O que podemos identificar nas rochas presentes na Bacia do Araripe?
Perguntado por: Matilde Irina Nunes de Costa | Última atualização: 27. April 2022Pontuação: 4.4/5 (62 avaliações)
Essas rochas são muito ricas em diversos fósseis, sobretudo de insetos e peixes de pequeno porte. Porém, penas, anuros, plantas, crocodilomorfos, tartarugas e pterossauros também são encontrados. À medida que as placas tectônicas da América do Sul e da África se separavam, o ambiente de deposição também ia mudando.
Qual é o tipo de rocha encontrado na Chapada do Araripe?
As rochas sedimentares do Membro Romualdo (Formação Santana, Aptiano-Albiano) da Bacia do Araripe (nordeste do Brasil) constituem um dos principais depósitos fossilíferos do país.
Qual o principal destaque da Bacia do Araripe?
A Bacia do Araripe é uma bacia interior, com destaque para as sequências mesozóicas onde se predominam os sedimentos posteriores à formação do Oceano Atlântico Sul, que aconteceu após a separação da América do Sul e África.
O que define a Bacia Sedimentar do Araripe?
A Bacia do Araripe constitui-se em bacia rifte originada pelo rompimento do Supercontinente Gondwana, conhecida como a bacia interior de registro sedimentar mais completo na Região Nordeste do Brasil.
Por que a Bacia do Araripe é importante para a paleontologia no Brasil?
O solo da Chapada do Araripe esconde uma riqueza bem maior que a revelada na sua vegetação. São fósseis, restos ou vestígios de seres preservados nas rochas, testemunhos de antigas faunas e floras, de inestimável valor científico, conhecidas mundialmente por seu diversificado conteúdo e preservação excepcional.
Paleontologia da Bacia do Araripe
Por que a Chapada do Araripe é considerada uma das principais jazidas de fósseis do planeta?
A presença de fósseis na Chapada do Araripe não ficou entretanto, restrita às pesquisas de inúmeros cientistas, os habitantes da região, nos trabalhos do solo para o plantio, já eram despertados pela ocorrência dos fragmentos de rocha que eles vieram a chamar de “pedras de peixe”.
Qual a importância da Bacia do Araripe localizada entre o Ceará Pernambuco Piauí para o estudo da Paleontologia?
Importância. Pelo bom estado de preservação, principalmente na Formação Santana — dividida nos membros Crato, Ipubi e Romualdo — os fósseis do Araripe recompõem grande parte da vida que existiu no planeta por um determinado momento.
Qual o relevo que se destaca na Bacia Sedimentar do Cariri?
Dentro da bacia, o planalto sedimentar do Araripe é o compartimento geomorfológico de maior expressão regional. Segundo Santos et al (2009), trata-se de um relevo de natureza morfoestrutural, aclinal, formado a partir do preenchimento de uma bacia sedimentar do tipo rift.
Que Bacia Sedimentar podemos encontrar no Cariri?
A Bacia Sedimentar do Araripe localiza-se ao sul da por- ção setentrional da Província Borborema, sul do estado do Ceará, na divisa entre os estados de Pernambuco, Paraíba e Piauí (Figura 1). Trata-se da mais extensa bacia interior do nordeste brasileiro (Assine, 2007).
Em que período geológico surgiu a formação da Bacia Sedimentar do Araripe?
A região do Araripe foi uma área que ficou mais baixa, e assim os rios foram trazendo fragmentos de rochas, areia e lama das serras próximas e depositando neste baixio, durante o período de tempo entre o Ordoviciano e o Siluriano, correspondendo ao que hoje chamamos de Formação Cariri.
Quais são os principais geossítios da Chapada do Araripe?
- Geossítio da Colina do Horto.
- Geossítio Pontal da Santa Cruz.
- Cachoeira de Missão Velha.
- Geossítio Riacho do Meio.
- Geossítio Ponte de Pedra.
- Mais informações:
Qual a importância da Chapada do Araripe?
A Chapada do Araripe, como se pode observar, é rica em evidências sobre a história das condições ambientais existentes no nosso planeta ou região há milhões de anos, por isso a relevância de sua preservação e/ou conservação.
Qual é o clima da Chapada do Araripe?
A área da Chapada do Araripe e seu entorno caracterizam-se pelo clima tropical úmido. Esta região está submetida a condições climáticas subúmidas e com regime de chuvas bastante irregular, uma vez que a distribuição anual das chuvas se caracteriza pela grande concentração em poucos meses.
Como é formada a Chapada do Araripe?
A Formação Santana é subdividida em três unidades (ou membros), chamadas, da base para o topo, de Crato, Ipubi e Romualdo. O Membro Crato é constituído por calcários laminados e representa rios ou lagos que existiam naquela região há 115 milhões de anos.
Como é a vegetação da Chapada do Araripe?
Localizada na Chapada do Araripe, a Flona é uma zona de encontro da Caatinga, bioma predominante, com Cerrado e Mata Atlântica.
O que é a pedra Cariri?
O nome Pedra Cariri também se refere a um dos sítios do Geopark Araripe, que reúne áreas de preservação geológica e paleontológica no sul do Ceará.
Quais são os 9 Geossitios do Geopark Araripe?
Ao todo, esse território é composto por nove geossítios, abrangendo os municípios de Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri. Mas o reconhecimento do valor geológico dessa área também é internacional.
O que é uma bacia interior?
Em geografia, uma bacia endorreica é uma área na qual a água não tem saída superficialmente, por rios, até ao mar, ou seja, uma bacia hidrográfica sem saída para o mar. A designação tem raiz grega, endo, "interior" e rhein, "fluir".
Qual é o relevo da Chapada do Araripe?
5Do ponto de vista geomorfológico, a Bacia do Araripe exibe a chapada como principal unidade que se encontra sustentada pelos arenitos da Formação Exu. A topografia da chapada apresenta relevo tabular, com altitudes médias em torno de 900m, circundado por escarpas nas mais diversas direções (Souza, 1988.
Qual a contribuição ecológica que a Chapada do Araripe oferece para a região do Cariri?
As chapadas do Araripe e do Apodi são conhecidas como duas grandes cisternas que captam as águas durante a estação das chuvas, liberando-as para a flora e a fauna e para as populações sertanejas, ao longo da estação seca.
Como se formam as bacias sedimentares?
Formadas por meio das ações do vento e da água, possuem as altitudes mais baixas do planeta. Nelas, encontram-se um grande acúmulo de sedimentos. Assim, denominados de bacias sedimentares.
Qual o tipo de rocha onde se encontra fósseis?
Os fósseis formam-se apenas em áreas sedimentares, pois é durante o processo de sedimentação das rochas que a fossilização acontece. Os sedimentos são partículas de rochas, tais como a poeira e a areia.
Em que lugar já foram encontrados seus fósseis?
Já foram encontrados ossos, dentes, ovos, pegadas e fezes de dinossauros no Brasil, sendo que as principais regiões de sítios paleontológicos são localizadas nos estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul.
Qual é o dinossauro mais antigo do mundo?
Além do Rio Grande do Sul, foi reconhecida uma formação rochosa na Argentina, de 231,7 milhões de anos, onde viveram os dinossauros Herrerasaurus ischigualastensis e Eoraptor lunensis. Existe ainda uma descoberta de animal feita na Tanzânia, o Nyasasaurus parringtoni, que teria vivido há 243 milhões de anos.
Quais são as profissões de risco?
Quais os riscos de usar Naridrin?