Porque fazer Pulpectomia?

Perguntado por: Miriam Mafalda Santos  |  Última atualização: 26. September 2024
Pontuação: 4.4/5 (65 avaliações)

Quando é indicado a Pulpectomia? A pulpotomia está indicada quando a remoção de tecido cariado resulta em exposição pulpar em um dente com polpa saudável ou com pulpite reversível ou após exposição pulpar por trauma.

Quando é indicado a Pulpectomia?

Esse procedimento geralmente é realizado nos dentes de leite que foram acometidos por cáries extensas. Enquanto isso, a pulpectomia é mais invasiva, onde todo o tecido pulpar é removido quando há infecção ou necrose no canal pulpar. Isso acontece pois, em casos como esse, não há salvação para a polpa dentária.

Para que serve a Pulpectomia?

A explicação mais simples para esse procedimento é que se trata da remoção da polpa dentária infectada ou doente. O objetivo do tratamento é salvar o dente para que ele não tenha que ser extraído. A pulpectomia é semelhante a um tratamento de canal e, na verdade, costuma fazer parte das etapas desse tratamento.

Porque fazer pulpotomia?

A polpa, a parte mais interna de um dente, é composta de vasos sanguíneos e nervos. Às vezes, durante o processo de remoção da cárie profunda, a polpa fica exposta e, sem tratamento, pode infectar-se com bactérias e até mesmo morrer. Nessas situações, o dentista pode optar por fazer uma pulpotomia.

Porque tirar a polpa do dente?

A polpa dentária é um tecido mole, interno, repleto de nervos e vasos sanguíneos, que se estende até a raiz do dente e se conecta com o resto do organismo. Quando ela está inflamada de maneira irreversível, precisa ser removida, para que cesse a infecção.

PULPECTOMIA: INDICAÇÕES DO PROCEDIMENTO (com Dr. Pedro Albertoni)

34 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença de Pulpectomia e canal?

A pulpectomia é parecida com o canal. Mas, a diferença entre eles é que, na primeira, há a remoção completa da polpa da coroa e raízes. Já no segundo, o dente recebe coroa permanente ou um preenchimento.

Qual a diferença entre pulpotomia e Pulpectomia?

A técnica da pulpectomia envolve a remoção total da polpa dental, já a da pulpotomia visa a conservação da parte desta polpa em que há vitalidade e que não tenha sido demasiadamente atingida pela cárie dental.

Como saber se a polpa do dente está viva?

A polpa está viva quando o paciente sente a pequena descarga elétrica dirigida ao dente. A sensibilidade provocada pelo toque no dente costuma indicar que a inflamação se estendeu aos tecidos circundantes.

Qual medicamento usar na pulpotomia?

Nos casos de pulpotomia também pode ser utilizado o sulfato férrico com eletrocauterização. Atualmente o imento Portland tem sido pesquisado com o mesmo objetivo4. Ainda existem controvérsias acerca do uso do Formocresol em pulpotomias de dentes decíduos devido à biocompatibilidade4.

O que é uma pulpite irreversível?

Em situação de pulpite irreversível, a polpa do dente encontra-se num estado de inflamação elevada, assim, não possibilitando, por sua vez, o retorno da hemostasia, somente apenas por intervenção da eliminação do estímulo, que se encontra atuando no processo inflamatório (SILVA et al., 2020).

Como é feita a Pulpectomia?

A pulpectomia por esmagamento é realizada em canais atrésicos e/ou curvos. Nesta modalidade de pulpectomia, a polpa é removida durante o preparo químico-cirúrgico. A-) Anestesia, isolamento absoluto e antissepsia do campo operatório.

O que é Pulpectomia infantil?

O procedimento de pulpectomia em dentes decíduos consiste na remoção total do tecido pulpar com inflamação irreversível ou com necrose, preparo químicomecânico e obturação com material reabsorvível, com o intuito de manter o dente o maior tempo possível na cavidade bucal, devolvendo função e saúde para o paciente ...

Como é feito a pulpotomia?

