Qual o sinônimo de sine qua non?

Perguntado por: Telmo Duarte Ferreira  |  Última atualização: 7. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (10 avaliações)

9 sinônimos de sine qua non para 1 sentido da expressão sine qua non: Expressão que significa “sem a qual não”: 1 indispensável, obrigatório, essencial, fundamental, imprescindível, imperativo, necessário, forçoso, requerido.

Qual o significado da frase sine qua non?

Sine qua non é uma locução adjetiva, do latim, que significa “sem a qual não”. É uma expressão frequentemente usada no nosso vocabulário e faz referência a uma ação ou condição que é indispensável, que é imprescindível ou que é essencial.

O que significa a expressão qua?

1. Quá Expressão regionalística que denota dúvida.

Qual o plural de sine qua non?

O seu plural é sine quibus non. No latim clássico, a forma correta usa a palavra condicio, mas algumas vezes a frase é encontrada com a palavra conditio, a qual tem diferente significado em Latim (fundação). A expressão também é utilizada em Direito, Economia, Filosofia, Teologia e na área das ciências da saúde.

O que determina a teoria da conditio sine qua non?

No Código Penal, a conditio sine qua non está prevista no artigo 13, o qual determina que o resultado depende da existência do crime, sendo que o condenado será somente aquele que deu causa a ação que concretizou o crime.

UMA CONDIÇÃO SINE QUA NON

44 questões relacionadas encontradas

O que é a teoria da imputação?

A imputação objetiva é uma teoria que significa, num conceito preliminar, a atribuição de uma conduta ou de um resultado normativo a quem realizou um comportamento criador de um risco juridicamente proibido.

O que é a teoria da causalidade adequada?

A teoria da causalidade adequada foi desenvolvida para analisar qual ação ou omissão exata e efetivamente foi a causadora de um dano, de modo a definir e distribuir as responsabilidades pela reparação e indenização. No Direito Penal essa teoria é de peculiar importância para aferir quem é o agente do crime.

Como escrever quanto?

Quando usar em quanto? Em quanto é uma sequência formada pela preposição em e pelo pronome quanto, que pode ser indefinido, relativo ou interrogativo. Esta sequência é usada para obter informação sobre a quantidade, o preço e a intensidade de algo.

Vai ou qua?

Ou quá?: é o mesmo que dizer “ou não?”, “ou o que?”. Se você pergunta “você vai ou não? “, o goiano pergunta “você vai ou quá?

O que significa mas qua?

Então, decidiu divulgar a curiosidade em uma página no facebook, a “Mas quá”. O nome que segundo ele é usado para expressar ironia ou dúvida. “Tem algumas como “lá assim”. Quanto maior o “lá”, mais longe é”, explica.

Como escreve qua?

Palavras com QU (qua, que, qui, quo)

O que quer dizer a sigla SINE?

O Sistema Nacional de Emprego (SINE) foi criado em 1975 sob a égide da Convenção nº. 88 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que orienta cada país-membro a manter um serviço público e gratuito de emprego, para a melhor organização do mercado de trabalho.

Qual a função do SINE?

Além disso, por meio do Sine, o trabalhador consegue confeccionar sua carteira de trabalho e principalmente, consultar vagas de trabalho disponíveis na sua cidade, região ou estado. Tem agências em diversas localidades do país e inclusive em shoppings, lançados no estado do Rio de Janeiro.

Como usar a palavra doravante?

Doravante significa a partir de agora ou de agora em diante. É um advérbio de tempo, que determina uma mudança a partir de um determinado ponto com direção ao futuro. É sinônimo de futuramente, em seguida etc. Os profissionais da área jurídica fazem uso frequente desse termo.

Como Mato-grossense fala?

Resultado da mistura de influências indígenas, africanas, espanholas, lusas e do Brasil colonial, o linguajar mato-grossense produziu ao longo de três séculos um vocabulário singular repleto de termos e expressões que, até hoje, podem causar estranheza até mesmo a falantes da língua portuguesa.

Como é o falar cuiabano?

A pesquisadora Cristina Campos diz ainda que outros traços marcam o jeito cuiabano de falar está na “indistinção de gêneros” e na troca do “l” pelo “r”. “É característico de cuiabano falar 'vô lá no mamãe, vô no mamãe. Não tem a distinção de gêneros como é feito na língua formal.

Como chama menino em Goiás?

Para "menino", pois apresenta distribuição homogênea em todo o território. Para "moleque", porque, apesar de concentrar maior distribuição em Goiás, os dados demonstram que não há uma distribuição contínua dessa variante nos outros estados.

Quanto Ou quanto?

advérbio Que denota intensidade; que representa quantidade, valor ou número.Com que proporção; com que força: nunca imaginou quanto era odiado pelos colegas. Denota a maneira de; como: ela nunca soube de quanto ele adorava seus filhos. Denota concordância ou correspondência com; de acordo com.

Como usar o quanto?

quanto estabelece a coordenação de dois elementos, apresentados de igual forma, sem preponderância de algum destes elementos. O sujeito da oração são esses dois elementos adicionados, justificando-se assim também o uso do verbo no plural.

Qual a diferença entre Quando e quanto?

Qual é o significado de “em quanto”? Diferente da conjunção “enquanto”, a expressão “em quanto” é a soma da preposição “em” com o pronome “quanto”, que, no caso, pode ser interrogativo, relativo ou indefinido. Escrito de forma separada, o termo se refere à quantidade, à intensidade ou ao preço de alguma coisa.

O que é o princípio de causalidade?

A causalidade é o agente que liga dois processos, sendo um a causa e outro o efeito, em que o primeiro é entendido como sendo, ao menos em parte, responsável pela existência do segundo, de tal modo que o segundo é dependente do primeiro. Diz-se "em parte" porque um efeito pode ter mais de uma causa em seu passado.

Quais as teorias da causalidade?

A relação de causalidade somente estaria caracterizada quando ultrapassada três etapas: 1ª etapa) teoria da equivalência dos antecedentes causais; 2ª etapa) imputação objetiva (nexo normativo); 3ª etapa) dolo ou culpa (causalidade psíquica); Esse nexo normativo exige: a) criação ou incremento de um risco.

Qual a teoria adotada pelo Código Penal sobre a relação de causalidade?

A teoria adotada como regra pelo CP é da equivalência dos antecedentes, também conhecida como conditio sine qua non (art. 13, caput, CP: “Considera-se causa a ação ou omissão sem a qual o resultado não teria ocorrido”.)

O que é teoria da imputação subjetiva?

A exigência de imputação subjetiva quer dizer que em havendo delito doloso ou culposo a consequência jurídica deve ser proporcional ou adequada à gravidade do desvalor da conduta representada pelo dolo ou culpa, que integra, na verdade, o tipo de injusto, e não a culpabilidade.

O que é imputação objetiva e subjetiva?

Para a imputação objetiva o que é relevante é que a conduta seja intencional, que possa ser reprovada pela culpabilidade. Entretanto, para a imputação subjetiva examina-se o aspecto individual do autor, o que importa é a subjetividade no caso concreto.

Artigo anterior
O que não comer quando se toma anticoagulante?
Artigo seguinte
Qual idade pode tomar Intestin?