiência e não há necessidade da emissão de relatório. A avaliação acontece em até 15 dias corridos do ajuizamento.

Qual o valor da causa no rito sumaríssimo?

Rito Sumaríssimo. O Rito Sumaríssimo está previsto no art. 852-A a 852-I da CLT e se aplica à causa cujo valor supere dois e não ultrapasse 40 salários mínimos vigente na data do ajuizamento.

Procedimento sumaríssimo no processo trabalho | Quinta da CLT

35 questões relacionadas encontradas

Qual o limite do rito sumarissimo trabalhista?

Art. 852-A. Os dissídios individuais cujo valor não exceda a quarenta vezes o salário mínimo vigente na data do ajuizamento da reclamação ficam submetidos ao procedimento sumaríssimo.

Qual o teto do rito sumaríssimo trabalhista?

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou na quarta-feira (14) o Projeto de Lei 534/07, da deputada Bel Mesquita (PMDB-PA), que amplia para 60 salários mínimos (R$ 22,8 mil) o valor do teto das causas trabalhistas que podem ser submetidas ao procedimento sumaríssimo.

Quanto tempo demora para fazer os cálculos de um processo trabalhista?

Esse período pode variar de 48 horas até 15 dias úteis, pois o tempo de compensação do valor é de até 10 dias.

Qual o tipo de audiência ocorre no rito sumaríssimo?

Nesse procedimento sumaríssimo as demandas serão realizadas em audiência única, ou seja, a regra é que tudo seja realizado em uma só data de audiência: os incidentes e exceções, as manifestações e impugnações, a oitiva das partes com os depoimentos pessoais e depoimentos das testemunhas.

Como saber se um processo judicial trabalhista está chegando ao fim?

A consulta pública aos processos trabalhistas está disponível no site do tribunal (trt8.jus.br), bastando digitar o número do processo no campo denominado "Consulta Processual" e em seguida clicar no botão "Consultar".

Quando se aplica o procedimento sumaríssimo?

DO PROCEDIMENTO COMUM SUMARÍSSIMO

É o rito aplicado aos Juizados Especiais Criminais, a fim de julgar os crimes de menor potencial ofensivo. Como dito alhures, tais infrações são aquelas em que a pena máxima cominada em abstrato é igual ou inferior a dois anos e as contravenções penais (art. 61, Lei 9.099/95).

Quais as fases do procedimento comum sumaríssimo?

Os procedimentos se dividem em: termo circunstanciado, audiência preliminar, rito sumaríssimo, recurso e execução.

Quais crimes se aplica o procedimento sumaríssimo?

Adota-se o procedimento comum SUMARÍSSIMO nas infrações penais de menor potencial ofensivo (pena máxima IGUAL ou INFERIOR a 02 anos, cumulada ou não com multa), vide art.

Quais são as chances de ganhar uma causa trabalhista?

A maioria dos processos trabalhistas ganhos na justiça é em favor do trabalhador. Segundo uma pesquisa do Insper, noticiada pelo jornal Gazeta do Povo em junho de 2018, 88,5% dos casos do TRT da 2ª Região (SP) foram integralmente ou parcialmente favoráveis ao trabalhador.

Qual é a última fase de um processo trabalhista?

Qual a última fase do processo? Fase recursal. A fase recursal é o estágio final das fases do processo judicial. Ela ocorre quando uma das partes não concorda com a sentença proferida e decide recorrer à instância superior.

Quando o juiz dá a sentença quanto tempo demora para receber?

Depois de publicada a sentença, a empresa processada deve pagar a causa trabalhista de 48 horas até 15 dias úteis. Logo, em média, após a sentença, a parte vencedora espera receber os valores de sua causa trabalhista nesse intervalo de tempo.

Qual o momento para apresentação da defesa no procedimento sumaríssimo?

O prazo para interposição é o mesmo do rito ordinário (8 dias), havendo também a necessidade de preparo. A particularidade se refere ao Recurso de Revista. Este recurso, que visa a uniformizar a jurisprudência no Tribunal Superior do Trabalho, sofre uma limitação no procedimento sumaríssimo.

Quanto tempo demora para uma audiência trabalhista?

Mas, quanto tempo pode durar uma audiência trabalhista? Bem, de modo geral, as audiências trabalhistas costumam ser realizadas em até 5 horas, e caso seja necessário, novas datas são marcadas. Ao longo dessas datas, o juiz avaliará as provas e documentos do processo de forma menos cansativa possível.

O que fazer quando a reclamada não é encontrada no rito sumaríssimo?

RECLAMADAS NÃO ENCONTRADAS NOS LOCAIS INDICADOS NA INICIAL. Não tendo sido encontradas as rés, deve ser atendido o pleito de processamento da reclamação trabalhista pelo rito ordinário.

Quanto tempo demora para ser pago o dinheiro ganho em um processo?

Quanto tempo demora para ser pago o dinheiro ganho em um processo? Esse período pode variar de 48 horas até 15 dias úteis, pois o tempo de compensação do valor é de até 10 dias. A causa trabalhista ganha através da justiça será paga pela empresa, que por sua vez deve indicar bens para garantia da compensação.

Quanto tempo leva para o juiz assinar o mandado de pagamento?

O prazo para o oficial de justiça cumprir os mandados é, em regra, de 20 (vinte) dias a partir do dia útil seguinte à distribuição.

Porque um processo trabalhista demora muito?

Como a justiça do trabalho é responsável por muitos casos, a maior parte dos juízes têm uma grande quantidade de processos para analisar. Isso significa que eles têm menos tempo para se dedicar a cada caso individual, o que pode levar a atrasos na resolução.

Quantas vezes uma empresa pode recorrer na Justiça do Trabalho?

É possível recorrer tantas vezes porque no Direito, toda e qualquer pessoa é considerada inocente até o trânsito em julgado da decisão (até ser julgado pelas 3 instâncias, caso recorrida). Isso é chamado de “princípio da presunção de inocência”.

Quantas audiências tem uma ação trabalhista?

Ao ingressar com uma ação na justiça do trabalho, muitos trabalhadores se perguntam quantas audiências terão que enfrentar até a resolução de seu caso. A resposta, em geral, é que o processo trabalhista é dividido em duas audiências principais: a inicial e a de instrução.

O que acontece quando a empresa não paga o acordo trabalhista?

Por outras palavras: caso não seja honrado o acordo celebrado pela parte, o prejudicado poderá requerer ao juiz que seja encetada a a- vidade de realização, de concre zação do direito que foi reconhecido na sentença que homologou o acordo.

Artigo anterior
Quais são os 3 poderes eles podem exercer a função administrativa?
Artigo seguinte
O que acontece no mês de janeiro?