Qual o sufixo de macarronada?

Perguntado por: Mara Pires de Soares  |  Última atualização: 22. Juni 2024
Pontuação: 4.7/5 (50 avaliações)

Veja-se que o sufixo “-ada”, pode formar substantivos que designam alimentos cujo principal ingrediente é o alimento designado pela base[1], como, por exemplo, “bananada”, “macarrão”, “macarronada”, “goiabada” e “marmelada”, derivados de “banana”, “goiaba”, “macarrão” e “marmelo”.

Qual é o sufixo de roseira?

Origem etimológica:rosa + -eira.

Qual é o sufixo de fogo?

piro- | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Qual é o sufixo de flor?

O z de flor(z)inha - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa.

Qual é o sufixo de floresta?

Pablo Peixoto on X: "Trans = Através Silva = Floresta Nia= sufixo para região.

A MELHOR MACARRONADA DO MUNDO I ALMOÇO COMPLETO DE DOMINGO | Nandu Andrade

40 questões relacionadas encontradas

Qual é o sufixo de pedra?

“eira” é um sufixo ligado à palavra pedra.

Qual é o sufixo de boca?

Origem etimológica:boca + -ar.

Qual é o sufixo de rico?

-iço | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Qual é o sufixo da palavra gordura?

Origem etimológica:gordo + -ura.

Qual é o sufixo de sala?

Esta palavra é formada por um único constituinte morfológico, que é um radical (caminh-) para além do constituinte temático (-o) e do(s) sufixo(s) de flexão.

O que significa o sufixo ráfia?

elemento de composição. Exprime a noção de sutura (ex.: cardiorrafia; tenorrafia). Origem etimológica:grego rhafê, costura, sutura + -ia.

Quais são os prefixos e o sufixo?

Prefixo: morfema que vem antes do radical, para formar novas palavras (ex. na palavra infeliz, in- é um prefixo e feliz é o radical); Sufixo: morfema posto após o radical, formando novas palavras também (ex. em lealdade, leal é o radical, ao passo que -dade é um sufixo).

O que é um prefixo e sufixo?

Prefixo e Sufixo são morfemas que se juntam às palavras a fim de formar novas palavras. Ambos são, na verdade, afixos. O nome prefixo ou sufixo é dado dependendo do lugar que ocupam na palavra. Ou seja, se estiver antes do radical é prefixo, mas se estiver depois do radical é sufixo.

Qual o sufixo de lugar?

É uma palavra formada pelo adjetivo precário e o sufixo -dade.

Qual sufixo de rio?

Vejamos os exemplos a seguir: Rio → riacho (rio pequeno): ao acrescentarmos este sufixo à palavra, não há somente a formação de um novo vocábulo, ocorre também uma mudança de sentido. O sufixo -ACHO carrega o sentido de diminuição/inferioridade.

Qual é o sufixo da palavra confeitaria?

Origem etimológica:confeito + -ar.

Qual o sufixo de Pedrinho?

Exemplos de sufixos nominais diminutivos: -inho. Exemplo: Pedrinho.

Qual é o sufixo de rico?

-iço | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Qual é o sufixo de povo?

Assim, formas como povoamento (povoar + mento), povoação (povoar + ção), povinho (povo +inho), povão (povo + ão) e poviléu (povo + éu) são alguns entre muitos exemplos de formas derivadas em que verificamos a estruturação base + afixo, que se concretiza em base + sufixo.

Qual o exemplo de sufixo?

Todas as palavras seguintes são resultado do processo de derivação sufixal: “brincalhão” (“brincar” + “-alhão”), “chuvisco” (“chuva” + “-isco”), “glóbulo” (“globo” + “-ulo”) e “demoníaco” (“demônio” + “-íaco”).

O que é um sufixo de uma palavra?

Dessa forma, pode-se dizer que o sufixo é o elemento que se agrega após o radical para modificar-lhe o significado. Ele pode ser classificado como nominal, verbal e adverbial.

Qual é o sufixo do nome?

Os sufixos nominais são afixos que se aglutinam a um radical para originar um substantivo ou um adjetivo. Ouça o texto abaixo! Perceba que os segmentos em destaque (-ão; -zinho; -ada; -ice) criam novas palavras (substantivos ou adjetivos) ao aglutinarem-se a um radical.

O que é sufixo de pai?

Obrigado. O aumentativo de pai é paizão, pela razão de a palavra derivar de uma forma base – pai – terminada em ditongo. A forma de valor aumentativo que se associa a estas palavras é o sufixo -zão.

Artigo anterior
Quantos eixos tem uma perspectiva isométrica?
Artigo seguinte
Quantas mortes nos campos de concentração?