Qual o sinal clínico clássico percebido durante o exame físico do abdome para identificar apendicite?

Perguntado por: Mafalda Pinheiro de Sá  |  Última atualização: 1. Mai 2022
Pontuação: 4.6/5 (64 avaliações)

Sinal de Rovsing: Dor no quadrante inferior direito ao realizar a palpação do quadrante inferior esquerdo do abdome. Pode indicar apendicite aguda. Sinal de Dunphy: Dor à percussão do ponto de McBurney ou dor ao tossir. Pode ser indicativo de apendicite.

O que é o sinal de Blumberg?

Conhecido como Sinal de Blumberg – dor ou piora da dor à compressão e descompressão súbita do ponto de McBurney (situado dois terços da distância da cicatriz umbilical à espinha ilíaca ântero-superior direita ).

Como detectar apendicite exame?

A confirmação do diagnóstico é feita pelo médico, com a avaliação física pela palpação do abdômen, e realização de exames como hemograma e ultrassom, que conseguem detectar os sinais de inflamação típicos da apendicite.

Qual exame físico para apendicite?

Ultrassonografia de abdome: Exame de eleição em gestantes. Pode confirmar o diagnóstico de apendicite aguda, porém, dada sua baixa sensibilidade, não exclui o mesmo.

Como identificar o sinal de Jobert?

Sinal de Jobert: Hipertimpanismo em região hepática, que indica a presença de perfuração de víscera oca em peritônio livre (por exemplo: úlcera péptica).

APENDICITE AGUDA - DIAGNÓSTICO

36 questões relacionadas encontradas

O que é sinal de Jobert positivo?

Sinal de Jobert é um sinal clínico que refere-se ao desaparecimento da macicez e aparecimento de hipertimpanismo na região hepática. É um sinal observado nos grandes pneumoperitônios.

O que é presença de Jobert ao exame do abdome?

Sinal de Jobert: perda da macicez hepática durante a percussão do hipocôndrio direito, que indica a presença de perfuração de víscera oca em peritônio livre, como na úlcera péptica. Durante a palpação do abdome, há rigidez involuntária com descompressão brusca positiva em todo o abdome (“abdome em tábua”).

O que é sinal de Giordano?

Sinal de Giordano:

Se a manobra evidenciar sinal de dor aguda, em pontada, no paciente, o sinal de Giordano é positivo, o que indica grande probabilidade doença renal (litíase e pielonefrite aguda).

Para que serve o sinal de Murphy?

Sinal indicativo de colecistite aguda e que consiste em provocar dor pela palpação da vesícula biliar, durante a inspiração profunda.

Como avaliar Blumberg?

A pesquisa do sinal é feita no ponto de McBurney, também chamado de ponto apendicular. É traçado uma linha que liga a cicatriz umbilical com a espinha ilíaca ântero-superior. Divide-se esta linha em 3 partes, sendo o ponto referido o local que corresponde ao encontro do terço médio com o terço distal da linha.

Como sentir o baço?

Palpação do baço: normalmente não é palpável, exceto quando atinge duas ou três vezes seu tamanho normal. Para palpá-lo, o examinador posiciona-se à direita do paciente e com a mão direita em garra tenta sentir o polo esplênico inferior durante a inspiração profunda próximo ao rebordo costal esquerdo.

Qual o objetivo da inspeção dinâmica no exame físico?

Na inspeção dinâmica a realização de manobras é para realçar possíveis retrações e abaulamentos, que podem sugerir ou não processos malignos, bem como, verificar o comprometimento dos planos musculares, cutâneo e gradil costal.

Para que serve a palpação abdominal?

A palpação da região abdominal deve ser realizada de duas formas: superficial e profunda. Na palpação superficial procuramos identificar regiões que possam apresentar hipersensibilidade, verificamos a resistência muscular e a possível presença de algumas massas abdominais.

Como é feita a manobra de Giordano?

Sinal de Giordano

O sinal de Giordano é utilizado na pesquisa de pielonefrite ou litíase renal. Para ser detectado, deve ser realizado uma percussão com a mão em forma de punho no dorso do paciente no nível da 11° e 12° costela, com uma mão realizando o amortecimento.

O que é o sinal de Kernig?

Sinal de Kernig

Quando o sinal é positivo, o paciente sente dor, resistência e incapacidade de estender o joelho por completo. Outra definição dada ao sinal de Kernig é a incapacidade do paciente em estender o joelho além de 135° graus enquanto mantém o quadril flexionado.

Qual o melhor exame para detectar cálculo renal?

Havendo suspeita de cálculo renal deve-se realizar exames por imagem para o diagnóstico, podendo ser realizado um raio x simples de abdômen, ultrassonografia do trato urinário, tomografia computadorizada de abdômen ou à radiografia contrastada dos rins (urografia excretora).

Como tratar pneumoperitônio?

O tratamento para pneumoperitônio baseia-se na abordagem cirúrgica principalmente quando associado a sinais e sintomas de abdome agudo, podendo sempre que possível optar pela abordagem laparoscópica. Quando não encontrada a causa do pneumoperitônio e afastado as origens espontâneas classifica-se como idiopático.

Qual o tratamento para o trauma abdominal?

Para a maioria dos pacientes que não exige cirurgia imediata, mas nos quais foram identificadas lesões intra-abdominais durante o exame de imagem, as opções terapêuticas são a observação, a embolização angiográfica e, com menos frequência, a intervenção cirúrgica.

O que é pneumoperitônio e quais as causas?

O pneumoperitônio é uma causa de abdome agudo cirúrgico, cuja etiologia principal corresponde a perfuração de vísce- ras ocas do trato gastrointestinal. Porém em 10% dos casos ocorrem por fatores onde não há vísceras perfuradas for- mando o pneumoperitônio.

Como se avalia sinais de irritação peritoneal?

Descrição dos principais sinais de irritação abdominal, nomeadamente, dor e defesa à palpação, dor à descompressão e ventre em tábua. Explicação do sinal de Blumberg, como sinal de irritação peritoneal específico de apendicite.

Como se chama o sinal de apendicite?

O sinal de Blumberg é um sinal semiológico caracterizado por dor à descompressão brusca da parede abdominal no ponto apendicular, mais conhecido como ponto de McBurney.

O que é sinal de Torres Homem?

Sinal de Torres-Homem – dor intensa, despertada pela percussão abdominal de áreas da zona de projeção do fígado, feita com as pontas dos dedos reunidas: indicativo de abscesso hepático, amebiano ou bacteriano.

O que é Inspeção dinâmica?

Na inspeção dinâmica observam-se os movimentos respiratórios, suas características e alterações. Para o reconhecimento do tipo respiratório, observa-se atentamente a movimentação do tórax e do abdômen, com o objetivo de reconhecer em que regiões os movimentos são mais amplos.

O que é inspeção estática e dinâmica fisioterapia?

A principal distinção entre a Avaliação Estática e a Avaliação Dinâmica é que na Estática observamos assimetrias e compensações estruturadas, mas não conseguimos identificar o comportamento motor ao realizar o movimento. Além de que não conseguimos mensurar as habilidades individuais, como é avaliado de forma Dinâmica.

Artigo anterior
Como e onde surgiu a urbanização?
Artigo seguinte
Como interpretar o resultado de uma mediana?