Qual o significado de delirium?

Perguntado por: Joaquim Micael Torres Cruz Morais  |  Última atualização: 3. Juni 2024
Pontuação: 4.9/5 (50 avaliações)

Delirium é um distúrbio agudo, transitório e geralmente reversível, flutuante da atenção, da cognição e do nível de consciência. As causas incluem quase todos os distúrbios ou drogas. O diagnóstico é clínico, com testes laboratoriais e imagens para identificar a causa.

Qual é o significado de delirium?

É caracterizado por uma incapacidade de prestar atenção, desorientação, incapacidade de pensar com clareza e flutuações do nível de alerta (consciência). Muitas doenças, medicamentos, drogas recreativas e venenos podem causar delirium.

Qual tipo de delirium mais comum?

O delirium hipoativo é o subtipo mais comum, embora geralmente subdiagnosticado por chamar menos atenção . Predomina nos indivíduos de idade mais avançada . É caracterizado pela apatia, lentificação e sonolência .

O que fazer com paciente em delirium?

Como a família pode ajudar o paciente com delirium agudo

Se possível, sentar o paciente em uma poltrona e manter conversas sobre a família, a casa e também sobre os eventos mais recentes. Uma dica é levar fotografias e outros objetos familiares.

O que pode causar delirium em idosos?

Quais os fatores que predispõem a essa condição? Idade avançada; cirurgia recente; doenças pré-existentes, como infecções, demência, infarto e AVC; traumas; uso de dispositivos invasivos, como sondas; desnutrição, imobilização prolongada; desidratação; privação de sono e uso de certos medicamentos.

DELIRIUM

18 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo dura o delirium no idoso?

Delirium é uma quadro reversível de alteração da cognição e do comportamento. Os sintomas persistem enquanto o fator causal (nesse caso , a infecção ) estiver presente, entretanto o quadro de delirium costuma durar menos de uma semana .

Como agir com idoso com delirium?

Principais intervenções para prevenção e tratamento de delirium:
  1. Investigar e tratar as causas;
  2. Avaliar sintomas que possam exacerbar o delirium (ex: dor). ...
  3. Identificação precoce dos fatores de risco e precipitantes. ...
  4. Contenção química, se necessário.

Como saber se o idoso está em fase terminal?

A diminuição do apetite e as dificuldades em comer e engolir são parte normal do processo da doença e frequentemente indicam que a pessoa está a entrar numa fase terminal. Os efeitos da desidratação na doença terminal possibilitam uma diminuição das secreções pulmonares, menos tosse e incontinência.

Quais medicamentos podem causar delirium?

delirium são principalmente aqueles com atividade anticolinérgica (antidepressivos tricíclicos e anti-histamínicos). Os benzodiazepínicos, os inibidores dos receptores H2, os digitálicos, a furosemida, os glicocorticoides, os opioides e os anti-inflamatórios associam-se menos freqüentemente.

Qual a droga mais indicada para o tratamento de delirium?

Recomenda-se que o tratamento seja iniciado com haloperidol e que o uso de antipsicóticos atípicos seja alternativa terapêutica quando há necessidade de altas doses de haloperidol para o controle dos sintomas.

Como se inicia o delirium?

Quando ocorre delirium em pessoas mais jovens, geralmente é decorrente do uso de um fármaco (medicação ou droga recreativa) ou doença sistêmica potencialmente fatal. O delírio, algumas vezes, é denominado estado confusional agudo ou encefalopatia tóxica ou metabólica.

Como é feito o diagnóstico de delirium?

O exame físico deve incluir exame neurológico detalhado, também buscando distinguir entre síndromes neurológicas focais que podem imitar delirium. A condição de delirium na maioria das vezes é multifatorial, assim como boa parte das sín- dromes geriátricas.

Qual é a diferença entre delírio e delirium?

O psiquiatra e consultor do Bem Estar Daniel Barros explica a diferença entre delírio e delirium. Delírio é quando a pessoa acredita em algo que não é verdade. O delirium é uma confusão mental que acontece por causa de problemas clínicos.

