Qual a contribuição dos jogos na aprendizagem?

Perguntado por: Carolina Amaral de Tavares  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (61 avaliações)

Como instrumento de aprendizagem, os jogos ajudam no desenvolvimento do aluno sob as perspectivas criativa, afetiva, histórica, social e cultural. Jogando, a criança inventa, descobre, desenvolve habilidades e experimenta novos pontos de vista.

Qual a contribuição dos jogos no aprendizado?

Os jogos e as brincadeiras ajudam as crianças a vivenciarem regras preestabelecidas. Elas aprendem a esperar a sua vez e também a ganhar e perder. E com isso, incentivam a autoavaliação da criança, que poderá constatar por si mesma os avanços que é capaz de realizar, fortalecendo assim sua autoestima.

Qual a contribuição dos jogos?

O jogo nos propicia experiências de êxito, pois é significativo, possibilitando a autodescoberta, a assimilação e a interação com o mundo por meio de relações e de vivências. Em seu livro Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação (KISHIMOTO, org.

Qual a importância dos jogos educativos?

Em outras palavras, os jogos educativos têm um poder maior de fixar o aprendizado e envolver os estudantes no ambiente escolar. Além disso, há ganhos visíveis em criatividade, autonomia e concentração — sem falar que os games potencializam o raciocínio lógico e o pensamento crítico.

Quais as contribuições dos jogos para o processo de alfabetização?

O uso de jogos pode despertar nas crianças a motivação, a expressividade, a ima- ginação, a linguagem comunicativa, a atenção, a concentração, o raciocínio lógico, e podem englobar diferentes áreas do conhecimento, por isso constitui-se em um recurso de ponta no processo de alfabetização/letramento.

Por que os jogos podem ser usado como recurso de APRENDIZAGEM??

17 questões relacionadas encontradas

Qual a contribuição dos jogos na educação infantil?

através do brincar a criança pode desenvolver capacidades importantes como a atenção, a memória, a imitação, a imaginação, ainda propiciando à criança o desenvolvimento de áreas da personalidade como afetividade, motricidade, inteligência, sociabilidade e criatividade (FANTACHOLI, 2011, p.

Qual o papel que o professor assume quando utilizar os jogos para o processo de alfabetização?

De acordo com Kishimoto (2004, p. 36) na alfabetização matemática, os jogos possuem um papel especial, pois denotam que a criança se mostra sempre em construção social e coletiva. As brincadeiras, no processo de alfabetização, contribuem para o processo afetivo e cognitivo da criança e a apropriação de signos sociais.

Qual a importância dos jogos na?

As brincadeiras lúdicas contribuem para o desenvolvimento infantil de forma integral, influenciando nos campos cognitivos, emocionais e psicomotores. Contribui até mesmo no aspecto físico e também favorece a habilidade de comunicação.

Por que utilizar jogos educativos no processo de ensino e aprendizagem?

O jogo pode ser considerado como um importante meio educacional, pois propicia um desenvolvimento integral e dinâmico nas áreas cognitiva, afetiva, lingüística, social, moral e motora, além de contribuir para a construção da autonomia, criticidade, criatividade, responsabilidade e cooperação das crianças e adolescentes ...

Qual a contribuição do jogo para a sociedade?

O jogo é uma ferramenta que contribui na formação corporal, afetivo e cognitivo, por ter uma característica lúdica se torna mais atrativa e eficiente em seu desenvolvimento, preparando sua inteligência e caráter, tendo conhecimento de quantidade e de espaço.

O que os jogos pedagógicos desenvolvem?

Proporciona o “aprender fazendo”. Os jogos pedagógicos também levam ao desenvolvimento da linguagem, por meio do contato com diferentes objetos e diferentes situações. O brincar ajuda ainda no desenvolvimento da sociabilidade, por meio do ganhar e perder, do compartilhar e do respeito às regras.

Qual é a importância das brincadeiras?

Além de ser divertido, o brincar proporciona diversas coisas boas: estimula o conhecimento do próprio corpo, a força, a elasticidade, o desempenho físico, o que promove um melhor desenvolvimento motor; favorece o raciocínio, estimula a criatividade e a imaginação; a brincadeira em grupo facilita o convívio social, ...

O que justifica que jogos sejam empregados na educação?

