Quando a dor de garganta se torna preocupante?

Perguntado por: André Barbosa Borges  |  Última atualização: 6. März 2022
Pontuação: 5/5 (47 avaliações)

Quando a dor de garganta é preocupante? Se a sua dor de garganta durar mais de 7 dias, sem se curar espontaneamente, busque atendimento médico. Não tratá-la pode levar a complicações, como o já citado câncer de garganta. Estando continuamente expostos aos ambientes, sempre haverá riscos de adquirir uma dor de garganta.

Como surge o câncer de garganta?

Principais causas do câncer de garganta

Uma das principais causas de desenvolvimento de câncer na garganta é a infecção por HPV, que pode ser transmitido através do sexo oral desprotegido.

Como saber se a dor de garganta e infecciosa?

Para saber se o seu caso é infecção ou inflamação na garganta, é preciso ficar atento aos sinais.
...
Os sintomas da infecção decorrem da ação do microrganismo causador da doença em nosso organismo, sendo que os principais são:
  1. Febre.
  2. Dor no local.
  3. Formação de pus.
  4. Dores musculares.
  5. Fadiga.
  6. Tosse.

Quais os riscos de uma infecção de garganta?

Infecções corriqueiras na garganta, sem o tratamento adequado, podem afetar e trazer problemas ao coração. O fato é que quando a infecção bacteriana na garganta, como no caso de amigdalites e faringites, não é devidamente tratada há o risco de que se torne um gatilho para a chamada doença ou febre reumática.

Quanto tempo uma pessoa pode ficar com a garganta inflamada?

A dor de garganta viral dura cerca de uma semana — o tempo que a infecção demora para acabar naturalmente. Já a bacteriana pode se acentuar e exige o uso de antibiótico.

Dor de garganta: conheça as principais causas

35 questões relacionadas encontradas

Quando a garganta não melhora com antibiótico?

Se o problema não melhorar em até 15 dias, o otorrinolaringologista Silvio Keniti Iwamura recomenda procurar um médico: “Qualquer queixa relevante ou persistente deve ser investigada, podendo ser uma simples irritação local por abuso de bebidas geladas e friagem ou início de um quadro infeccioso”.

O que fazer para acabar com a infecção de garganta?

Os médicos tratam infecções da garganta com:
  1. Medicamentos de venda livre como acetaminofeno ou ibuprofeno.
  2. Algumas vezes, corticosteroides para ajudar a aliviar os sintomas mais rapidamente.
  3. Antibióticos, mas somente se houver uma infecção bacteriana, como no caso de faringite estreptocócica.

É possível morrer de dor de garganta?

Nos países ricos, crianças com dor de garganta são testadas para infecções bacterianas e rapidamente tratadas com penicilina ou algum outro antibiótico barato. Mas nos países pobres, a faringite estreptocócica costuma passar sem tratamento e pode se converter numa lenta e demorada sentença de morte.

O que uma inflamação mal curada na garganta pode causar?

Dores de garganta, como faringites e amidalites, mal curadas, podem causar febre reumática. Ela é uma resposta do organismo a infecções causadas por bactérias estreptococos do grupo A.

É normal ter infecção de garganta?

As infecções de garganta e/ou das amígdalas são comuns, particularmente em crianças. Em geral, as infecções de garganta são causadas por um vírus, mas podem ser causadas por uma bactéria, como a bactéria estreptocócica. Os sintomas incluem dor intensa com inflamação e amígdalas vermelhas e inchadas.

Como se pega infecção bacteriana na garganta?

Como tem causas em agentes virais e bacterianos, a amigdalite é uma doença contagiosa e que pode se adquirir de uma pessoa para outra em determinadas situações. Assim, o mais comum é que os microorganismos passem através da inalação de gotículas no ar, que se libera quando o paciente espirra ou tosse.

Como saber se tem pus na garganta?

Sintomas da garganta inflamada
  1. Dor de garganta;
  2. Dor ou dificuldade para engolir;
  3. Rouquidão;
  4. Inchaço na garganta;
  5. Tosse;
  6. Presença de pus;
  7. Febre;
  8. Dores no corpo;

Quais bactéria causa dor de garganta?

A amigdalite bacteriana é uma inflamação das amígdalas, que são estruturas localizadas na garganta, causada por bactérias geralmente do gênero Streptococcus. Essa inflamação normalmente causa febre, dor de garganta e dificuldade para engolir, o que leva à perda de apetite.