A técnica da pulpotomia com MTA consiste de: anestesia, isolamento absoluto, remoção da cárie e do teto da câmara pulpar, corte da polpa coronária, irrigação com soro fisiológico e hemostasia com uma bolinha de algodão ligeiramente umedecida com soro.

Como saber se é pulpite irreversível?

Sintomas da pulpite irreversível
  1. Dor intensa e contínua no dente afetado;
  2. Sensibilidade ao calor e frio;
  3. Dor ao mastigar;
  4. Inchaço da gengiva próxima ao dente;
  5. Presença de abscesso ou ferida na gengiva;
  6. Alteração na cor do dente;
  7. Presença de secreção com mau odor; e.
  8. Dor irradiada para outras áreas da face.

Pode fazer pulpotomia em dente permanente?

d) É viável a realização da pulpotomia em dentes permanentes, mesmo que em instalações odontológicas simples, tais quais são normalmente encontradas nos serviços de saúde públicos.

Quanto tempo para curar pulpite?

A duração da pulpite aguda pode variar em média entre 2 a 14 dias, reagindo fortemente aos estímulos externos, principalmente às alterações de temperatura.

O que é uma Pulpectomia?

A técnica da pulpectomia envolve a remoção total da polpa dental, já a da pulpotomia visa a conservação da parte desta polpa em que há vitalidade e que não tenha sido demasiadamente atingida pela cárie dental.

Qual o melhor antibiótico para pulpite?

Azitromicina. A Azitromicina é uma excelente opção como um dos tratamentos para dor de dente com antibiótico, pois atua contra uma grande variedade de bactérias.

Qual antibiótico para pulpite?

Ademais, quando a pulpite hiperplásica é purulenta ou manifesta sinais de infecção, o dentista prescreverá o uso de antibiótico, como Ampicilina ou Amoxicilina. Além disso, o especialista também poderá indicar medicamentos para amenizar a dor, como um anti-inflamatório ou analgésico do tipo Ibuprofeno ou Dipirona.

Como saber se a polpa tá necrosada?

Para os pacientes, os sinais podem ser divididos em dois campos: aparência e sensação. No primeiro elemento, nota-se a diferenciação na cor do dente. Enquanto os outros são brancos ou levemente amarelados, o necrosado tem uma coloração mais próxima do cinza.

Como saber se é necrose pulpar?

Existem vários sintomas que podem estar relacionados à necrose pulpar, sendo que os principais são:
  1. Sensibilidade nos dentes;
  2. Dor ou dificuldade ao mastigar;
  3. Surgimento de uma secreção purulenta;
  4. Mudança na coloração do dente – ele pode ficar com uma tonalidade arroxeada;

Como saber se a polpa está necrosada?

Quando a necrose pulpar se instala, o paciente normalmente sente um incômodo ao mastigar, já que o dente fica mais sensível do que o normal, pode apresentar também uma fístula com drenagem de secreção purulenta e em casos mais severos pode ocorrer um edema em face e febre.

O que é uma necrose no dente?

A necrose pulpar é a falência da polpa dental. Quando isso acontece, o sistema vascular e nervoso, que traz vitalidade ao dente, para de funcionar.

Quais fatores podem influenciar o sucesso do tratamento de pulpotomia em dentes decíduos?

O sucesso da pulpotomia depende principalmente do adequado vedamento coronal e do diagnóstico correto da condição pulpar indicativa para pulpotomia. Rivera et al. 12 (2003) avaliaram a efetividade da Eletrocirurgia, utilizando 80 molares decíduos que foram submetidos à terapia pulpar com Formocresol e Eletrocirurgia.

O que fazer quando a exposição da polpa?

Basicamente, o método direto consiste em uma aplicação da medicação diretamente sobre a polpa que está exposta. O objetivo disso é tentar fazer com que seja preservada então a vitalidade do dente, ou seja, sem afetar a qualidade do dente do paciente.

Artigo anterior
Como é composta a equipe de enfermagem na UTI?
Artigo seguinte
Qual o significado do método PEPS utilizado no inventário permanente?