Os jogos são empregados como uma forma dinâmica de ensinar matemática, pois através das brincadeiras é mais prazeroso para os alunos apreender conceitos e capacidades que normalmente não aprenderiam em aulas tradicionalmente executadas.

Qual a importância dos jogos e brincadeiras na educação física?

Por meio de diferentes jogos, brincadeiras e outras atividades lúdicas, nas aulas de educação física, há a possibilidade de fomentar no espaço escolar, a expressão e o aperfeiçoamento dos movimentos e das habilidades motoras da criança, contribuindo pra o seu desenvolvimento integral, possibilitando-lhe uma formação ...

Qual a importância dos brinquedos e brincadeiras na Educação Infantil?

A importância dos brinquedos e brincadeiras para o desenvolvimento infantil. Os brinquedos e as brincadeiras na infância despertam nas crianças diversas emoções, sentimentos e sensações, assim como a capacidade da criança de desenvolver aspectos psicomotores, sensoriais, cognitivos, sociais e afetivos.

Quais os três tipos de jogos Segundo Piaget?

Piaget (1978) aponta três sucessivos sistemas de jogo: de exercício, simbólico e o de regras.

Qual é o papel que o professor assume?

O professor deve trazer a comunidade para a sala de aula, buscando aproximar os conhecimentos comunitários dos conhecimentos acadêmicos. Ele deve ser um mediador, facilitador e articulador do conhecimento e não apenas aquele que detém a informação.

O que diz Piaget sobre jogos e brincadeiras?

Para Piaget o jogo constitui-se em expressão e condição para o desenvolvimento infantil, já que as crianças quando jogam assimilam e podem transformar a realidade. Quando a criança joga ela assimila o mundo exterior, incorporando os objetos que a cercam ao seu eu e é assim que constrói o conhecimento.

Como deve ser feita a mediação nos jogos e brincadeiras?

Conforme Spodek e Saracho (1998) pode haver dois modos de mediação por parte do professor durante o jogo ou brincadeira: o participativo e o dirigido. Sendo que no modo participativo a mediação visa à aprendizagem incidental, ao encontrar um problema os alunos tentam, junto com o professor, encontrar a solução.

Quais as contribuições que os jogos e brincadeiras proporcionam para o desenvolvimento global da criança?

A importância da brincadeira na vida da criança fica explicita nas palavras da Teixeira (2010, p. 49) quando afirmar que: Por meio da brincadeira, a criança aprende a seguir regras, experimentar formas de comportamento e se socializar, descobrindo o mundo ao seu redor.

Qual a importância dos jogos para o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático?

Os jogos matemáticos desenvolvem o raciocínio lógico das crianças e suas habilidades; levam-nas a conceberem a matemática como uma disciplina prazerosa e proporcionam a criação de vínculos positivos na relação professor-aluno e aluno-aluno.

Qual é a estratégia comumente adotada pelos jogos educativos da atualidade?

Qual é a estratégia comumente adotada pelos jogos educativos da atualidade? Trabalhar exclusivamente com o ensino de idiomas. Focar mais em métodos pedagógicos para professores. Aproveitar os próprios equipamentos pessoais de cada estudante.

Qual é a característica de um professor líder?

O professor líder é capaz de inspirar, motivar e movimentar os alunos a atingirem e superarem suas metas, ultrapassando aquilo que aparentava ser seus limites. É a habilidade de tornar a visão do futuro clara e atraente: fluência no idioma. Finalmente, é a qualidade de inspirar confiança nos seus alunos.

Quais são as habilidades que os jogos e brincadeiras desenvolvem?

Mais do que uma maneira de se divertir e de conhecer o mundo, as brincadeiras estimulam o desenvolvimento de habilidades, como criatividade, concentração e senso de colaboração.

O que os jogos propiciam?

As brincadeiras e os jogos são práticas sociais que ajudam a criança a desenvolver habilidades socioemocionais que serão utilizadas durante toda a vida. Brincadeiras e jogos propiciam autoconhecimento, entendimento de sua individualidade dentro do grupo em que está inserida, resiliência e respeito mútuo.

Artigo anterior
Como funciona a tabela regressiva?
Artigo seguinte
Onde surgiu o Prêmio Deming?