Como faço pra saber se estou com câncer de garganta?

Os sintomas desses cânceres podem incluir:
  1. Ferida na garganta que não cicatriza.
  2. Tosse persistente.
  3. Dor e dificuldade para engolir.
  4. Dor de ouvido.
  5. Dificuldade para respirar.
  6. Perda de peso.
  7. Nódulo ou massa no pescoço.

Onde se localiza o câncer de garganta?

O câncer de garganta, também conhecido como orofaríngeo, desenvolve-se na parte da garganta que fica logo atrás da boca, que os médicos chamam de orofaringe. Ela inclui a base da língua (a parte posterior da língua), o palato mole, as amígdalas, os pilares, as paredes laterais e posterior da garganta.

Estou sentindo como se tivesse algo na minha garganta?

A causa mais comum de sensação de bolo na garganta é Refluxo Faringo Laríngeo, doença na qual o ácido sobe do estômago e machuca a garganta do paciente. Costuma cursar com pigarro e tosse seca também. Pode ocorrer relacionado a dieta inadequada e a ansiedade. Tem tratamento.

O que pode acontecer se não tratar amigdalite?

“Se por um lado o uso excessivo e desnecessário de antibióticos pode gerar bactérias mais fortes e resistentes, por outro o tratamento não adequado de amigdalites bacterianas predispõe a complicações, como abscessos, febre reumática e problema nos rins (glomerulonefrite)”, avalia Renata Christofe Garrafa, ...

Como saber se estou curado da amigdalite?

Amigdalite tem cura, sim. Os sintomas de amigdalite costumam desaparecer de dois a três dias depois do início do tratamento em casos mais simples. A infecção geralmente é curada após o término do tratamento, mas algumas pessoas podem precisar de mais um ciclo de antibióticos.

Pode morrer com amigdalite?

Doença inflamatória que ocorre após um episódio de amigdalite bacteriana provocada por Streptococcus, tratada inadequadamente. Pode atingir as articulações, o coração e o cérebro, deixando seqüelas cardíacas graves, com conseqüências por toda a vida e podendo levar à morte.

Porque a garganta vive inflamada?

O que causa garganta inflamada? A garganta inflamada pode ser causada por uma gripe, resfriado, amigdalite, laringite ou faringite. A inalação de substâncias tóxicas também podem causar irritação na garganta, assim como o consumo exagerado de bebidas alcoólicas ou refluxo de alimentos para a garganta.

O que causa tanta dor de garganta?

Causas de dor de garganta

A causa mais frequente é uma infecção viral, como, gripe, resfriado, mononucleose e doenças da infância para as quais existe vacina, como sarampo, coqueluche, catapora e difteria.

Qual o melhor remédio para infecção de garganta?

De forma geral, os principais remédios de farmácia que podem ser recomendados em caso de dor de garganta são:
  1. Analgésicos. Medicamentos com ação analgésica, como o paracetamol ou a dipirona, são muitas vezes receitados pelo médico para aliviar a dor. ...
  2. Anti-inflamatórios. ...
  3. Antissépticos e analgésicos locais. ...
  4. Antibióticos.

O que fazer quando antibiótico não faz efeito?

Se já está tomando o antibiótico há pelo menos dois dias e ainda não notou melhora dos sintomas, fale com o seu/sua médico/a. Todo antibiótico deve ser utilizado pelo tempo completo prescrito pelo/a profissional para que o tratamento seja efetivo e não permita o desenvolvimento de resistência bacteriana.

Qual o antibiótico mais forte para garganta?

Os principais antibióticos que podem ser recomendados para o tratamento da garganta inflamada são:
  1. Amoxicilina. A amoxicilina é um antibiótico geralmente indicado para tratar infecções que são causadas pela bactéria Streptococcus A., como a faringite e a amigdalite. ...
  2. Azitromicina. ...
  3. Eritromicina. ...
  4. Clindamicina. ...
  5. Cefalexina.

Quanto tempo a garganta melhora com amoxicilina?

Obrigado. A dor na garganta e a febre devem melhorar após 48-72 horas do início do antibiótico (no caso, amoxicilina). Esse período já passou e se a dor não sumiu, o ideal seria uma reavaliação médica para a possibilidade de troca do antibiótico.

Artigo anterior
Qual o recorde mundial de agachamento?
Artigo seguinte
Quais são as quatro decisões proferidas possíveis na primeira fase do procedimento do Júri?