Qual o tempo de carência de um plano de saúde?

Perguntado por: Érika Anna Miranda  |  Última atualização: 14. Januar 2022
Pontuação: 4.5/5 (3 avaliações)

O prazo de carência dos planos de saúde, de acordo com a regulação da ANS permite os seguintes prazos: 24 horas: como dito acima, quando há urgência e emergência, problemas na gestação, lesões graves e risco à vida. 300 dias: para a realização de partos a termos (procedimentos feitos a partir da 38ª semana).

Quanto tempo é a carência de plano de saúde?

De acordo com a legislação, a carência máxima é de: 24 horas para atendimentos de urgência e emergência; 300 dias para partos a termo, excluídos os partos prematuros; 24 meses para doenças e lesões preexistentes (DLP);

É possível quebrar carência de plano de saúde?

Caso o consumidor, em meio ao contrato, seja surpreendido por uma situação grave, é possível quebrar a carência e exigir que o plano de saúde cubra integralmente todos os procedimentos necessários. Após 24 horas da contratação do plano de saúde, situações graves que o consumidor passe devem ser custeadas integralmente.

Como comprar a carência de um plano de saúde?

Para beneficiários com plano de saúde há mais de 12 meses, existe a possibilidade de compra de carências. Para isso, é necessário que o plano seja equivalente (Rede Credenciada de Hospitais e Laboratórios, Abrangência de Atendimento e Acomodação).

Qual a carência para cirurgia nos planos de saúde?

De acordo com a Lei dos Planos de Saúde, o prazo de carência varia conforme o tipo de serviço, sendo de:
  • 24 horas para situações de urgência e emergência;
  • 300 dias para partos a termo (exceto partos prematuros e decorrentes de complicações no processo gestacional);
  • 180 dias para as demais situações.

Entenda tudo sobre as carências de plano de saúde | Zelas Saúde

34 questões relacionadas encontradas

Qual a carência para cirurgia de vesícula?

O plano de saúde afirmou que a negativa em autorizar a cirurgia se funda no fato do autor ainda está cumprindo o prazo de carência de 90 dias previsto para internações clínicas e cirúrgicas e demais procedimentos especiais.

Como é a compra de carência?

A compra de carências ou redução de carências é o termo utilizado quando a operadora de planos de saude aproveita o tempo de contribuição do consumidor em contrato anterior, reduzindo as carências.

O que significa carência de um plano?

Carência é o tempo de espera para realizar determinados procedimentos logo após contratar ou ser inscrito em um plano de saúde, como, por exemplo, para realizar um parto ou uma cirurgia. Os prazos de carência para cada procedimento estão presentes no contrato.

O que é isento de carência?

Em outras palavras, se a incapacidade for decorrente de acidente de trabalho, doença profissional ou doença do trabalho, o segurado tem isenção de carência. Isso significa que para ter direito ao benefício, ele não precisa ter pago o número mínimo de 12 contribuições mensais acima mencionadas.

Qual o plano de saúde que não tem carência?

NIPOMED - Sistema de Saúde sem carência, sem limite de idade e sem mensalidades.

Qual a diferença de portabilidade para compra de carência?

A portabilidade é uma regra criada pela ANS (Agência Nacional de Saúde) que permite a troca para outro plano de saúde, sem a necessidade de cumprir novas carências, inclusive para parto e doenças pré-existentes, conforme as regras que regulamentam a portabilidade.

Como funciona aproveitamento de carência?

APROVEITAMENTO DE CARÊNCIAS

Os planos de saúde para pessoa física e os planos empresariais oferecem a possibilidade de migrar de um plano para outro, aproveitando os períodos de carência, desde que siga algumas regras da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).

Como contratar um plano de saúde sem carência?

Como os imprevistos e doenças não têm data para acontecer, essa é uma modalidade desejada por muita gente. Entretanto, a carência zero não se aplica a todos os casos. A única forma de contratar plano de saúde sem carência é aderindo a um plano empresarial.

Qual a carência para vasectomia?

De maneira geral, o paciente deve comunicar o plano de saúde sobre o interesse - isso pode ser feito através de uma consulta com o urologista, por exemplo. É importante destacar que, após a contratação do plano, existe uma carência a cumprir de 180 dias para realização da vasectomia.

Qual a carência do plano de saúde para cirurgia bariátrica?

O tempo de carência solicitada pelo plano de saúde para realização da cirurgia bariátrica é a mesma para doenças pré-existentes, ou seja, dois anos. Ou seja, não existem planos de saúde sem carência para realizar esse tipo de procedimento, o prazo mínimo é de 24 meses.

Qual a carência para cirurgia de catarata?

A carência é o período que o contratante do plano de saúde precisa esperar após a assinatura do contrato para ter acesso a todas as coberturas contratadas. No caso de uma cirurgia de catarata, assim como as demais cirurgias, a ANS permite que o prazo máximo seja de até 180 dias.

Como saber a carência da Unimed?

Verifique as informações relativas às carências e de cobertura parcial temporária impressas no seu cartão e consulte as condições de contratação. Caso tenha dúvida, entre em contato pelo telefone: 33 3339-4444. Mantenha seus dados de cadastro sempre atualizados.

Como saber se a Unimed cobre minha cirurgia?

Você poderá verificar a cobertura de planos de saúde disponibilizada no site da ANS. É só selecionar o tipo de tratamento que está procurando e se certificar de que ele faz parte das coberturas obrigatórias. Você também pode conferir no seu guia médico Unimed.

Tem plano da Unimed sem carência?

Escolhendo o plano ideal, basta fazer a adesão e começar a usufruir de todos os benefícios. As vantagens de um plano de saúde carência zero oferecido pela Unimed incluem: Milhares de médicos cooperados e de diferentes especialidades; ... Programas de prevenção e orientação à saúde, que visam o bem-estar dos beneficiários.

Quanto tempo vale a Carta de permanência?

A norma determina o cumprimento de: No mínimo 2 anos no plano de origem ou no mínimo 3 anos, na hipótese de o beneficiário ter cumprido cobertura parcial temporária, se for a primeira vez que o cliente pede a portabilidade de carências.

Quanto tempo de carência para internação?

Todas as urgências e emergências estão sujeitas à carência de 24 horas. Apenas os acidentes pessoais não estão sujeitos à carência de 180 dias, referente a internações e cirurgias. (Exemplos: Traumas decorrentes de quedas, atropelamentos, arma de fogo, acidentes de trânsito, entre outros).

Como funciona a carência do plano de saúde empresarial?

Carência é o tempo que você tem que esperar para começar a ser atendido pelo plano de saúde em determinado procedimento médico ou cobertura. Ou seja, a depender das características do seu contrato, a operadora de saúde pode exigir um período de carência para começar a atendê-lo.

O que deve constar na carta de portabilidade?

1. PORTABILIDADE “SIMPLES”
  1. Estar inscrito em plano de origem regulamentado ou adaptado à Lei n. ...
  2. Manter o vínculo ativo com o plano de origem até a efetivação da portabilidade.
  3. Estar adimplente com a operadora do plano de origem.

O que é carta de portabilidade?

O que é portabilidade? Portabilidade é a possibilidade de trocar de plano de saúde, dentro da mesma operadora, ou com uma operadora diferente, e ficar dispensado de cumprir novos períodos de carência ou de cobertura parcial temporária exigível, desde que já cumprido no plano de origem.

Artigo anterior
Quantas pessoas estudam em escolas particulares no Brasil?
Artigo seguinte
Qual o objetivo do gerenciamento de integração?