Como evitar o delirium?

A principal medida para o delirium é a prevenção e a utilização de recursos não farmacológicos, como a presença de calendários e relógios nos quartos dos pacientes, utilização de óculos e próteses auditivas, manter luminosidade durante o dia e ambiente escuro e calmo durante a noite, organização de rotinas pela manhã, ...

Quais doenças causam confusão mental?

As principais causas de confusão mental são:
  • Desidratação e/ou falta de sono;
  • Infecções, como infecção urinária, meningite, HIV ou sífilis;
  • Intoxicação, devido a medicamentos, consumo de bebidas alcoólicas ou drogas, por exemplo;
  • Diabetes não controlada ou hipoglicemia;
  • Baixos níveis de oxigênio no sangue;

Como podemos prevenir o delirium?

Recente trabalho de Inouye e colaboradores10 demonstra que podemos reduzir a incidência global de delirium abordando preventivamente fatores de risco como deficiências cognitiva, visual e auditiva, privação do sono, imobilidade e desidratação. Essa intervenção pode reduzir a incidência de delirium em 40%.

Quanto tempo dura o delirium na UTI?

Um médico conhecido foi quem alertou para a possibilidade de delirium, que era o que mais se aproximava do quadro. Os sintomas perduraram por cerca de cinco dias.

Quais remédios causam confusão mental?

Alguns medicamentos, como os anticolinérgicos, ansiolíticos e antipsicóticos, podem piorar a função cognitiva e causar confusão mental além de aumentar o risco de quedas, com o uso de alguns tipos de remédio para hipertensão, por exemplo.

O que provoca a confusão?

Pessoas que têm um nível alto de estresse e ansiedade podem apresentar sintomas de confusão mental. A confusão mental pode ser causada por uma variedade de fatores, como condições médicas, como febre alta e infecções, além de lesões e distúrbios de sono.

Quais são as 5 fases do paciente terminal?

Seus trabalhos descrevem a identificação dos cinco estágios que um paciente pode vivenciar durante sua terminalidade, que são: negação, raiva, barganha, depressão e aceitação(1). A negação pode ser uma defesa temporária ou, em alguns, casos pode sustentar-se até o fim.

Quais as fases que precedem a morte?

Esse processo, segundo KUBLER-ROSS (1975), está classificado em cinco fases, tais como: negação, raiva, barganha, depressão e aceitação. Na prática, elas podem se manifestar de acordo com a realidade e as crenças do indivíduo. A negação é típica quando o paciente descobre que sua doença é mortal.

Como são as últimas horas de vida?

Alguns sinais e sintomas são muito sugestivos de que o paciente esteja em processo ativo de morte: fraqueza grave e progressiva, limitação ao leito, paciente permanece dormindo a maior parte do tempo, indiferença a líquidos/alimentos, dificuldade para deglutir, desorientação no tempo, hipotensão não associada a ...

Quais são os tipos de delirium?

O delirium tem duas formas psicomotoras principais: hipoativo e hiperativo. Os pacientes podem alternar entre as duas formas; pacientes durante a abstinência de álcool são mais propensos a apresentar-se hiperativos; a forma hipoativa predomina em idosos e é associada a pior prognóstico.

O que acontece quando o idoso dorme demais?

Saiba que o idoso com muito sono durante o dia pode ser um sinal de alerta de algum problema de saúde. Segundo uma pesquisa realizada pela Academia Americana de Neurologia, os idosos que sentem muito sono durante o dia podem apresentar mais riscos de desenvolver cânceres, doenças cardiovasculares e diabetes.

Porque o idoso fica com os olhos fechados?

Isso é uma degeneração da própria idade, variando de pessoa para pessoa, é claro, e também doenças pré existentes podem agravar esses casos. Começamos a observar quando o idoso apresenta dificuldades para ler, enxergar de longe ou de perto e também uma necessidade maior de luz para fazer as atividades do dia a dia.

Artigo anterior
Quais são os signos egípcios?
Artigo seguinte
Como os linfócitos T cd8+ destroem as células infectadas por vírus?